sexta-feira, 13 de maio de 2016

PROPOSTA DE REDAÇÃO ESTILO ENEM (2)


PROPOSTA DE REDAÇÃO – PREPARAÇÃO PARA O ENEM

A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO em NORMA PADRÃO da língua portuguesa sobre o tema “A INFLUÊNCIA DAS REDES SOCIAIS NA FORMAÇÃO DE OPINIÃO DO BRASILEIRO”, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa do seu ponto de vista.


TEXTO 01

“Uma grande praça pública”
(...) As redes sociais funcionam como catalizador e facilitador da comunicação entre os sistemas. Permitem que as demandas, situações e interesses veiculados pela sociedade possam abrir portas para serem debatidos e tratados nos sistemas. Também servem de veículo para expressão e formação de opiniões públicas, figurando até certo ponto como termômetro para medir a temperatura de qual opinião pública pode se tornar mais ou menos hegemônica.
Pode-se dizer que a internet e as redes sociais estão se parecendo com uma grande praça pública, palco de debates e da liberdade de opinião. Mostram-se, pois, como espaço dialógico das disputas ideológicas – os partidos e candidatos que o digam. Afiguram-se como enorme canal para articulações, projeções e pressões de todo tipo. (...)
Por Daniel Alves Pessoa - Advogado


TEXTO 02


TEXTO 03

BRASILEIROS GASTAM 650 HORAS POR MÊS EM REDES SOCIAIS

Lembra-se de quando os brasileiros ocuparam o Orkut? Éramos o país com o maior número de usuários naquela finada rede a quem a gente continua considerando pacas!As coisas não mudaram tanto assim daquele tempo pra cá. A pesquisa "Futuro Digital em Foco Brasil 2015" (Digital Future Focus Brazil 2015), divulgada pela consultoria comScore mostra que os brasileiros são líderes no tempo gasto nas redes sociais. A nossa média é 60% maior do que a do resto do Planeta! Logo atrás do Brasil vem as Filipinas, Tailândia, Colômbia e Peru. (...)
Simplesmente os brasileiros gastam 650 horas por mês em redes sociais. O 2º lugar ficou com os portais de notícias e entretenimento, com 290 horas. O Facebook (sempre ele) é a maior rede social em número de visitantes únicos. São 58 milhões, o que representa um alcance de 78% do total de usuários únicos Brasil. (...)

POR ANA CLARA OTONI 20/05/2015 17:54


Instruções:
1. O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado.
2. O texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.
3. A redação com até 7 (sete) linhas escritas será considerada “insuficiente” e receberá nota zero.
4. A redação que fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo receberá nota zero.
5. A redação que apresentar proposta de intervenção que desrespeite os direitos humanos receberá nota zero.
6. A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário