quinta-feira, 28 de maio de 2020

PROPOSTA DE REDAÇÃO ESTILO ENEM (Nº 63) - EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA


PROPOSTA DE REDAÇÃO ESTILO ENEM

TEXTOS MOTIVADORES
TEXTO I
Desafios da educação a distância no Brasil
educação a distância no Brasil é uma realidade incontestável e irreversível. O país segue um movimento mundial em tirar da sala de aula o centro de todo o processo de ensino-aprendizagem, para explorar não apenas outros espaços e momentos, mas o meio digital e seus inovadores recursos. (...)
Não é fácil para muitos supor que o aluno é sujeito do seu próprio processo de ensino-aprendizagem. Muitos ainda acreditam que, aprender só acontece em um espaço físico, com um professor e com as exigências de uma instituição. E se não há esta estrutura, não é possível, ou pelo menos é difícil, aprender. Este pensamento é moldado pela visão tradicional de educação, que não via o aluno como protagonista do seu processo de ensino–aprendizagem. (...)
Infelizmente, grande parte da população não tem acesso aos meios digitais ou à internet. Além disso, apesar das novas gerações se adaptarem aos recursos digitais com maior facilidade, pessoas nascidas antes da década de 1980 apresentam muitas vezes dificuldades em lidar com as novas linguagens e os novos recursos digitais.
A solução seria mais investimentos ao acesso destes recursos na educação de base, integrados aos conteúdos comuns e políticas públicas que tornem possível o acesso à internet e aos aparelhos tecnológicos. A adaptação das gerações anteriores parece que a cada dia avança mais e é uma questão de tempo e de oportunidade.


TEXTO II



TEXTO III
Os desafios da educação à distância, adotada às pressas na quarentena...

As circunstâncias um pouco caóticas e improvisadas talvez soem familiares para muitos pais e filhos diante das primeiras tentativas de aulas online de suas escolas. O mesmo vale para professores, muitos dos quais estão pela primeira vez se aventurando no ensino à distância ou online, e conciliando isso com o cuidado de seus próprios filhos em casa.
Não são poucas as famílias do mundo vivendo circunstâncias parecidas em meio à pandemia do novo coronavírus. Segundo a Unesco (braço da ONU para educação), até 25 de março, 165 países haviam fechado suas escolas por causa da pandemia, interrompendo as aulas presenciais de 1,5 bilhão de estudantes e mudando a rotina de 63 milhões de professores de educação básica.
Não há nenhum precedente para isso na história. No Brasil, as respostas para a situação têm sido diversificadas, a depender de cada rede ou escola. Algumas anteciparam as férias e se preparam para estruturar ensino à distância caso a quarentena se estenda, que é o mais provável; outras já estão, em diferentes graus e com diferentes métodos, produzindo conteúdo e enviando tarefas e aulas para os alunos fazerem de casa. (...)
"A grande dificuldade no Brasil, assim como nos demais países, é a situação imprevisível em uma área que não tem tradicionalmente a cultura do digital, do trabalho remoto ou da educação à distância. Isso é novo e complexo para quem trabalha com educação básica nas escolas públicas e particulares", afirmou Maria Helena Guimarães de Castro, conselheira do CNE, em um seminário virtual realizado em 8 de abril pelo conselho, pela organização Todos Pela Educação e pelo Banco Mundial, para discutir a nova realidade do ensino. (...)




PROPOSTA DE REDAÇÃO

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PARA AS ESCOLAS BRASILEIRAS, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.




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