Os discentes que
estão estudando o texto dissertativo-argumentativo apresentam, muitas vezes,
dificuldades em criar o seu texto e, pensando nisso, apresento uma proposta de
redação e uma REDAÇÃO feita com base nas exigências do Exame Nacional
do Ensino Médio (ENEM). Ressalto que não existem modelos fixos, mas variadas formas de
se produzir textos da tipologia dissertativo-argumentativa. Entretanto,
acredito que, para dar aquele impulso inicial, o modelo apresentado pode ajudar
bastante.
PROPOSTA
DE REDAÇÃO – PREPARAÇÃO PARA O ENEM
A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema “A PRÁTICA DO BULLYING NAS ESCOLAS BRASILEIRAS: UM GRAVE PROBLEMA A SER COMBATIDO”, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa do seu ponto de vista.
TEXTO 01:
BULLYING NA
ESCOLA (Por Thais
Pacievitch)
Bullying é de
origem inglesa e corresponde a um ato caracterizado pela violência física e/ou
psicológica, de forma intencional e continuada, de um individuo, ou grupo
contra outro(s) individuo(s), ou grupo(s), sem motivo claro.
No Brasil,
a palavra “Bullying” é utilizada principalmente em relação aos atos agressivos
entre alunos e/ou grupos de alunos nas escolas. Até pouco tempo, o que hoje
reconhecemos como Bullying, era visto como fatos isolados, “briguinhas de
criança”, e normalmente família e escola não tomavam atitude nenhuma a
respeito.
Atualmente
o Bullying é reconhecido como problema crônico nas escolas, e com conseqüências
sérias, tanto para vítimas, quanto para agressores. (...)
TEXTO
02:
TEXTO 03:
PRESIDENTA DILMA SANCIONA LEI DE COMBATE AO BULLYING
Nova norma
caracteriza claramente as situações de agressão física, psicológica e moral
A Lei que
estabelece o Programa de Combate à Intimidação Sistemática (Bullying) em todo o
Brasil já está publicada e entra em vigor dentro de 90 dias. O texto foi
sancionado pela presidenta Dilma Rousseff e está presente no Diário
Oficial da União desta segunda-feira (9). A nova norma caracteriza
claramente as situações de agressão física, psicológica e moral que podem ser
consideradas bullying e estabelece regras para definir casos de intimidação
realizados por meio da internet.
O programa
tem por principal objetivo prevenir e combater a prática da intimidação
sistemática em toda a sociedade. A abordagem a ser adotada deve evitar, tanto
quanto possível, a punição dos agressores, privilegiando mecanismos e
instrumentos alternativos que promovam a efetiva responsabilização e a mudança
de comportamento hostil.
A Lei nº 13.185 determina
que será considerada intimidação sistemática (bullying) todo ato de violência
física ou psicológica, intencional e repetitivo que ocorre sem motivação
evidente, praticado por indivíduo ou grupo, contra uma ou mais pessoas, com o
objetivo de intimidá-la ou agredi-la, causando dor e angústia à vítima, em uma
relação de desequilíbrio de poder entre as partes envolvidas. A nova Lei entra
em vigor dentro de 90 dias.
http://www.brasil.gov.br/governo/2015/11/presidenta-dilma-sanciona-lei-de-combate-ao-bullying
http://www.brasil.gov.br/governo/2015/11/presidenta-dilma-sanciona-lei-de-combate-ao-bullying
MODELO DE REDAÇÃO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVA ESTILO ENEM
“A
PRÁTICA DO BULLYING NAS ESCOLAS BRASILEIRAS: UM GRAVE PROBLEMA A SER COMBATIDO”
Está cada vez mais rotineira, nas
escolas brasileiras, a prática de uma violência denominada bullying. Muitas
crianças e jovens sofrem diariamente com brincadeiras nada inofensivas, atos
violentos e degradantes que os ferem e os humilham diante da comunidade
escolar. Essa intimidação sistemática pode gerar sérios transtornos tanto para
a vítima quanto para o agressor, que também pode apresentar problemas
psicológicos. (*Apresentação geral do
tema com considerações pessoais sobre o assunto – configura autoria)
A partir dessa observação, reconhece-se, portanto, que o problema do bullying é
gravíssimo e deve ser enfrentado por toda sociedade, pois pode destruir a vida
de muitas pessoas. (*TESE
– pensamento que vai ser defendido ao longo do texto)
Sabe-se que a primeira grande
dificuldade que a criança enfrenta se dá no momento em que ela deixa o
aconchego do lar e vai viver outras experiências de relacionamento na escola.
Nesse momento, começam os desafios de convivência com pessoas diferentes e,
logo cedo, os infantes já entram em contato com os preconceitos e, muitas
vezes, com a rejeição. Normalmente, o bullying inicia com brincadeiras
inocentes que, se não forem monitoradas, esclarecidas, ou até censuradas podem
se prolongar por anos, causando na vítima sérios transtornos psicológicos que
podem, em casos extremos, provocar o suicídio, (*Explicação
sobre como se dá o problema do bullying + considerações pessoais – configura autoria)
como foi mostrado, por exemplo, no filme espanhol “Bullying – Provocações sem
limites”, em que o personagem principal, Jodi, sofre inúmeras perseguições e agressões, após ir estudar em uma nova escola até que, lamentavelmente, suicida-se. (*Citação de um filme que está
relacionado com o tema da redação e com o comentário que foi feito
anteriormente – caracteriza repertório sociocultural)
Segundo a psicóloga Ana Cássia
Maturano, as vítimas da intimidação sistemática apresentam, no geral, uma
personalidade mais frágil e uma baixa autoestima mesmo antes de começarem a
sofrer as agressões na escola, fazendo com que, na maioria das vezes, não
tenham coragem de se defender e não se sintam seguros em denunciar e/ou pedir
ajuda. Já com relação aos agressores, percebe-se que são pessoas que precisam rotineiramente
provar a sua superioridade por meio da intimidação, da violência, e não aceitam
oponentes. (*Citação da opinião de uma
especialista no assunto – caracteriza repertório sociocultural) Entretanto,
não é por acaso que sejam assim, pois é muito comum que venham de lares desestruturados,
permissivos e/ou violentos. Em ambos os casos, os envolvidos precisam da ajuda dos
pais e de acompanhamento especializado. (*Opinião que confirma o que foi exposto da Introdução – configura autoria)
Desse modo, entende-se que é
necessário que os gestores e professores estejam atentos à prática de bullying
no ambiente escolar e desenvolvam um programa de discussão e de conscientização
permanente sobre intimidação sistemática, através de palestras e mesas redondas,
inclusive com a participação dos pais, a fim de que todos possam conhecer a
problemática e as suas consequências. (*Solução detalhada tendo
como agentes principais os gestores e professores, referente ao que foi
comentado no 2º parágrafo)
Ademais, uma vez detectada tal intimidação, é imprescindível que os genitores e
a escola conheçam a extensão do problema e busquem, se necessário, a ajuda de
psicólogos para que seja feito um acompanhamento com todos os sujeitos, antes
que os transtornos se tornem irreversíveis. Com essas ações, o bullying deixará de ser tomar a alegria de tantas crianças e jovens.(*Solução detalhada tendo
como agentes principais os genitores, referente ao que foi comentado no 3º
parágrafo)
Autora: Professora Suziane Brasil Coelho
RESUMO DA
ESTRUTURA DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVA UTILIZADA NESSA REDAÇÃO
1º
Parágrafo: INTRODUÇÃO
- Apresentação geral do tema com considerações pessoais (pensamento próprio) sobre o assunto - configura autoria.
- TESE - pensamento que vai ser defendido ao
longo do texto.
2º
Parágrafo: DESENVOLVIMENTO
- Explicação sobre como
se dá o problema do bullying + considerações pessoais – configura autoria.
- Citação de um filme
que está relacionado com o tema da redação e com o comentário que foi feito
anteriormente – caracteriza repertório sociocultural.
3º
Parágrafo: DESENVOLVIMENTO
- Citação da opinião de
uma especialista no assunto em conformidade com o pensamento que está sendo
defendido ao longo do texto – caracteriza repertório sociocultural.
- Opinião que confirma o que foi
exposto da Introdução – configura autoria.
4º
Parágrafo: CONCLUSÃO
- Solução detalhada tendo
como agentes principais os gestores e professores, referente ao que foi
comentado no 2º parágrafo.
- Solução detalhada tendo
como agentes principais os genitores, referente ao que foi comentado no 3º
parágrafo.
Sugestão
de detalhamento das intervenções:
- Quem
vai fazer? (O AGENTE)
- O que
vai fazer? (A AÇÃO)
- Como
vai fazer? (O MODO)
- Para que vai fazer? (OBJETIVO/FINALIDADE)-
- Detalhamento (explicação extra sobre um dos elementos anteriores)
Professora Suzane, que trabalho excelente! Parabéns e vou usar , claro que creditando ao site e a sua autoria. Muito obrigado!
ResponderExcluirCarlos, atualizei o material. Fico feliz que tenha gostado. Grata por mencionar a minha autoria e o meu blog. Existem muito materiais legais no blog!
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