ATIVIDADE DE COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO – GÊNERO TEXTUAL: NOTÍCIA
Texto I
1,5
milhão de cearenses vivem com até R$ 2,33/dia
Em Fortaleza,
133.992 pessoas têm este perfil. Regionais V e VI concentram casos mais
críticos na Capital
A alegria
de Francisca Íris, 38, tem cor amarelo-ovo e repousava no sofá ao relento
quando O POVO encontrou com ela e “Coitada”, a cachorra, no Conjunto Palmeiras,
em Fortaleza, ontem à tarde. Estar no rol de 1,5 milhão de cearenses cuja renda
familiar mensal é inferior a R$ 70 por pessoa só permite o mínimo da
subsistência. Faz a mulher e o companheiro Sebastião Morais da Silva, 48, o
“Gil”, encontrarem no descarte alheio refeições para uma semana num saco
encardido, povoado de moscas e cheio de sobras de gordura de carne bovina. Mas
não tira o sorriso e a vontade de poesia dos dois. Ela já salvou da morte no
lixo três buquês de flores. “Não queria que elas morressem”, explica Íris - a
“Lôra”.
Apenas
em Fortaleza, 133.992 “Lôras” e “Gils da Favela” tentam sobreviver com até R$
2,33 por dia, segundo relatório do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica
do Ceará (Ipece). Banheiro? Luxo. Colchão para dormir? A metade carcomida de um
encontrado na rua. Sonhos? Milhares. A começar por trazer os dois filhos para
debaixo do mesmo teto. Teto? Lona. “Mas eu gosto daqui. É uma comunidade boa;
calma”, diz ela, referindo-se ao bairro da capital com o maior número de pessoas
na extrema pobreza (ver quadro ao lado).
O índice de
17,8% de cearenses com este perfil é o terceiro maior do País, conforme o
Ipece. Fica atrás apenas dos estados do Maranhão e Bahia. O de Fortaleza (5,46%
da população) é o menor do Estado. Em números absolutos, porém, ocupa o topo do
ranking por ser a mais populosa com seus 2,5 milhões de moradores.
Jornal O POVO, 06/11/2012.
01. O principal problema retratado na notícia
acima é
a) a falta de estrutura
básica nas casas das pessoas mais carentes.
b) os recursos
financeiros escassos de boa parte da população cearense.
c) o descaso do poder
público com relação às reais necessidades da população.
d) a falta de políticas
públicas para a criação de mais empregos e ampliação da renda.
e) o déficit de moradias
dignas para a população, que tem de viver em lugares impróprios.
02. Em “Mas eu gosto daqui. É uma comunidade boa; calma”, as aspas foram usadas para
a) fazer uma citação de um autor.
b) indicar a fala de um personagem.
c) indicar a fala de um entrevistado.
d) retratar uma situação verídica.
e) usar as palavras boa e calma com ironia.
03. Em “Fortaleza,
133.992 “Lôras” e “Gils da Favela” tentam sobreviver...”, os nomes Lôras e
Gils estão representado
a) somente o casal que participou da entrevista do
jornal O Povo.
b) todas as pessoas que vivem em situação de
miséria no Conjunto Palmeiras.
c) os casais que moram debaixo de lonas e viadutos
e estão desempregados.
d) as pessoas que fizeram parte dos depoimentos
colhidos pelo jornal.
e) todas as pessoas que se enquadram neste nível de
extrema pobreza.
04. “O
de Fortaleza (5,46% da população) é o menor do Estado”. Nessa oração, ocorreu
um caso de referenciação por elipse (o termo referido ficou implícito). Sabendo
disso, indique à qual a palavra o artigo “O”
está se referindo.
a) perfil
b) Ipece
c) índice
d) estado
e) ranking
Texto II
Cientistas descobrem como vírus da zika se comporta
no cérebro de bebês
Estudo traçou comportamento do vírus da zika no
Brasil pela 1ª vez.
Resultados mostram que células são destruídas para
que vírus multiplique.
Cientistas
descobriram como é o comportamento do vírus da zika no cérebro dos bebês
durante a gestação. A pesquisa pioneira foi feita por um consórcio brasileiro
das universidades federais do Rio, Campinas, Pará e ainda dos institutos D'Or,
Evandro Chagas e Fiocruz, como mostrou o Jornal Nacional nesta terça-feira
(10).
Pela
primeira vez, os cientistas brasileiros descobriram como o vírus da doença age
dentro da célula nervosa em formação. O estudo em laboratório mostrou o roteiro
traçado pelo vírus da zika.
Ele entra
na célula e passa a se reproduzir muito. Depois, a célula ativa um sistema de
defesa, ficando paralisada e não se desenvolve mais. Em seguida ela morre.
Em
consequência disso, o número de neurônios é muito menor no feto infectado. Os
cientistas encontraram alteração em 500 genes e proteínas dentro das células
atacadas pelo vírus da zika, o que provoca a má formação do cérebro.
“É um vírus
muito agressivo, ele mata as células em 12 dias. Ele usa todo mecanismo da
célula, dessa fábrica celular para produção do vírus para se auto replicar, se
auto reproduzir”, explica a neurocientista Patricia Garcez.
Ao entender
o que o vírus faz nas células e as características, os cientistas podem impedir
a evolução dele e, assim, agir mais rapidamente, encontrando soluções entre os
medicamentos já existentes aqueles que podem ser mais eficazes contra a Zika,
ou ainda ajudar a criar remédios novos a partir dessas informações.
Estas
descobertas, no entanto, não tiram a obrigação de cada um no combate ao
mosquito causador da zika, dengue e chikungunya. "Que as não pessoas
fiquem esperando um medicamento e deixem de se proteger, não. Acho que a
prevenção nesse caso, com certeza, é a nossa maior arma contra o mosquito. Contra
o vírus da zika a gente precisa se proteger contra mosquitos", conclui
Garcez.
10/05/2016
21h33 - Atualizado em 10/05/2016 21h33
05. A Notícia é um gênero textual jornalístico que
tem como função predominante
a) Registrar fatos presentes para inclui-los
futuramente em livros de história.
b) Defender um ponto de vista sobre um assunto
polêmico da atualidade.
c) Explicar detalhadamente assuntos diversos de
interesse da população.
d) Transmitir informações colhidas a partir de
pesquisas realizadas pelos jornalistas.
e) Informar os leitores sobre os acontecimentos
recentes e deixa-los atualizados.
06. Dentro de um mesmo texto, pode ser observada
uma ou mais de uma função da linguagem, dependendo da intenção comunicativa. Ao
analisar o trecho em destaque, verifica-se a função de linguagem
“Cientistas
descobriram como é o comportamento do vírus da zika no cérebro dos bebês
durante a gestação. A pesquisa pioneira foi feita por um consórcio brasileiro
das universidades federais do Rio, Campinas, Pará e ainda dos institutos D'Or,
Evandro Chagas e Fiocruz, como mostrou o Jornal Nacional nesta terça-feira (10)”.
a) Referencial
b) Fática
c) Emotiva
d) Conativa
e) Metalinguística
07. No período “os cientistas podem impedir a
evolução dele e, assim, agir mais
rapidamente...”, a conjunção em destaque expressa a ideia de
a) contrariedade.
b) conclusão.
c) concessão.
d) finalidade.
e) explicação.
08. Em “Estas descobertas, no entanto, não tiram a obrigação de cada um no combate ao mosquito
causador da zika...”, a conjunção em negrito pode ser substituída por qual
outra que tem o mesmo sentido?
a) Embora.
b) Logo.
c) Portanto.
d) Todavia
e) Então.
09. Para
convencer a população de que a prevenção é importante, mesmo com a possível
descoberta de medicamentos de combate à zika, a principal estratégia
argumentativa utilizada foi
a) Dados estatísticos.
b) Referência histórica.
c) Opinião de especialista.
d) Citação de livros sobre o assunto.
e) Comparação entre a realidade de países.
Texto III
África concentra 90% das crianças com vírus da
aids, diz ONU
Cinquenta por cento destas crianças morrem antes
dos cinco anos de idade.
Organização pede que os menores tenham acesso a
tratamento antirretroviral.
A África
abriga quase a totalidade de crianças infectadas pelo vírus HIV no mundo,
lamentou na terça-feira (10), em Abidjã, o diretor-executivo da Unaids, um dos
braços da ONU para questões sobre Aids/HIV, Michel Sidibé. Ele pediu que os
menores tenham acesso universal ao tratamento antirretroviral.
"É uma
questão de justiça social (...), uma questão de desigualdade profunda, porque
90% das crianças que vivem com aids se encontram, infelizmente, na
África", afirmou Sidibé, na abertura de uma reunião sobre a aids e as
crianças, que foi assistida por uma dezena de ministros de Saúde do continente
e especialistas internacionais.
"Cinquenta
por cento destas crianças que nascem com aids morrem antes do seu quinto
aniversário" porque não têm "a sorte de ter acesso aos serviços que
estão à disposição das demais crianças do resto do mundo", denunciou o
diretor-executivo da Unaids.
"O
acesso universal ao tratamento para as crianças deve se transformar em
realidade", pediu.
A questão
do HIV pediátrico tem um "caráter importante e urgente", assegurou
por sua parte Dominique Ouattara, primeira-dama da Costa do Marfim e
embaixadora da Unaids para a eliminação da transmissão de mãe para filho.
Na Costa do
Marfim, "somente 18% dos menores de 5 anos que vivem com o HIV/aids têm
acesso ao tratamento antirretroviral", recordou Terence McCulley,
embaixador americano na Costa do Marfim.
Cinco
milhões de pessoas seguem sem ter acesso ao tratamento contra o HIV/aids na
África central e ocidental, segundo informação da ONG Médicos Sem Fronteiras
(MSF), publicado em março.
10/05/2016
16h50 - Atualizado em 10/05/2016 16h51
10. O período que melhor resume a tese defendida
por Michel Sidibé é
a) "Cinquenta por cento destas crianças que
nascem com aids morrem antes do seu quinto aniversário".
b) "É uma questão de justiça social (...), uma
questão de desigualdade profunda,...”
c) “A questão do HIV pediátrico tem um
"caráter importante e urgente"...
d) “...somente 18% dos menores de 5 anos que vivem
com o HIV/aids têm acesso ao tratamento antirretroviral".
e) "O acesso universal ao tratamento para as
crianças deve se transformar em realidade”.
11. Sobre o uso das aspas no texto, podem-se considerar
corretas as seguintes afirmações:
I. No
trecho, "a sorte de ter acesso
aos serviços que estão à disposição das demais crianças do resto do mundo", as aspas foram usadas para
indicar ironia.
II. O motivo que justifica o uso das aspas foi o
mesmo em todas as situações em que elas aparecem.
III. Em “A questão do HIV pediátrico tem um "caráter importante e urgente"...”,
as aspas destacadas foram usadas somente para dar ênfase e destacar palavras
que o jornalista julgou mais essenciais.
IV. As aspas foram usadas no texto para indicar a
fala de uma pessoa que não era a do jornalista que escreveu.
a) As afirmações I e IV estão corretas.
b) As afirmações II e IV estão corretas.
c) As afirmações II e III estão corretas.
d) As afirmações I e III estão corretas
e) As afirmações I, II e IV estão corretas.
12. Com relação à notícia em estudo, além de transmitir
uma informação, observa-se também no texto a intenção de
a) sensibilizar os governantes e as populações de
outros países para o grave problema que aflige as crianças africanas.
b) explicar os sintomas da AIDS em crianças e os
possíveis tratamentos para melhorar a qualidade de vida desses infantes.
c) chamar a atenção dos ministros de saúde para a
grande incidência de AIDS no continente africano.
d) explicar as desastrosas consequências da AIDS
para a economia dos países africanos.
e) estabelecer um debate mundial sobre a
desigualdade social entre os continentes do planeta.
GABARITO:
01. B; 02. C; 03. E; 04. C;
05. E; 06. A;
07. B; 08. D; 09. C; 10. E; 11. B; 12. A.
q legal
ResponderExcluirme ajudou bastante
bem show
ExcluirQue bom, Júlia!
ExcluirGostei da. Matéria de atividade
ResponderExcluirameiiiii. me ajudou muito
ResponderExcluirQue legal!
ExcluirMuito bom, me ajudou bastante.
ResponderExcluirQue bom que vocês estão gostando!!!
ResponderExcluirOla, como faço para colocar anuncio no e blogger
ExcluirVc tem de se cadastrar no Google Adsense.
ExcluirMuito bom. Grato!
ResponderExcluirGostei!
ResponderExcluirMuito bom,obrigada!
ResponderExcluirGOSTEI BASTANTE!
ResponderExcluirFico feliz em ajudar!
ExcluirMuito bom obrigada vc mim ajuda bastante ☺️
ResponderExcluirCadê as resposta
ResponderExcluirNo Gabarito acima:
Excluir01. B; 02. C; 03. E; 04. C; 05. E; 06. A;
07. B; 08. D; 09. C; 10. E; 11. B; 12. A.
foi muito bom me ajudou e parabéns por ter me ajudado e ajudado outras pessoas valeu bjs😗
ResponderExcluirQue bom!
ExcluirObg pelas respostas me ajudou bastante😃
ResponderExcluirQue bom!
ExcluirMe salvou, obgda
ResponderExcluirDe nada!
ExcluirMuito bom ajudou bastante
ResponderExcluir