domingo, 17 de maio de 2020

MODELO DE REDAÇÃO - ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA - (PROPOSTA Nº 62)


MODELO DE REDAÇÃO 

TEMA: “A IMPORTÂNCIA DA ALFABETIZAÇÃO DAS CRIANÇAS NA IDADE CERTA PARA O SEU PLENO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO”

A alfabetização no Brasil iniciou com os padres jesuítas e passou por quatro fases, mas foi só a partir de 1990 que o sistema de ensino brasileiro cresceu e se tornou universalizado. Porém, apesar de se ter conseguido matricular quase todas as crianças nas escolas, verificou-se que muitas delas não conseguiam aprender a ler e escrever, comprometendo a aprendizagem e o avanço nas demais séries escolares. Dessa forma, entende-se que a alfabetização na idade certa, entre seis e sete anos de idade, é muito importante para que os infantes possam atingir o pleno desenvolvimento de suas capacidades cognitivas durante todo o período escolar e, assim, formarem-se cidadãos conscientes de seu papel na sociedade.
Nesse contexto, percebe-se que o índice de crianças alfabetizadas aos 6 anos de idade ainda é baixo, não alcançando nem a metade desse público, conforme pesquisa realizada pelo IBGE. Aos 7 anos, cerca de 77,4% atingiram o objetivo de aprender a ler e escrever, mas isso não é suficiente, pois existem ainda muitos alunos e alunas que avançam nas séries sem o domínio adequado da leitura e da escrita e isso faz com que apresentem cada vez mais dificuldades de acompanhar o ensino, resultando, muitas vezes, em um alto nível de repetência, principalmente quando chegam ao Fundamental II, e em evasão escolar, muito comum no Ensino Médio. Desse modo, entende-se que, se a alfabetização ocorrer na idade certa, maiores são as chances dessas crianças acompanharem os estudos de modo satisfatório, desenvolvendo habilidades que lhes permitirão obter mais êxito no futuro.
Ademais, é perceptível que o acesso às letras permite, além de um melhor desenvolvimento cognitivo, que o (a) estudante cresça também como cidadão consciente de seus direitos e deveres, podendo tornar-se um ser independente, crítico e atuante na sociedade. Segundo o educador Paulo Freire, “a educação faz sentido porque as mulheres e homens aprendem que, através da aprendizagem, podem fazerem-se e refazerem-se”, isto quer dizer que todos os indivíduos, com acesso ao saber, começam a entender que não há limite para o conhecimento e que este pode transformar as pessoas, por dentro e por fora, permitindo que se possa construir uma sociedade mais solidária e justa para todos.
Face ao exposto, conclui-se que a evolução de uma sociedade inicia pelo processo de alfabetização, já que este, quando ocorre na idade certa, possibilita o pleno desenvolvimento do indivíduo. Para isso, faz-se mister que o Ministério da Educação desenvolva políticas públicas que permitam às escolas e aos professores de todo o país promoverem uma alfabetização eficiente de nossas crianças, por meio do investimento em recursos didáticos, lúdicos e até tecnológicos, para que, assim, elas consigam dominar a língua e, por conseguinte, progredir nos estudos de forma exitosa, tornando-se pessoas que se fazem e se refazem, como afirmou o esperançoso pedagogo Paulo Freire.

Autora: Profª Suziane Brasil Coelho

                                                 Obs.: Os elementos coesivos estão destacados de verde




ANÁLISE ESTRUTURAL E TEXTUAL DA REDAÇÃO

TEMA: “A IMPORTÂNCIA DA ALFABETIZAÇÃO DAS CRIANÇAS NA IDADE CERTA PARA O SEU PLENO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO”

INTRODUÇÃO
*Contextualização do processo de alfabetização no Brasil (Repertório histórico)
+
*Apresentação do problema (Muitas crianças não conseguem ser alfabetizadas na idade adequada)
+
*TESE (É muito importante que as crianças sejam alfabetizadas na idade certa para atingir o pleno desenvolvimento das capacidades cognitivas durante todo o período escolar e possam se formar cidadãos conscientes)

DESENVOLVIMENTO (2º PARÁGRAFO)

*Explicação do problema (crianças que não conseguem se alfabetizar na idade certa) com base em informações presentes nos textos motivadores para comprovar a veracidade dos fatos.
+
*Argumento a ser defendido pela autora (explicação das consequências que uma alfabetização inadequada pode trazer para as crianças durante a sua vida escolar)
+
*Opinião da autora (fechando o parágrafo) sobre a importância de as crianças serem alfabetizadas na idade certa (acompanhar os estudos de modo satisfatório para ter mais êxito no futuro) – 1º aspecto apresentado na TESE.

DESENVOLVIMENTO (3º PARÁGRAFO)

*Explicação de mais uma importância de as crianças terem acesso às letras (formarem-se cidadãos conscientes de seus direitos e deveres para poderem participar de modo independente, crítico, e atuante na sociedade).
+
*Citação do pedagogo Paulo Freire falando da importância da educação na formação de homens e mulheres. Esse repertório é legitimado e tem total relação com o argumento da importância da alfabetização na idade certa, garantindo também a pertinência desse repertório.
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*Explicação do repertório + Relação da citação de Paulo Freire com o aspecto comentado neste parágrafo (formação das pessoas para transformar a sociedade) – Isso garante a produtividade do repertório.


CONCLUSÃO

*Retomada da TESE para reafirmar a opinião da autora sobre o TEMA.
+
*Apresentação da proposta de intervenção (De acordo com o que foi discutido no texto, só foi necessário propor uma solução que conseguiu resolver tudo)
*
*Elementos: Agente (Ministério da Educação) + Ação (desenvolva políticas públicas que permitam às escolas e aos professores de todo o país promoverem uma alfabetização eficiente de nossas crianças) + Modo (por meio do investimento em recursos didáticos, lúdicos e até tecnológicos) + Finalidade (para que, assim, elas consigam dominar a língua) + Detalhamento da finalidade (e, por conseguinte, progredir nos estudos de forma exitosa)
+
*Retomada do repertório sociocultural do Paulo Freire.



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