ATIVIDADE DE COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO – GÊNERO
TEXTUAL: CARTAZES
TEXTO I
01. Em “Faça
a diferença!/ Seja voluntário”, percebe-se que o texto foi construído
de acordo com a função de linguagem
a)
Emotiva, porque o objetivo do emissor é transmitir suas emoções e anseios, isto
é, a mensagem é subjetiva e centrada no emitente.
b)
Conativa, porque o objetivo é de influenciar, convencer o receptor de alguma
coisa por meio de uma ordem, sugestão, convite ou apelo.
c) Fática,
porque visa estabelecer uma relação com o emissor, um contato para verificar se
a mensagem está sendo transmitida ou para dilatar a conversa.
d)
Poética, porque o emissor expressa seus sentimentos através de textos que podem
ser enfatizados por meio das formas das palavras, da sonoridade, do ritmo.
e)
Referencial, porque transmite uma informação de forma clara e objetiva,
mantendo a imparcialidade, sem ter a pretensão do convencimento.
02. A
alteração (X) feita na oração central do cartaz tem o objetivo de
a)
corrigir desvios no uso da língua portuguesa.
b) mostrar
o tipo de comportamento individual que não pode ser aceito pela sociedade.
c)
desprestigiar o trabalho exercido pelos voluntários.
d) mostrar
a necessidade de transformação de um comportamento passivo para um ativo.
e)
ressaltar a importância de um trabalho voluntário coletivo e dependente do
outro.
03. A
oração “Eu crio um mundo melhor” tem o intuito de
a) ressaltar
a importância do trabalho de voluntariado.
b) dizer
que cada indivíduo deve ser responsável por deu futuro.
c) criticar
a o comportamento passivo da população diante dos problemas sociais.
d) mostrar
a importância de saber se expressar para convencer o outro.
e)
convidar o cidadão a ser proativo na sociedade e a mudar a realidade.
TEXTO II
04. O cartaz em análise foi divulgado com o objetivo de fazer
a) uma
conscientização.
b) um alerta.
c) um
convite.
d) uma
advertência.
e) uma
crítica.
05. Nas
orações (I) “Manifeste-se” e (II) “É livre a expressão da atividade
intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de
censura ou licença”, podem ser observadas, respectivamente, as funções de
linguagem
a) (I) –
apelativa / (II) – expressiva.
b) (I) –
expressiva / (II) – metalinguística.
c) (I) –
apelativa / (II) – denotativa.
d) (I) –
fática / (II) – apelativa.
e) (I) –
expressiva / (II) – denotativa.
06. Em “É livre a expressão da atividade
intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura
ou licença”, o substantivo “censura” poderia ser substituído,
sem alteração de sentido, por
a)
reprovação.
b)
crítica.
c)
advertência.
d)
controle.
e)
permissão.
TEXTO III
Transcrição:
Desamarre de vez deste mal, que o aprisiona, que o
deixa sem ar, irritado, ansioso e depressivo.
Destrua de uma vez esta droga, que faz com que seu
corpo sofra alterações, o deixando fora de si.
Queime de uma vez por todas, esta ideia de que não
consegue, não tem forças e é fraco. O vício pode ser grande, mas não é maior do
que você.
Diga sim à vida e decida por ser feliz, sadio e
livre!!
07. Neste cartaz, o uso da imagem que compõe o texto não-verbal tem a
função de
a) chamar a atenção do público para o combate ao tabagismo, ilustrando a
mensagem do slogan.
b) apenas ilustrar o cartaz, demonstrando a criatividade do publicitário
que criou a propaganda.
c) chocar o público com a exposição de uma cena que demonstra as
consequências do cigarro.
d) conscientizar o público das mazelas causadas pelo uso prolongado do
cigarro.
e) convencer o fumante de que fumar prejudica tanto ele próprio como as
pessoas que o rodeiam.
08. Ao analisar o texto verbal do cartaz, é correto afirmar que
I. Os verbos no imperativo, no início dos períodos, foram empregados
para dar ordens aos fumantes.
II. Na frase “Desamarre de vez
deste mal...”, o verbo desamarrar é pronominal, portanto
deveria estar acompanhado do pronome “SE”.
III. Em “que o desamarra”, a próclise do pronome oblíquo “O” justifica-se
pela presença do pronome relativo “QUE”, que atrai o pronome oblíquo
para antes do verbo.
IV. No período “...que faz com que
seu corpo sofra alterações, o deixando fora de si”, não pode ser detectado
nenhum desvio quanto às normas gramaticais.
V. “Queime de uma vez por todas,
esta ideia de que não consegue, não tem forças e é fraco”. Nesse período,
houve o emprego inadequado da vírgula depois de “todas”, pois está
separando o verbo do seu complemento.
VI. Em “Desate este nó da sua vida”, o verbo “desate” refere-se à
segunda pessoa do singular, com o objetivo de demonstrar intimidade com o
interlocutor.
a) os itens I, III e IV são falsos.
b) os itens II, IV e V são verdadeiros.
c) os itens II, III e V são verdadeiros.
d) os itens I, II e V são falsos.
e) os itens III e IV são verdadeiros.
09. Em “O vício pode ser grande, mas não é maior do que você”, a conjunção em destaque tem a função de
a) adicionar uma outra oração ao período, acrescentando uma informação
inesperada.
b) introduzir uma ideia contrária, oposta à expressa na oração anterior.
c) introduzir uma informação que vai complementar a ideia da primeira.
d) indicar uma conclusão que foi tirada a partir da informação dada na
1ª oração.
e) introduzir uma explicação a um fato relatado na 1ª oração.
10. Em “Desate este nó da sua
vida”, verifica-se a presença da figura de linguagem denominada
a) Catacrese.
b) Metonímia.
c) Eufemismo.
d) Hipérbole.
e) Metáfora.
GABARITO: 01. B; 02.
D; 3. E; 4. A; 5. C; 6. D; 7. A; 8. C; 9. B. 10. E
Um Show! Parabéns!
ResponderExcluirObrigada!
ResponderExcluirCadê a ## do gabarito
ResponderExcluirEstá logo acima do seu comentário!
ResponderExcluirCade o gabarito?
ResponderExcluirEstá acima!
ResponderExcluirGABARITO: 01. B; 02. D; 3. E; 4. A; 5. C; 6. D; 7. A; 8. C; 9. B. 10. E
Na questão 8, a IV é falsa ou verdadeira? Não especeficou
ResponderExcluirO gabarito da questão 8 é o item C (os itens II, III e V são verdadeiros). Portanto, se os itens II, III e V são verdadeiros, os outros itens são falsos, inclusive o item IV que você perguntou.
ResponderExcluirMuito legal,adore a aula,obrigado,boa noite.
ResponderExcluirAdorei suas escolhas de textos para a aula. Parabéns!
ResponderExcluir