quarta-feira, 18 de maio de 2016

PROPOSTA DE REDAÇÃO ESTILO ENEM (3) - TRABALHO VOLUNTÁRIO


PROPOSTA DE REDAÇÃO – PREPARAÇÃO PARA O ENEM

A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO em NORMA PADRÃO da língua portuguesa sobre o tema “A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO VOLUNTÁRIO PARA AS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS NA REALIDADE BRASILEIRA”, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa do seu ponto de vista.

TEXTO 01:
Campanhas, doações, organização de eventos e mutirões fazem parte das práticas sociais.

Poucas pessoas sabem o quão valioso e promissor é o trabalho do voluntário. O que se ganha com o trabalho voluntário que dá certo é muito maior e sutilmente encantador. Qualquer pessoa pode ser voluntária, independentemente do grau de escolaridade ou idade, o importante é ter boa vontade e responsabilidade.
O voluntário doa o seu trabalho, suas potencialidades e talentos em uma função que o desafia e gratifica em prol de uma realização pessoal. Este é um trabalho exercido com prazer, garra, que fascina e dá um sentimento de plenitude para quem o executa. As ações sociais para ajudar entidades beneficentes ou famílias necessitadas é uma ação de qualidade, feito com prazer em direção a uma solução que não precisa ser necessariamente grande, mas eficiente.
Não é mais necessário estar em um hospital ou instituição social para ser voluntário. Cada um contribui na medida de suas possibilidades, com aquilo que sabe e quer fazer. Uns têm mais tempo livre, outros só dispõem de algumas poucas horas por semana. O primeiro passo é encontrar uma organização com um perfil que coincide com os valores pessoais e a visão que deseja para sua comunidade, já que o trabalho voluntário é uma ação solidária onde a pessoa ajuda sem ser recompensada. É um trabalho desenvolvido com muito amor e comprometimento, realizado porque quer ajudar o próximo. (...)


TEXTO 02:




TEXTO 03:
Reflexões sobre o papel e a importância do voluntariado

Temos muitos e vários tipos de problemas a solucionar no mundo inteiro: crianças abandonadas, órfãos, deficientes, fome, miséria, desigualdade social, idosos sem assistências, degradação ambiental, vítimas de violência, dependentes de drogas, ex-presos, exploração de crianças na prostituição, lixo, falta de saneamento básico, sistema educacional inadequado, entre outros.
Correlacionada a esses problemas, uma inversão de valores se apresenta na sociedade atual: a família está em crise, a idealização cultural do dinheiro, do lucro e do sucesso econômico, a escolarização é uma questão secundária para o poder público, o trabalho não é visto como um valor cultural, apenas como um meio de garantir sobrevivência. O “ter” é mais importante que o “ser”, o que mostra que vivemos em uma sociedade de aparências, na qual o modelo de auto-estima é baseado no referencial externo, vinculando o crescimento pessoal ao “ter” elementos como aparência, dinheiro, status, poder e vantagens.
O avanço da tecnologia já mostrou que, mesmo havendo mais progresso, não será possível resolver as mazelas da humanidade, até porque muitas descobertas científicas não beneficiam aqueles que realmente precisam delas. No entanto, em vez dos indivíduos dependerem uns dos outros, dependem cada vez mais de máquinas e serviços.
De quem é essa responsabilidade, afinal? Governo, empresas, cidadãos, organizações sociais? A responsabilidade é de todos nós. (...)
Tatiana Lucas
Disponível em http://www.ecoeducar.com.br/educacional/mod/forum/discuss.php?d=157. Acesso em 17/09/2016.
Por Suziane B. Coelho


Nenhum comentário:

Postar um comentário