segunda-feira, 8 de agosto de 2016

PROPOSTA DE REDAÇÃO ESTILO ENEM (16) - A QUESTÃO DO LIXO


PROPOSTA DE REDAÇÃO ESTILO ENEM
TEXTOS MOTIVADORES

TEXTO I
Destino do lixo no Brasil

O tratamento e destinação correta dos resíduos sólidos é considerada uma questão de saúde pública, envolvendo tanto membros e agências do governo como a própria população, já que o acúmulo de lixo prejudica não só o meio ambiente, mas também toda a sociedade. O último Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, mostra que a maior parte da população brasileira está concentrada em áreas urbanas. Assim, a quantidade de resíduos vem crescendo com o aumento da população, acarretando diretamente no aumento do volume de lixo produzido nos centros urbanos.      
Diariamente são descartadas 240 mil toneladas de lixo no Brasil, das quais mais de 70% tem como destino aterros sanitários. A maior parte dos 30% de resíduos restante também não é destinada de forma correta, sendo descartada em terrenos abertos e até mesmo córregos, rios e áreas florestais próximas de centros urbanos. Assim, o destino impróprio do lixo do Brasil acarreta em poluição ambiental, incluindo reservatórios de água, rios e áreas florestadas, proliferação de animais e insetos vetores de doenças, produção de gases nocivos, além de desperdício de materiais potencialmente reutilizáveis. Por esses motivos novas alternativas para a destinação do lixo no país se tornam cada vez mais necessárias, e vem sendo elaboradas não só pelo poder público, mas também por ambientalistas e profissionais da área, além da própria população.



TEXTO II

Disponível em https://jogadacerta.wordpress.com/tag/jogadacerta/. Acesso em 15/05/2018.

 TEXTO III
Política Nacional de Resíduos Sólidos
A Lei nº 12.305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) é bastante atual e contém instrumentos importantes para permitir o avanço necessário ao País no enfrentamento dos principais problemas ambientais, sociais e econômicos decorrentes do manejo inadequado dos resíduos sólidos.
Prevê a prevenção e a redução na geração de resíduos, tendo como proposta a prática de hábitos de consumo sustentável e um conjunto de instrumentos para propiciar o aumento da reciclagem e da reutilização dos resíduos sólidos (aquilo que tem valor econômico e pode ser reciclado ou reaproveitado) e a destinação ambientalmente adequada dos rejeitos (aquilo que não pode ser reciclado ou reutilizado).
Institui a responsabilidade compartilhada dos geradores de resíduos: dos fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes, o cidadão e titulares de serviços de manejo dos resíduos sólidos urbanos na Logística Reversa dos resíduos e embalagens pós-consumo e pós-consumo.
Cria metas importantes que irão contribuir para a eliminação dos lixões e institui instrumentos de planejamento nos níveis nacional, estadual, microregional, intermunicipal e metropolitano e municipal; além de impor que os particulares elaborem seus Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos.
Também coloca o Brasil em patamar de igualdade aos principais países desenvolvidos no que concerne ao marco legal e inova com a inclusão de catadoras e catadores de materiais recicláveis e reutilizáveis, tanto na Logística Reversa quando na Coleta Seletiva.
Além disso, os instrumentos da PNRS ajudarão o Brasil a atingir uma das metas do Plano Nacional sobre Mudança do Clima, que é de alcançar o índice de reciclagem de resíduos de 20% em 2015.



TEXTO IV







PROPOSTA DE REDAÇÃO

A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO em NORMA PADRÃO da língua portuguesa sobre o tema “A QUESTÃO DO LIXO NO BRASIL”, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa do seu ponto de vista.

 *Por Suziane B. Coelho em Blog decifrandotextosecontextos.blogspot.com


2 comentários:

  1. Pode-se citar os animais marinhos que sofrem com resíduos plásticos no fundo do mar ou até mesmo um fato histórico como a Segunda Revolução Industrial que poluiu a atmosfera com os motores a combustão e isso é desencadeado até hoje, pois não há políticas públicas que combatem isso; porém, têm-se carros que são movidos a Hidrogênio e seria uma ótima solução para um tempo futuro. O que se deve ponderar é que a necessidade tornou-se uma questão de urgência para combater a poluição de rios, mares e da atmosfera. :)

    ResponderExcluir
  2. Pode-se citar os animais marinhos que sofrem com resíduos plásticos no fundo do mar ou até mesmo um fato histórico como a Segunda Revolução Industrial que poluiu a atmosfera com os motores a combustão e isso é desencadeado até hoje, pois não há políticas públicas que combatem isso; porém, têm-se carros que são movidos a Hidrogênio e seria uma ótima solução para um tempo futuro. O que se deve ponderar é que a necessidade tornou-se uma questão de urgência para combater a poluição de rios, mares e da atmosfera. :)

    ResponderExcluir