PROPOSTA DE REDAÇÃO – PREPARAÇÃO PARA O ENEM
A
partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos
construídos ao longo de sua formação, redija texto DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO
em NORMA PADRÃO da língua portuguesa sobre o tema A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL DO BRASILEIRO NO SÉCULO XXI E O
RESPEITO À DIVERSIDADE, apresentando proposta de intervenção, que
respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma
coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa do seu ponto de vista.
TEXTO 01:
IDENTIDADE
CULTURAL: PERDA OU ACRÉSCIMO DE VALORES?
Professor Rogério
Lustosa
O que é identidade
cultural?
A identidade cultural é vista como uma
forma de identidade coletiva característica de um grupo social que partilha as
mesmas atitudes. Está apoiada num passado com um ideal coletivo projetado e se
fixa como uma construção social estabelecida e faz os indivíduos se sentirem
mais próximos e semelhantes. É ela responsável pela identificação e
diferenciação dos diversos indivíduos de uma sociedade, sendo está comparada em
diversas escalas. A identidade cultural de determinado povo está intimamente
ligada à memória deste, mas não pode ser vista como sendo um conjunto de
valores fixos e imutáveis que definem o indivíduo e a coletividade a qual ele
faz parte. Faz parte do processo de sobrevivência das sociedades a incorporação
de elementos novos e isso é o que as mantêm ao longo do tempo. (...)
TEXTO 02:
IDENTIDADE NACIONAL
Origem:
Wikipédia, a enciclopédia livre.
Identidade nacional é o
conceito que sintetiza um conjunto de sentimentos, os quais fazem um indivíduo
sentir-se parte integrante de uma sociedade ou nação.
Esse conceito começa a ser definido somente a partir do século XVIII, e se
consolida no século XIX, não havendo, antes disso, a concepção de nação
propriamente dita. Ela é construída por meio de uma autodescrição da cultura
patrimonial de uma sociedade, que se pode apresentar a partir de uma
consciência de unidade identitária ou como forma de alteridade, buscando
demonstrar a diferença com relação a outras culturas. A síntese da cultura
consiste na definição de fatores de integração nacional, baseados na língua,
monumentos históricos, folclore, modelos de virtudes nacionais, paisagem típica,
série de heróis, hino e bandeira. Segundo José
Luiz Fiorin, há dois princípios que regem as culturas,
princípios esses, que se definem pela exclusão e pela participação. A exclusão
se manifesta por meio da triagem e segregação dos indivíduos, já a participação
promove a heterogeneidade e a expansão cultural.
O convívio social promove a assimilação da identidade do grupo, além de sua
veiculação pela mídia,
tradições e mitologia.
Identidades são criações, por isso são frágeis, suscetíveis a distorções,
simplificações e interpretações variando entre os indivíduos. (...)
TEXTO 03:
TEXTO 04:
Capítulo 8: A diversidade cultural, os
direitos humanos e a governança democrática
“Ninguém pode invocar a diversidade
cultural para infringir os Direitos Humanos garantidos pelo direito
internacional, nem para limitar o seu alcance”. Esta cláusula central da
Declaração Universal da UNESCO sobre a Diversidade Cultural de 2001 faz
sobressair a oposição, por vezes confusamente invocada, entre a diversidade
cultural e os direitos humanos universalmente proclamados. Porém, longe de
favorecer o desenvolvimento do relativismo, a diversidade cultural e o seu
corolário, o diálogo intercultural, são vias que conduzem a uma paz fundada na
“unidade na diversidade”. Uma compreensão total da diversidade cultural
contribui para o exercício efetivo dos direitos do homem, para uma coesão
social reforçada e para a governança democrática.
DICAS DE INTERPRETAÇÃO
DO TEMA:
O primeiro desafio do estudante nas
provas de redação é a compreensão do tema. Independente do domínio da língua
formal, os candidatos podem ver seu desempenho despencar na referida prova,
caso não compreendam bem o tema e escrevam sobre assuntos que apenas tangenciam
a temática proposta. Por exemplo, no Enem 2015 cujo tema foi “A persistência da
violência contra a mulher no Brasil”, constatou-se que alguns candidatos
escreveram, exclusivamente, sobre a
Lei Maria da Penha, ou sobre a Lei do Feminicídio, ou ainda sobre os movimentos
feministas. Eles poderiam ter citado esses assuntos, dentro da argumentação,
como uma forma de construir, inclusive, o repertório sociocultural, entretanto
o problema se deu justamente pelo fato de terem escrito exclusivamente sobre isso e não terem abordado a problemática por
completo. Sabendo disso, conclui-se que é extremamente importante compreender o
tema e os aspectos relacionados a ele para que os estudantes não corram o risco
de zerar a prova (fuga ao tema) ou de perder muitos pontos (fuga parcial do
tema), comprometendo, assim, o seu desempenho e suas chances de vagas nas
universidades. Como forma de treinamento, vamos interpretar o tema da proposta
postada hoje no blog:
TEMA: A FORMAÇÃO DA
IDENTIDADE CULTURAL DO BRASILEIRO NO SÉCULO XXI E O RESPEITO À DIVERSIDADE
Dica 1: Tudo que está
escrito na proposta deve ser contemplado na sua redação, não pode ficar nada de
fora. Portanto, com relação à proposta de hoje, sabe-se que deve se falar da
(o)
·
Formação da IDENTIDADE CULTURAL
·
Formação da identidade cultural do BRASILEIRO
·
Formação da identidade cultural do
brasileiro no SÉCULO XXI
·
RESPEITO
À DIVERSIDADE.
DICA 2: São vários
aspectos relacionados à formação da identidade cultural, como pode ser
observado no texto motivador nº 3, entretanto não será possível comentar sobre
todos, então, aconselha-se que o candidato escolha dois ou três que considera
mais importante para comentar, focando na questão da formação da identidade cultural do brasileiro.
Dica 3: Com relação ao satélite
“respeito à diversidade”, lembro que a diversidade a que se faz referência no
tema é a CULTURAL e não a
sexual, por exemplo. Devemos ter o cuidado para não confundir os assuntos,
pois, como já foi mencionado aqui, o candidato pode interpretar erroneamente a
proposta e acabar tangenciando o tema.
Dica 4: Por mais que
escolhamos alguns pontos para serem discutidos no texto, o candidato não deve
perder o foco principal e mais geral do tema.
Espero que essas dicas
os ajudem a compreender não só esse tema como todos os outros sobre os quais vocês
estão escrevendo e, principalmente, o tema do Enem 2016.
BOA SORTE!!!
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