sábado, 27 de agosto de 2016

PROPOSTA DE REDAÇÃO ESTILO ENEM (18) E DICAS DE INTERPRETAÇÃO DE TEMA (1)



PROPOSTA DE REDAÇÃO – PREPARAÇÃO PARA O ENEM

A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO em NORMA PADRÃO da língua portuguesa sobre o tema A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL DO BRASILEIRO NO SÉCULO XXI E O RESPEITO À DIVERSIDADE, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa do seu ponto de vista.

TEXTO 01:

IDENTIDADE CULTURAL: PERDA OU ACRÉSCIMO DE VALORES?
Professor Rogério Lustosa

O que é identidade cultural?

A identidade cultural é vista como uma forma de identidade coletiva característica de um grupo social que partilha as mesmas atitudes. Está apoiada num passado com um ideal coletivo projetado e se fixa como uma construção social estabelecida e faz os indivíduos se sentirem mais próximos e semelhantes. É ela responsável pela identificação e diferenciação dos diversos indivíduos de uma sociedade, sendo está comparada em diversas escalas. A identidade cultural de determinado povo está intimamente ligada à memória deste, mas não pode ser vista como sendo um conjunto de valores fixos e imutáveis que definem o indivíduo e a coletividade a qual ele faz parte. Faz parte do processo de sobrevivência das sociedades a incorporação de elementos novos e isso é o que as mantêm ao longo do tempo. (...)



TEXTO 02:

IDENTIDADE NACIONAL
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Identidade nacional é o conceito que sintetiza um conjunto de sentimentos, os quais fazem um indivíduo sentir-se parte integrante de uma sociedade ou nação. Esse conceito começa a ser definido somente a partir do século XVIII, e se consolida no século XIX, não havendo, antes disso, a concepção de nação propriamente dita. Ela é construída por meio de uma autodescrição da cultura patrimonial de uma sociedade, que se pode apresentar a partir de uma consciência de unidade identitária ou como forma de alteridade, buscando demonstrar a diferença com relação a outras culturas. A síntese da cultura consiste na definição de fatores de integração nacional, baseados na língua, monumentos históricos, folclore, modelos de virtudes nacionais, paisagem típica, série de heróis, hino e bandeira. Segundo José Luiz Fiorin, há dois princípios que regem as culturas, princípios esses, que se definem pela exclusão e pela participação. A exclusão se manifesta por meio da triagem e segregação dos indivíduos, já a participação promove a heterogeneidade e a expansão cultural.
O convívio social promove a assimilação da identidade do grupo, além de sua veiculação pela mídia, tradições e mitologia. Identidades são criações, por isso são frágeis, suscetíveis a distorções, simplificações e interpretações variando entre os indivíduos. (...)


TEXTO 03:

                                               

TEXTO 04:

Capítulo 8: A diversidade cultural, os direitos humanos e a governança democrática

“Ninguém pode invocar a diversidade cultural para infringir os Direitos Humanos garantidos pelo direito internacional, nem para limitar o seu alcance”. Esta cláusula central da Declaração Universal da UNESCO sobre a Diversidade Cultural de 2001 faz sobressair a oposição, por vezes confusamente invocada, entre a diversidade cultural e os direitos humanos universalmente proclamados. Porém, longe de favorecer o desenvolvimento do relativismo, a diversidade cultural e o seu corolário, o diálogo intercultural, são vias que conduzem a uma paz fundada na “unidade na diversidade”. Uma compreensão total da diversidade cultural contribui para o exercício efetivo dos direitos do homem, para uma coesão social reforçada e para a governança democrática.



DICAS DE INTERPRETAÇÃO DO TEMA:

O primeiro desafio do estudante nas provas de redação é a compreensão do tema. Independente do domínio da língua formal, os candidatos podem ver seu desempenho despencar na referida prova, caso não compreendam bem o tema e escrevam sobre assuntos que apenas tangenciam a temática proposta. Por exemplo, no Enem 2015 cujo tema foi “A persistência da violência contra a mulher no Brasil”, constatou-se que alguns candidatos escreveram, exclusivamente, sobre a Lei Maria da Penha, ou sobre a Lei do Feminicídio, ou ainda sobre os movimentos feministas. Eles poderiam ter citado esses assuntos, dentro da argumentação, como uma forma de construir, inclusive, o repertório sociocultural, entretanto o problema se deu justamente pelo fato de terem escrito exclusivamente sobre isso e não terem abordado a problemática por completo. Sabendo disso, conclui-se que é extremamente importante compreender o tema e os aspectos relacionados a ele para que os estudantes não corram o risco de zerar a prova (fuga ao tema) ou de perder muitos pontos (fuga parcial do tema), comprometendo, assim, o seu desempenho e suas chances de vagas nas universidades. Como forma de treinamento, vamos interpretar o tema da proposta postada hoje no blog:

TEMA: A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL DO BRASILEIRO NO SÉCULO XXI E O RESPEITO À DIVERSIDADE

Dica 1: Tudo que está escrito na proposta deve ser contemplado na sua redação, não pode ficar nada de fora. Portanto, com relação à proposta de hoje, sabe-se que deve se falar da (o)

·         Formação da IDENTIDADE CULTURAL
·         Formação da identidade cultural do BRASILEIRO
·         Formação da identidade cultural do brasileiro no SÉCULO XXI
·         RESPEITO À DIVERSIDADE.

DICA 2: São vários aspectos relacionados à formação da identidade cultural, como pode ser observado no texto motivador nº 3, entretanto não será possível comentar sobre todos, então, aconselha-se que o candidato escolha dois ou três que considera mais importante para comentar, focando na questão da formação da identidade cultural do brasileiro.

Dica 3: Com relação ao satélite “respeito à diversidade”, lembro que a diversidade a que se faz referência no tema é a CULTURAL e não a sexual, por exemplo. Devemos ter o cuidado para não confundir os assuntos, pois, como já foi mencionado aqui, o candidato pode interpretar erroneamente a proposta e acabar tangenciando o tema.

Dica 4: Por mais que escolhamos alguns pontos para serem discutidos no texto, o candidato não deve perder o foco principal e mais geral do tema.

Espero que essas dicas os ajudem a compreender não só esse tema como todos os outros sobre os quais vocês estão escrevendo e, principalmente, o tema do Enem 2016.


BOA SORTE!!!



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