PROPOSTA DE REDAÇÃO –
PREPARAÇÃO PARA O ENEM
A
partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos
construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL DO BRASILEIRO NO SÉCULO XXI,
apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos.
Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos
para defesa do seu ponto de vista.
TEXTO 01:
IDENTIDADE
CULTURAL: PERDA OU ACRÉSCIMO DE VALORES?
Professor Rogério
Lustosa
O que é identidade
cultural?
A identidade cultural é vista como uma
forma de identidade coletiva característica de um grupo social que partilha as
mesmas atitudes. Está apoiada num passado com um ideal coletivo projetado e se
fixa como uma construção social estabelecida e faz os indivíduos se sentirem
mais próximos e semelhantes. É ela responsável pela identificação e
diferenciação dos diversos indivíduos de uma sociedade, sendo está comparada em
diversas escalas. A identidade cultural de determinado povo está intimamente
ligada à memória deste, mas não pode ser vista como sendo um conjunto de
valores fixos e imutáveis que definem o indivíduo e a coletividade a qual ele
faz parte. Faz parte do processo de sobrevivência das sociedades a incorporação
de elementos novos e isso é o que as mantêm ao longo do tempo. (...)
TEXTO 02:
IDENTIDADE NACIONAL
Origem:
Wikipédia, a enciclopédia livre.
Identidade nacional é o
conceito que sintetiza um conjunto de sentimentos, os quais fazem um indivíduo
sentir-se parte integrante de uma sociedade ou nação.
Esse conceito começa a ser definido somente a partir do século XVIII, e se
consolida no século XIX, não havendo, antes disso, a concepção de nação
propriamente dita. Ela é construída por meio de uma autodescrição da cultura
patrimonial de uma sociedade, que se pode apresentar a partir de uma
consciência de unidade identitária ou como forma de alteridade, buscando
demonstrar a diferença com relação a outras culturas. A síntese da cultura
consiste na definição de fatores de integração nacional, baseados na língua,
monumentos históricos, folclore, modelos de virtudes nacionais, paisagem
típica, série de heróis, hino e bandeira. Segundo José Luiz Fiorin, há dois princípios que regem
as culturas, princípios esses, que se definem pela exclusão e pela
participação. A exclusão se manifesta por meio da triagem e segregação dos
indivíduos, já a participação promove a heterogeneidade e a expansão cultural.
O convívio social promove a assimilação da identidade do
grupo, além de sua veiculação pela mídia,
tradições e mitologia.
Identidades são criações, por isso são frágeis, suscetíveis a distorções,
simplificações e interpretações variando entre os indivíduos. (...)
TEXTO 03:
TEXTO 04:
Capítulo 8: A diversidade cultural, os direitos
humanos e a governança democrática
“Ninguém pode invocar a diversidade
cultural para infringir os Direitos Humanos garantidos pelo direito
internacional, nem para limitar o seu alcance”. Esta cláusula central da
Declaração Universal da UNESCO sobre a Diversidade Cultural de 2001 faz sobressair
a oposição, por vezes confusamente invocada, entre a diversidade cultural e os
direitos humanos universalmente proclamados. Porém, longe de favorecer o
desenvolvimento do relativismo, a diversidade cultural e o seu corolário, o
diálogo intercultural, são vias que conduzem a uma paz fundada na “unidade na
diversidade”. Uma compreensão total da diversidade cultural contribui para o
exercício efetivo dos direitos do homem, para uma coesão social reforçada e
para a governança democrática.
Instruções:
1. O rascunho da redação deve ser feito no espaço
apropriado.
2. O texto definitivo deve ser escrito à tinta, na
folha própria, em até 30 linhas.
3. A redação com até 7 (sete) linhas escritas será
considerada “insuficiente” e receberá nota zero.
4. A redação que fugir ao tema ou que não atender
ao tipo dissertativo-argumentativo receberá nota zero.
5. A redação que apresentar proposta de intervenção
que desrespeite os direitos humanos receberá nota zero.
6. A redação que apresentar cópia dos textos da
Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas
desconsiderado para efeito de correção.
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