sábado, 3 de setembro de 2016

PROPOSTA DE REDAÇÃO ESTILO ENEM (19)


PROPOSTA DE REDAÇÃO – PREPARAÇÃO PARA O ENEM 

A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO em NORMA PADRÃO da língua portuguesa sobre o tema “A JUVENTUDE BRASILEIRA E O CONSUMO EXCESSIVO DE ÁLCOOL: UM PROBLEMA FAMILIAR E SOCIAL”, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa do seu ponto de vista.

TEXTO 01:

UNIVERSITÁRIO DE 23 ANOS MORREU APÓS INGESTÃO DE ÁLCOOL EM EXCESSO.
TRÊS JOVENS QUE PARTICIPARAM DA FESTA EM BAURU SEGUEM INTERNADOS.

Um vídeo divulgado na internet mostra o momento em que o jovem Humberto Moura Fonseca, que morreu após ingestão excessiva de álcool em uma festa universitária, participava de uma competição para ver quem conseguia beber mais. A festa aconteceu no sábado (28), em Bauru (SP). Outros três participantes – entre eles duas mulheres – continuam internados em estado grave.
O vídeo mostra vários estudantes sentados em uma grande mesa, com copos plásticos que são abastecidos com vodca, em meio a um clima de festa. "É um shot por minuto", diz um rapaz, em referência à regra da disputa: tomar uma dose de vodca a cada 60 segundos.
Na “maratoma”, como o jogo é chamado, vence quem beber mais, sem passar mal. No vídeo é possível ouvir outras pessoas incentivando Fonseca, que tinha o apelido de Lombada: “Au au au, Lombadinha é um animal”. Após tomar mais uma dose, o jovem levanta os braços, em comemoração.
De acordo com o delegado Kleber Granja, testemunhas disseram que Fonseca bebeu mais de 30 doses de vodca na festa, que reuniu mais de duas mil pessoas e começou na tarde de sábado. O folder promocional do evento destacava que o evento era "open bar", ou seja, teria distribuição de bebidas como cerveja, vodca e pinga já incluída no valor do convite, que variava entre R$ 28 e R$ 42.
Após passar mal, Fonseca foi socorrido por colegas, mas chegou ao pronto-socorro já sem vida. A Polícia Civil solicitou um exame toxicológico para comprovar se ele não ingeriu outra substância além de álcool.
O estudante era de Minas Gerais e estava em Bauru cursando engenharia elétrica da Unesp. O corpo dele foi levado para Passos (MG) e sepultado por volta das 19h de domingo (1º).
Além de Fonseca, cinco pessoas precisaram ser levadas para o pronto-socorro no sábado. Duas foram liberadas, mas três continuam internadas em estado grave. Os familiares dos três jovens não autorizaram a divulgação do estado de saúde deles.


TEXTO 02:


TEXTO 03:

ALCOOLISMO NA ADOLESCÊNCIA É PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA

Quanto mais cedo começa o uso de álcool, maior são as possibilidades de desenvolver uso excessivo. Além disso, a porta se abre para outras drogas

O consumo de álcool entre adolescentes no Brasil vem crescendo. De acordo com a legislação, vender, fornecer, servir, ministrar ou entregar, ainda que gratuitamente, bebida alcoólica a menores de 18 anos é crime sob pena de detenção de 2 a 4 anos. No entanto, apesar disso o acesso ao álcool parece fácil e muitas vezes é negligenciado.
De acordo com dados da Pesquisa Nacional de Saúde Escolar (PeNSE) 2015, divulgada na última sexta-feira (26) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 50,9% dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental no Ceará já experimentaram bebidas alcoólicas. O levantamento, com estudantes de escolas particulares e públicas, realizado em 2015, mostra ainda que 41,5% conseguiram a bebida em festas, 28,9% com amigos e 12% compraram em mercados, lojas, bares ou supermercados.
Esse cenário é reflexo de uma construção social longa que relaciona o álcool ao lazer, comemoração e festa. Assim, com o rótulo de catalizador de felicidade, o perigo que ele promove fica escondido. Para o adolescente, cuja vulnerabilidade se apresenta mais forte, os motivos para iniciar o consumo de álcool são inúmeros. E os riscos também.
"Eles vão experimentar o álcool pela curiosidade, exposição, para compensar as fragilidades das relações, pela desorganização familiar, pela influência com dos amigos. Além disso, o jovem não tem atitude e comportamento que levem em conta outros valores, como segurança, ética, ficando expostos a outros riscos", explica o psiquiatra e presidente executivo Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (CISA), Arthur Guerra de Andrade.
Por si só o consumo de álcool já seria um grave problema. Estudos mostram que indivíduos que começaram a beber antes dos 15 anos têm cinco vezes mais chance de desenvolver problemas relacionados ao uso de álcool do que aqueles que começam a beber após os 21 anos. O consumo excessivo, também chamado de alcoolismo, está entre esses problemas. No entanto, a bebida alcoólica é considerada uma porta de entrada para o uso de outras drogas.
Foi o que aconteceu com o empresário Guilherme Bezerra. Aos 12 anos, experimentou o álcool para se sentir incluído na roda de amigos da escola. "Eu estudava em uma escola de meninos ricos e me sentia diferente, não tão bom. Hoje eu sei que comecei a beber para tentar preencher esse vazio. Bebi para querer ser o corajoso. Depois veio a droga. Tudo o que fiz era para aparecer", relembra ele, que hoje, aos 29 anos, comemora 8 anos de sobriedade.
"Eu sinto muito que, durante todo o tempo em que estive na escola e fazia uso das drogas e álcool, nunca me chamaram para conversar com uma psicóloga. Era uma escola de ricos e eles fechavam os olhos", conta Guilherme que hoje desenvolve um projeto para levar alunos considerados "problema" para visitas à clinica de recuperação de drogas que hoje dirige. "Não dá pra não oferecer suporte. Eles precisam de todo esse cuidado, eles não tem maturidade para isso sozinhos", conta ele cheio de experiências de quem viveu tudo isso de um jeito bem seu.


Instruções:
1. O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado.
2. O texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.
3. A redação com até 7 (sete) linhas escritas será considerada “insuficiente” e receberá nota zero.
4. A redação que fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo receberá nota zero.
5. A redação que apresentar proposta de intervenção que desrespeite os direitos humanos receberá nota zero.
6. A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.



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