ATIVIDADE
DE COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO –
GÊNEROS TEXTUAIS: EDITORIAL E CHARGE
EDITORIAL
07/06/2016
Cultura
da corrupção
Prática
nefasta, a corrupção é uma das marcas do atraso brasileiro
Durante o fim de semana, o noticiário
foi pródigo em trazer à tona o conteúdo das colaborações premiadas de Marcelo
Odebrecht, Léo Pinheiro (OAS), Sérgio Machado e Nestor Cerveró. Sobrou para
todos os lados. Há citações de casos de corrupção nos governos de Fernando
Henrique Cardoso, Luís Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff. É sinal de que a
política ainda se manterá instável e nervosa por um longo período.
O comando na Presidência da República
mudou, mas a Lava Jato se manteve célere e atuante. Muitos novos detalhes do
impressionante sistema de corrupção montado no âmbito dos negócios da Petrobrás
ainda serão conhecidos. O esquema serviu tanto para financiar partidos e
políticos quanto para enriquecimento pessoal de muitos envolvidos.
Chama a atenção o caso do cearense
Sérgio Machado. Há notícias apontando que o ex-presidente da Transpetro e
filhos vão devolver cerca de um bilhão de reais desviados de contratos firmados
pela estatal. Para termos uma noção mais clara, o valor é equivalente ao que a
Andrade Gutierrez aceitou pagar de multa em seu acordo de leniência.
No que pesem os valores das propinas
bem acima das expectativas, o esquema de corrupção exposto pela Lava Jato
comprova antiga percepção da sociedade: a suspeita de que não há grandes
contratos no setor público que não envolva algum tipo de suborno a agentes
públicos. Há na sociedade a sensação de que se trata de uma prática disseminada
nas diversas esferas de poder.
Da União, passando pelos estados e
municípios.
Pagar um “pedágio” pelo contrato
público, fazer doação de campanha eleitoral ou coisas do tipo se tornaram
práticas corriqueiras e, até, socialmente aceitas. Um mérito da Lava Jato é
passar para a sociedade e, principalmente, para os que se habilitam a cometer
desvios com o dinheiro público a ideia de que a penitenciária é um risco que
aumentou significativamente.
Prática nefasta, a corrupção é uma das
marcas do atraso brasileiro ao mesmo tempo em que é uma das responsáveis
diretas pela má qualidade das obras e dos serviços públicos. A impunidade é seu
maior estimulador. A expectativa é que nossas instituições criem uma cultura de
implacabilidade contra a corrupção.
01.
O gênero textual Editorial é construído, principalmente, de acordo com a
tipologia:
a)
Descritiva
b)
Narrativa
c)
Dialogal
d)
Injuntiva
e)
Argumentativa
02.
Normalmente, os textos são construídos a partir de uma tipologia textual
predominante, mas sabemos também que eles também podem apresentar traços de
outras tipologias. Com base nesse conhecimento, aponte a alternativa que indica
a tipologia textual presente no trecho a seguir.
“Durante
o fim de semana, o noticiário foi pródigo em trazer à tona o conteúdo das
colaborações premiadas de Marcelo Odebrecht, Léo Pinheiro (OAS), Sérgio Machado
e Nestor Cerveró”.
a)
Argumentativa
b)
Descritiva
c)
Expositiva
d)
Injuntiva
e)
Narrativa
03.
O Editorial tem como função
a)
possibilitar ao cidadão comum expressar a sua opinião sobre os problemas em
destaque no país.
b)
expressar a opinião da empresa jornalística sobre algum problema que está em
pauta no momento.
c) explicar com detalhes algum
problema que está polêmico que está afligindo a população.
d)
narrar histórias que comprovam a opinião defendida pelo autor do editorial.
e)
manifestar opiniões diversas sobre um mesmo assunto para confrontar pensamentos
divergentes.
04.
O Editorial em análise apresenta como TESE:
a)
A corrupção faz parte do cotidiano dos brasileiros.
b)
O esquema de corrupção financiou partidos e políticos e para enriqueceu
licitamente muitos envolvidos.
c)
Não há, no Brasil, nenhuma obra pública que não tenha propina envolvida.
d)
A corrupção contribui para o subdesenvolvimento do Brasil e a péssima qualidade
das obras e serviços públicos.
e)
A prática da corrupção já adentrou em todos os setores públicos e privados,
destruindo toda e qualquer chance de moralidade política no Brasil.
05.
“...o valor é equivalente ao que a Andrade Gutierrez aceitou pagar de multa em
seu acordo de leniência”. O termo em destaque tem o significado de
a)
delação.
b)
paciência.
c)
condescendência.
d)
desobstrução.
e)
substituição.
06.
“Prática nefasta, a corrupção é uma
das marcas do atraso brasileiro ao mesmo tempo em que é uma das responsáveis
diretas pela má qualidade das obras e dos serviços públicos”. O termo grifado
pode ser substituído, sem prejuízo de sentido, pela palavra
a)
nociva.
b)
absurda.
c)
patológica.
d)
impoluta.
e)
abominável.
07.
No período “O esquema serviu tanto
para financiar partidos e políticos quanto
para enriquecimento pessoal de muitos envolvidos”, a locução conjuntiva
destacada transmite ideia de
a)
comparação.
b)
causalidade.
c)
concessão.
d)
condição.
e)
conformidade.
08.
“Pagar um “pedágio” pelo contrato
público, fazer doação de campanha eleitoral ou coisas do tipo se tornaram
práticas corriqueiras...”. O uso das aspas na palavra grifada tem o objetivo de
a)
informar ao leitor que a palavra pedágio é um estrangeirismo.
b)
deixar claro para o leitor que a palavra pedágio foi empregada no sentido
denotativo.
c)
mostrar ao leitor que a palavra pedágio foi dita por outra pessoa.
d)
apenas destacar a palavra na frase, pois o jornalista a considera importante.
e)
deixar claro ao leitor que a palavra pedágio foi usada com um sentido diferente
do usual.
09.
Através da análise dos textos verbais e não-verbais da charge, pode-se concluir
que ela apresenta
a)
uma crítica à corrupção dos políticos brasileiros.
b)
uma crítica à conduta incorreta de alguns policiais.
c)
uma crítica ao comportamento corrupto das pessoas no cotidiano.
d)
um elogio à conscientização da população em lutar contra a corrupção.
e)
uma denúncia sobre o desrespeito às leis e sinalizações de trânsito.
10.
Ao analisar o protesto dos manifestantes e o comportamento do motorista (que
também é um dos manifestantes) ao ser abordado pela polícia, percebe-se que há
a)
uma convergência de ideias.
b)
uma contradição entre os comportamentos.
c)
uma disputa de interesses.
c)
um conflito interno do manifestante multado.
d)
um descaso com o bem-estar da população.
GABARITO: 01. E; 02. C;
03. B; 04. D; 05. C; 06. A; 07. A; 08. E; 09. C; 10. B.
Muito bom!! Vou passas aos meus alunos.
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ExcluirMuito bom!! Vou passas aos meus alunos.
ResponderExcluirFico feliz por isso!
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