ATIVIDADE DE COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO –
GÊNERO TEXTUAL: EDITORIAL
TEXTO I:
EDITORIAL - 29/01/2016
O
Brasil no ranking mundial da corrupção
O
lugar do Brasil no ranking internacional da corrupção não era bom. Ficou pior
Não é surpresa que o mais recente
ranking internacional da corrupção tenha apontado o Brasil com o pior
desempenho no mundo. A lista é produzida pela respeitada Transparência
Internacional, a ONG com sede em Berlim, fundada em 1993 por um ex-funcionário
do Banco Mundial, que empunha a bandeira do combate à corrupção.
A Transparência Internacional assevera
que não investiga nem relata casos isolados de corrupção. Seu objetivo é
desenvolver ferramentas para combater a corrupção. Para isso, age em parceria
com outras organizações afins, empresas e governos. A cada ano, a Transparência
Internacional produz um relatório no qual se analisam os índices de percepção
de corrupção dos países do mundo.
O lugar do Brasil no ranking
internacional da corrupção não era bom. Ficou pior. A Transparência
Internacional coloca o Brasil na 76ª posição no ranking de 168 países, uma
queda de sete posições em comparação ao relatório anterior. O ranking é montado
a partir de sondagens colhidas por diferentes entidades.
Segundo o levantamento, o Brasil empata
com Burkina Fasso e Zâmbia, mas perde para países como El Salvador, Bulgária e
África do Sul. Dos 100 pontos possíveis, o Brasil conseguiu 38. Portanto,
abaixo da média de pontuação do mundo ou mesmo das Américas.
Ressalte-se que o índice (ou o ranking)
é estruturado com base na coleta de percepções. É evidente que o estouro do
escândalo da Petrobras e toda a sujeira levantada pela Operação Lava Jato são
os responsáveis pela queda do Brasil no ranking internacional.
A questão para refletir é a seguinte:
mesmo com a corrupção provada e admitida, o Brasil criou barreiras para que os
escândalos não se repitam? A resposta é “não”. Um dos estímulos principais à
corrupção permanece intacto. No caso, o fatiamento político do setor público
como forma de manter o poder. É um problema que se estende também a estados e
municípios.
Em contrapartida, é importante
ressaltar que a maior percepção da corrupção no Brasil se deu em função do
trabalho de instituições como o Judiciário, o Ministério Público e a Polícia
Federal. A imprensa livre é outro fator determinante. Porém, o avanço só se
dará com menos impunidade e porteiras fechadas para os ladrões.
http://www.opovo.com.br/app/opovo/opiniao/2016/01/29/noticiasjornalopiniao,3568366/o-brasil-no-ranking-mundial-da-corrupcao.shtml
01. Os editoriais são gêneros textuais
que fazem parte de que grupo de textos?
a) Jurídicos
b) Religiosos
c) Publicitários
d) Jornalísticos
e) Científicos
02. A tipologia textual
predominante no gênero textual Editorial corresponde à
a) Narrativa.
b) Descritiva.
c) Injuntiva.
d) Expositiva.
e) Argumentativa.
03. A TESE (principal opinião
defendida no texto) defendida no editorial é a de que
a) O
Brasil está abaixo da
média de pontuação do mundo ou mesmo das Américas com relação à corrupção.
b) O escândalo da Petrobras e da Operação
Lava Jato contribuíram para a queda do Brasil no ranking internacional.
c) O
Brasil não criou barreiras para que os atos de corrupção e, por consequência,
os escândalos não se repitam mais.
d) A maior percepção da corrupção no
Brasil se deu em função do trabalho de instituições como o Judiciário, o
Ministério Público e a Polícia Federal.
e) O avanço só se dará com menos
impunidade e porteiras fechadas para os ladrões.
04. No editorial em estudo, o
autor do texto faz uso de argumentos e informações que colaboram para construir
a defesa da tese. Indique a alternativa que apresenta as estratégias argumentativas encontradas no texto.
I. Menciona os resultados de uma
pesquisa relevante.
II. Cita pensamentos filosóficos.
III. Compara a situação da
corrupção no Brasil com a de outros países.
IV. Cita livros que tratam do
problema da corrupção.
V. Cita acontecimentos recentes
para explicar a posição rebaixada do Brasil no ranking mencionado.
VI. Faz referência a fatos
históricos para mostrar que a corrupção é antiga.
a) Estão corretos os itens I, III
e VI.
b) Estão corretos os itens II, IV
e V.
c) Estão corretos os itens II,
III, e V.
d) Estão corretos os itens I, III
e V.
e) Estão corretos os itens I, II
e VI.
05. Sabe-se que os textos
dissertativo-argumentativos são construídos a partir de argumentos e de informações que comprovem esses argumentos. Então, ao analisar as frases
seguintes retiradas do texto I, informe se elas correspondem,
predominantemente, à informação (I) ou à opinião (O), em seguida, assinale a
opção correta.
I. “A lista é produzida pela respeitada
Transparência Internacional, a ONG com sede em Berlim, fundada em 1993 por um
ex-funcionário do Banco Mundial...” - (
)
II. “Não é surpresa que
o mais recente ranking internacional da corrupção tenha apontado o Brasil com o
pior desempenho no mundo”. – ( )
III. “A Transparência
Internacional coloca o Brasil na 76ª posição no ranking de 168 países,...” –
( )
IV. “A questão para
refletir é a seguinte: mesmo com a corrupção provada e admitida, o Brasil criou
barreiras para que os escândalos não se repitam? A resposta é “não”.” – ( )
V. “Porém, o avanço só
se dará com menos impunidade e porteiras fechadas para os ladrões”. – ( )
VI. “Segundo o
levantamento, o Brasil empata com Burkina Fasso e Zâmbia, mas perde para países
como El Salvador, Bulgária e África do Sul”. – ( )
a)
I – (I); II – (O); III – (I); IV – (O); V – (O); VI – (I).
b)
I – (I); II – (O); III – (O); IV – (I); V – (O); VI – (I).
c)
I – (O); II – (I); III – (O); IV – (I); V – (O); VI – (O).
d)
I – (I); II – (I); III – (I); IV – (O); V – (I); VI – (O).
e)
I – (O); II – (O); III – (I); IV – (I); V – (O); VI – (I).
TEXTO II:
EDITORIAL –
26/02/2014
Economizar água já deveria fazer parte de nossa
cultura
Uma das mais ricas experiências de convivência com
a seca é de Israel
A
divulgação pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme)
do mais recente prognóstico para os próximos três meses em relação à
possibilidade de chuvas no Ceará, apesar de indicar pequena melhora na
comparação com os dados anteriores, não chega a causar otimismo no povo
sertanejo que ainda aguarda um inverno bom para este ano. De acordo com a
Funceme a probabilidade de o Estado ter chuvas abaixo da média histórica em
março, abril e maio continua sendo de 40%. As pequenas alterações se deram nas
categorias de chuvas em torno da média (subiu de 35% para 40%) e chuvas acima
da média (caiu de 25% para 20%).
Na verdade,
segundo a avaliação dos técnicos, caso se confirme o novo prognóstico, o efeito
mais imediato seria a dificuldade de alimentação para o gado. Já quanto à
viabilidade do armazenamento de água para consumo humano o reflexo por conta
desse quadro não seria tão grande. O fato é que estamos realmente diante de
situação na qual é preciso que se pense imediatamente em alternativas de
convivência, e não mais que fiquemos a aguardar eternamente pelas chuvas. Nesse
sentido, mesmo que o Governo do
Estado não tenha aventado a
possibilidade de iniciar um racionamento, é preciso que a sociedade se
conscientize da importância de poupar água.
A economia
de água, por sinal, tem sido tema bastante discutido entre especialistas na
temática, justamente antevendo problemas futuros em algumas regiões do planeta.
Os momentos de crise são sempre propícios para que se possa mudar, muitas
vezes, a cultura de um povo. Por que não fazemos o mesmo agora e já passamos a
adotar a economia de água como estratégia para os próximos anos?
Uma das
mais ricas experiências de convivência com a seca é de Israel. Lá, nos últimos
30 anos, sem acrescentar uma gota de água, ou um centímetro a mais de terra
cultivada, a produção foi aumentada em 17 vezes. Isso por meio da tecnologia,
do conhecimento, do uso de forma mais inteligente. Uma das formas de se
alcançar isso foi justamente poupando. Hoje, aquele país depende muito menos da
chuva. Vê-se, portanto, que é possível combinar meios e métodos com a mudança
de cultura.
http://www.opovo.com.br/app/opovo/opiniao/2014/02/26/noticiasjornalopiniao,3212365/economizar-agua-ja-deveria-fazer-parte-de-nossa-cultura.shtml
06. Sobre o gênero textual
editorial é correto afirmar:
a) O editorial pode ser escrito
por qualquer cidadão que queira manifestar a sua opinião sobre algum assunto.
b) O editorial expõe fatos e
informações recentes com o objetivo de deixar os leitores informados sobre os
últimos acontecimentos.
c) O editorial representa a
opinião da empresa jornalística sobre algum assunto em pauta no momento.
d) O editorial informa a
população sobre pesquisas recentes que explicam problemas que estão afetando a
sociedade.
e) O editorial expõe a opinião
coletiva de determinados grupos da sociedade sobre problemas políticos e
sociais.
07. A tese defendida no texto
pode ser encontrada em qual trecho a seguir?
a) “...é preciso
que se pense imediatamente em alternativas de convivência, e não mais que
fiquemos a aguardar eternamente pelas chuvas”.
b) “...apesar de
indicar pequena melhora na comparação com os dados anteriores, não chega a
causar otimismo no povo sertanejo...”
c) “As pequenas
alterações se deram nas categorias de chuvas em torno da média (subiu de 35%
para 40%) e chuvas acima da média (caiu de 25% para 20%)”.
d) “A economia
de água, por sinal, tem sido tema bastante discutido entre especialistas na
temática, justamente antevendo problemas futuros em algumas regiões do planeta”.
e) “Os momentos
de crise são sempre propícios para que se possa mudar, muitas vezes, a cultura
de um povo”.
08. Para defender uma tese, é
necessário que se busque argumentos que levem o seu interlocutor a concordar
com o seu pensamento e, para dar sustentação a esses argumentos, algumas
estratégias são importantes. No texto II, o autor utilizou quais estratégias
argumentativas?
I. Faz referência a fatos
históricos para exemplificar como lidamos com os períodos de seca.
II. Cita o prognóstico de um
instituto de meteorologia.
III. Compara a situação das
poucas no Ceará com a de outros estados do Nordeste.
IV. Cita dados estatísticos que
comprovam a escassez de água.
V. Cita opiniões de especialistas
sobre diversas tecnologias que poderiam ajudar na economia de água.
VI. Faz comparação entre as
formas de lidar com a carência de chuva no Ceará e Israel.
a) Estão corretos os itens I,
II e VI.
b) Estão corretos os itens II, IV
e VI.
c) Estão corretos os itens I, III
e V.
d) Estão corretos os itens II,
IV, e V.
e) Estão corretos os itens II, V
e VI.
09. Em “Nesse
sentido, mesmo que o Governo do
Estado não tenha aventado a possibilidade de iniciar um racionamento, é preciso
que a sociedade se conscientize da importância de poupar água", a conjunção em destaque foi utilizada para estabelecer qual ideia entre as orações do período?
a) Finalidade
b) Consequência
c) Condição
d) Concessão
e) Proporção
10. No período “Nesse sentido, mesmo que o Governo
do Estado não tenha aventado a
possibilidade de iniciar um racionamento...”, o termo em destaque poderia ser
substituído por qual outro que mantivesse o mesmo sentido?
a) Aprovado
b) Sugerido
c) Defendido
d) Discutido
e) Considerado
GABARITO:
01. D; 02. E; 03. C; 04. D; 05. A; 06. C; 07. A; 08. B; 09. D; 10. E.
Ajudou bastante.
ResponderExcluirQue bom!
ExcluirSim
ExcluirLe agradeço me ajudaste muy
ExcluirMuito obg, ajudou bastante
ExcluirMuito obrigada! Grande ajuda para minha prova
ResponderExcluirMuito bom.
ResponderExcluirmuito bom ajudou
ResponderExcluirQue legal!
Excluirvc acertou na prova
Excluironde esta o gabarito do texto 1?
ResponderExcluirNo mesmo lugar dos outros. GABARITO: 01. D; 02. E; 03. C; 04. D; 05. A; 06. C; 07. A; 08. B; 09. D; 10. E.
ResponderExcluirOnde está o gabarito do texto 2?
ResponderExcluirNo mesmo lugar dos outros. (06. C; 07. A; 08. B; 09. D; 10. E. )
ExcluirSão as mesmas respostas do texto 1 e 2?
ExcluirAjudou bastante,muito obrigada
ResponderExcluirMuito boa atividade! Parabéns!
ResponderExcluirObrigada!!
Excluirme ajudou muuuuito
ResponderExcluirAJUDOU MUITO!
ResponderExcluirABRAÇO CSR!
conteudo TOPTOP
ResponderExcluirmuito obrigada, ajudou d+
ResponderExcluirObrigada! Bom proveito!
ResponderExcluirAjudou muito
ResponderExcluirObrigadaaa
ResponderExcluirExcelente atividade, parabéns!
ResponderExcluirMuito obrigada, Gestar!!!
ResponderExcluirOnde acho o gabarito
ResponderExcluirNo final do exercício. GABARITO: 01. D; 02. E; 03. C; 04. D; 05. A; 06. C; 07. A; 08. B; 09. D; 10. E.
ExcluirSalvou minha vida! Obrigada!
ResponderExcluirAinda bem!
ExcluirExcelente atividade.
ResponderExcluir