Uma tema bastante cogitado para o Enem 2020 é o da Alfabetização, pois o MEC está investindo em propagandas sobre a literacia infantil, leitura de pais para filhos incentivando o letramento das crianças. Com base nessas observações, conclui-se que os temas voltados para a questão da alfabetização são uma aposta forte para o Enem 2020.
PROPOSTA DE REDAÇÃO ESTILO ENEM – 2020
TEXTOS
MOTIVADORES
TEXTO I
Qual a idade certa para alfabetização?
A idade para alfabetização acontece
porque nesse período a criança está mais apta às habilidades de leitura e escrita. Tal estratégia vai coroar toda a
estimulação do desenvolvimento dessa criança.
Como
dito acima, o processo de alfabetização é algo que depende de pontos
estratégicos. Além disso, vamos relembrar algumas etapas que fazem parte do
caminho utilizado para se alfabetizar:
– Entre 2 e 3 anos de idade – as
crianças são estimuladas com cores, sons, letrinhas e outros itens de forma
lúdica. Esse exercício constante é como se fosse possível abrir uma janela no
sistema cognitivo dos pequenos, possibilitando a assimilação desses itens.
– Entre 6 e 7 anos – a partir dessa
fase, a criança já está pronta e preparada para ser alfabetizada, tendo como
resultado o estímulo recebido lá trás.
Como vocês podem ver, a idade para
alfabetização ocorre na faixa dos 6 e 7 anos. O processo de alfabetização deve
ser sistematizado e mais estimulado por profissionais que estão habilitados
para essa finalidade. Afinal, a partir desse período, as sílabas mais complexas
e as dificuldades de ortografia podem ser trabalhadas com mais ênfase, aumentando
o conhecimento da criança.
Portanto, é importante que haja essa
preocupação com o ensino que se dá aos pequenos, tendo em vista o conjunto de
habilidades que é desenvolvido, o que possibilita o pleno desenvolvimento do
aluno em todas as outras áreas do conhecimento.
Disponível em https://neurosaber.com.br/qual-a-idade-certa-para-alfabetizacao/.
Acesso em 01/-5/2020.
TEXTO II
Disponível em https://educa.ibge.gov.br/criancas/brasil/2697-ie-ibge-educa/jovens/materias-especiais/20786-perfil-das-criancas-brasileiras.html. Acesso me 01/05/2020.
Texto III
"O programa do Ceará que promoveu um salto na
alfabetização Cooperação entre Estado e município, somada a incentivos
financeiros, explica melhoria nos índices educacionais cearenses
Por Daiana Constantino,
especial para a Gazeta do Povo – Em 25/01/2018
"Historicamente, o Ceará sempre
ficou abaixo da (péssima) média nacional nos índices que medem a qualidade da
educação. Mas, na última década, as coisas começaram a mudar no Estado. Mudaram
tão rápido que se tornaram o principal caso de sucesso de políticas
educacionais no país.
Os números mostram que algo diferente
aconteceu no Ceará. Por exemplo: todas as 24 melhores escolas públicas do 1º ao
5º ano do Brasil são cearenses, de acordo com o Índice da Educação Básica
(Ideb) calculado pelo pelo Ministério da Educação (MEC). "
"Mais: das 100 escolas públicas com
as melhores notas do Brasil no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica
(Ideb), 77 são do Ceará. Uma década atrás, a realidade era diferente.
·
Em 2005
, o Ideb dos alunos cearenses ao final do 5º ano era apenas o 18º entre as
unidades da federação. Em 2015, ocupava o 5º lugar.
·
Em
2007, somente 39,9% das crianças cearenses concluíram o 2ª ano do Ensino
Fundamental alfabetizadas. Agora, os números do Sistema Permanente de Avaliação
da Educação Básica do Ceará (Spaece) de 2016 mostram que o percentual saltou
para 87%.
Priorizar a alfabetização dos alunos até
o final do 2º ano do Ensino Fundamental como política pública transformou a
realidade da educação do Ceará em dez anos. "
"A explicação reside, em grande
parte, em um programa complexo, que inclui parcerias entre estados e
municípios, recompensas financeiras por bom desempenho e a formação continuada
de professores."(...)
Leia mais em:
https://www.gazetadopovo.com.br/educacao/o-programa-do-ceara-que-promoveu-um-salto-na-alfabetizacao-8i6vm0if38v1lfpfrw42e9pr4/
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TEXTO IV
O que é o desenvolvimento
cognitivo?
O que é o desenvolvimento
cognitivo?
A cognição figura como parte do nosso sistema
cerebral. Ela define a forma como apreendemos, armazenamos e aplicamos
conhecimentos. É à cognição que nos referimos, por exemplo, quando abordamos
memória ou capacidade de atenção.
Esse termo também reflete nossa capacidade
de resolução de problemas, o uso das linguagens e o raciocínio
lógico-matemático. Como o nome indica, o desenvolvimento cognitivo consiste no
modo como nossa cognição evolui durante a vida.
Ao lado das capacidades motoras e emocionais,
trata-se de um dos pilares do crescimento intelectual infantil, com
direito a uma área da psicologia exclusivamente voltada para seu estudo. (...)
No caso da cognição, não existe uma evolução
padrão que ocorre em todas as crianças — cada um de nós tem peculiaridades.
Entretanto, alguns processos são comuns em determinadas idades, tornando
possível estimular o desenvolvimento de maneira fácil e assertiva. (...)
Aquilo que vivemos na infância tem impacto
direto no que seremos no futuro — e isso inclui o modo como aperfeiçoamos nossa
cognição. Observar e estimular o desenvolvimento cognitivo das crianças é
fundamental para garantir um bom desempenho na fase adulta.
Disponível em https://www.happycodeschool.com/blog/desenvolvimento-cognitivo/. Acesso em 01/05/2020.
PROPOSTA DE REDAÇÃO
A partir da leitura dos textos
motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação,
redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua
portuguesa sobre o tema “A IMPORTÂNCIA
DA ALFABETIZAÇÃO DAS CRIANÇAS NA IDADE CERTA PARA O SEU PLENO DESENVOLVIMENTO
COGNITIVO”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos
humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos
e fatos para defesa de seu ponto de vista.
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