MODELO DE REDAÇÃO
TEMA: “A IMPORTÂNCIA DA ALFABETIZAÇÃO DAS CRIANÇAS NA IDADE CERTA PARA O
SEU PLENO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO”
A alfabetização no Brasil iniciou com
os padres jesuítas e passou por quatro fases, mas foi só a partir de 1990 que o sistema
de ensino brasileiro cresceu e se tornou universalizado. Porém, apesar de se ter
conseguido matricular quase todas as crianças nas escolas, verificou-se que
muitas delas não conseguiam aprender a ler e escrever, comprometendo a aprendizagem
e o avanço nas demais séries escolares. Dessa forma, entende-se que a alfabetização na
idade certa, entre seis e sete anos de idade, é muito importante para que os infantes possam atingir o pleno desenvolvimento de suas capacidades cognitivas
durante todo o período escolar e, assim, formarem-se cidadãos conscientes de
seu papel na sociedade.
Nesse contexto, percebe-se que o índice de crianças alfabetizadas aos 6 anos de idade
ainda é baixo, não alcançando nem a metade desse público, conforme pesquisa realizada pelo IBGE. Aos 7 anos,
cerca de 77,4% atingiram o objetivo de aprender a ler e escrever, mas isso não é suficiente, pois existem ainda muitos
alunos e alunas que avançam nas
séries sem o domínio adequado da leitura e da escrita e isso faz com que
apresentem cada vez mais dificuldades de acompanhar o ensino, resultando,
muitas vezes, em um alto nível de repetência, principalmente quando chegam ao
Fundamental II, e em evasão escolar, muito comum no Ensino Médio. Desse modo, entende-se que, se a alfabetização ocorrer na idade certa, maiores
são as chances dessas crianças acompanharem os estudos de modo satisfatório,
desenvolvendo habilidades que lhes permitirão obter mais êxito no futuro.
Ademais, é perceptível que o acesso às letras permite, além de um melhor desenvolvimento cognitivo, que o (a) estudante cresça também como cidadão consciente de seus direitos e deveres,
podendo tornar-se um ser independente, crítico e atuante na sociedade. Segundo o educador Paulo Freire, “a
educação faz sentido porque as mulheres e homens aprendem que, através da
aprendizagem, podem fazerem-se e refazerem-se”, isto quer dizer que todos os indivíduos,
com acesso ao saber, começam a entender que não há limite para o conhecimento e
que este
pode transformar as pessoas, por dentro e por fora, permitindo que
se possa construir uma sociedade mais solidária e justa para todos.
Face ao exposto, conclui-se que a evolução de uma sociedade inicia pelo processo de
alfabetização, já que este, quando ocorre na idade certa,
possibilita o pleno desenvolvimento do indivíduo. Para isso, faz-se mister que o Ministério da
Educação desenvolva políticas públicas que permitam às escolas e aos
professores de todo o país promoverem uma alfabetização eficiente de nossas
crianças, por meio do investimento em recursos didáticos, lúdicos e até tecnológicos, para que, assim, elas consigam dominar a língua e, por conseguinte, progredir nos estudos de forma exitosa,
tornando-se pessoas que se fazem e se refazem, como afirmou o esperançoso pedagogo Paulo
Freire.
Autora: Profª Suziane Brasil Coelho
ANÁLISE ESTRUTURAL E TEXTUAL DA REDAÇÃO
TEMA: “A IMPORTÂNCIA DA ALFABETIZAÇÃO DAS CRIANÇAS NA IDADE CERTA PARA O
SEU PLENO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO”
INTRODUÇÃO
*Contextualização do processo de alfabetização no Brasil
(Repertório histórico)
+
*Apresentação do problema (Muitas crianças não conseguem ser
alfabetizadas na idade adequada)
+
*TESE (É muito importante que as crianças sejam
alfabetizadas na idade certa para atingir o pleno desenvolvimento das
capacidades cognitivas durante todo o período escolar e possam se formar
cidadãos conscientes)
DESENVOLVIMENTO (2º PARÁGRAFO)
*Explicação do problema (crianças que não conseguem se alfabetizar na idade certa) com base em informações presentes nos textos motivadores para comprovar a veracidade dos fatos.
+
*Argumento
a ser defendido pela autora (explicação das consequências que uma alfabetização
inadequada pode trazer para as crianças durante a sua vida escolar)
+
*Opinião
da autora (fechando o parágrafo) sobre a importância de as crianças serem
alfabetizadas na idade certa (acompanhar os estudos de modo satisfatório para
ter mais êxito no futuro) – 1º aspecto apresentado na TESE.
DESENVOLVIMENTO (3º PARÁGRAFO)
*Explicação de mais uma importância de as crianças terem acesso às letras (formarem-se cidadãos conscientes de seus direitos e deveres para poderem participar de modo independente, crítico, e atuante na sociedade).
+
*Citação
do pedagogo Paulo Freire falando da importância da educação na formação de
homens e mulheres. Esse repertório é legitimado e tem total relação com o
argumento da importância da alfabetização na idade certa, garantindo também a
pertinência desse repertório.
+
*Explicação
do repertório + Relação da citação de Paulo Freire com o aspecto comentado
neste parágrafo (formação das pessoas para transformar a sociedade) – Isso
garante a produtividade do repertório.
CONCLUSÃO
*Retomada da TESE para reafirmar a opinião da autora sobre o TEMA.
+
*Apresentação da proposta de intervenção (De acordo com o
que foi discutido no texto, só foi necessário propor uma solução que conseguiu
resolver tudo)
*
*Elementos: Agente (Ministério da Educação) + Ação (desenvolva políticas públicas que permitam às escolas e aos professores de todo o país promoverem uma alfabetização eficiente de nossas crianças) + Modo (por meio do investimento em recursos didáticos, lúdicos e até tecnológicos) + Finalidade (para que, assim, elas consigam dominar a língua) + Detalhamento da finalidade (e, por conseguinte, progredir nos estudos de forma exitosa)
*Elementos: Agente (Ministério da Educação) + Ação (desenvolva políticas públicas que permitam às escolas e aos professores de todo o país promoverem uma alfabetização eficiente de nossas crianças) + Modo (por meio do investimento em recursos didáticos, lúdicos e até tecnológicos) + Finalidade (para que, assim, elas consigam dominar a língua) + Detalhamento da finalidade (e, por conseguinte, progredir nos estudos de forma exitosa)
+
*Retomada do repertório sociocultural do Paulo Freire.
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