segunda-feira, 11 de maio de 2020

PROPOSTA DE REDAÇÃO ESTILO ENEM Nº(62) - A IMPORTÂNCIA DA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA



Uma tema bastante cogitado para o Enem 2020 é o da Alfabetização, pois o MEC está investindo em propagandas sobre a literacia infantil, leitura de pais para filhos incentivando o letramento das crianças. Com base nessas observações, conclui-se que os temas voltados para a questão da alfabetização são uma aposta forte para o Enem 2020.


PROPOSTA DE REDAÇÃO ESTILO ENEM – 2020

TEXTOS MOTIVADORES
TEXTO I
Qual a idade certa para alfabetização?

A idade para alfabetização acontece porque nesse período a criança está mais apta às habilidades de leitura e escrita. Tal estratégia vai coroar toda a estimulação do desenvolvimento dessa criança.
Como dito acima, o processo de alfabetização é algo que depende de pontos estratégicos. Além disso, vamos relembrar algumas etapas que fazem parte do caminho utilizado para se alfabetizar:
– Entre 2 e 3 anos de idade – as crianças são estimuladas com cores, sons, letrinhas e outros itens de forma lúdica. Esse exercício constante é como se fosse possível abrir uma janela no sistema cognitivo dos pequenos, possibilitando a assimilação desses itens.
– Entre 6 e 7 anos – a partir dessa fase, a criança já está pronta e preparada para ser alfabetizada, tendo como resultado o estímulo recebido lá trás.
Como vocês podem ver, a idade para alfabetização ocorre na faixa dos 6 e 7 anos. O processo de alfabetização deve ser sistematizado e mais estimulado por profissionais que estão habilitados para essa finalidade. Afinal, a partir desse período, as sílabas mais complexas e as dificuldades de ortografia podem ser trabalhadas com mais ênfase, aumentando o conhecimento da criança.
Portanto, é importante que haja essa preocupação com o ensino que se dá aos pequenos, tendo em vista o conjunto de habilidades que é desenvolvido, o que possibilita o pleno desenvolvimento do aluno em todas as outras áreas do conhecimento.


TEXTO II



Texto III
"O programa do Ceará que promoveu um salto na alfabetização Cooperação entre Estado e município, somada a incentivos financeiros, explica melhoria nos índices educacionais cearenses
Por Daiana Constantino, especial para a Gazeta do Povo – Em 25/01/2018

"Historicamente, o Ceará sempre ficou abaixo da (péssima) média nacional nos índices que medem a qualidade da educação. Mas, na última década, as coisas começaram a mudar no Estado. Mudaram tão rápido que se tornaram o principal caso de sucesso de políticas educacionais no país.
Os números mostram que algo diferente aconteceu no Ceará. Por exemplo: todas as 24 melhores escolas públicas do 1º ao 5º ano do Brasil são cearenses, de acordo com o Índice da Educação Básica (Ideb) calculado pelo pelo Ministério da Educação (MEC). "
"Mais: das 100 escolas públicas com as melhores notas do Brasil no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), 77 são do Ceará. Uma década atrás, a realidade era diferente.
·        Em 2005 , o Ideb dos alunos cearenses ao final do 5º ano era apenas o 18º entre as unidades da federação. Em 2015, ocupava o 5º lugar.
·        Em 2007, somente 39,9% das crianças cearenses concluíram o 2ª ano do Ensino Fundamental alfabetizadas. Agora, os números do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece) de 2016 mostram que o percentual saltou para 87%.
Priorizar a alfabetização dos alunos até o final do 2º ano do Ensino Fundamental como política pública transformou a realidade da educação do Ceará em dez anos. "
"A explicação reside, em grande parte, em um programa complexo, que inclui parcerias entre estados e municípios, recompensas financeiras por bom desempenho e a formação continuada de professores."(...)

Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/educacao/o-programa-do-ceara-que-promoveu-um-salto-na-alfabetizacao-8i6vm0if38v1lfpfrw42e9pr4/
Copyright © 2020, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.

TEXTO IV

O que é o desenvolvimento cognitivo?

      A cognição figura como parte do nosso sistema cerebral. Ela define a forma como apreendemos, armazenamos e aplicamos conhecimentos. É à cognição que nos referimos, por exemplo, quando abordamos memória ou capacidade de atenção.
       Esse termo também reflete nossa capacidade de resolução de problemas, o uso das linguagens e o raciocínio lógico-matemático. Como o nome indica, o desenvolvimento cognitivo consiste no modo como nossa cognição evolui durante a vida.
          Ao lado das capacidades motoras e emocionais, trata-se de um dos pilares do crescimento intelectual infantil, com direito a uma área da psicologia exclusivamente voltada para seu estudo. (...)
        No caso da cognição, não existe uma evolução padrão que ocorre em todas as crianças — cada um de nós tem peculiaridades. Entretanto, alguns processos são comuns em determinadas idades, tornando possível estimular o desenvolvimento de maneira fácil e assertiva. (...)
         Aquilo que vivemos na infância tem impacto direto no que seremos no futuro — e isso inclui o modo como aperfeiçoamos nossa cognição. Observar e estimular o desenvolvimento cognitivo das crianças é fundamental para garantir um bom desempenho na fase adulta.



PROPOSTA DE REDAÇÃO

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “A IMPORTÂNCIA DA ALFABETIZAÇÃO DAS CRIANÇAS NA IDADE CERTA PARA O SEU PLENO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.



Nenhum comentário:

Postar um comentário