quarta-feira, 8 de junho de 2016

PROPOSTA DE REDAÇÃO ESTILO ENEM (7)

Bom dia!! Estou compartilhando com vocês hoje mais proposta de redação estilo Enem. Como sabemos, nas últimas edições deste exame, tiveram prioridade temas mais voltados para questões sociais, que visavam à conscientização dos cidadãos sobre algum problema relevante para a sociedade. Entretanto, devido ao momento político atual, devemos pensar também na mudança de perspectiva das provas deste ano e, seguindo a visão do liberalismo econômico, podemos pensar em temas que envolvem a questão do mercado de trabalho, do desenvolvimento econômico. O candidato bem preparado escreve sobre vários temas!!!

PROPOSTA DE REDAÇÃO – PREPARAÇÃO PARA O ENEM

A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO em NORMA PADRÃO da língua portuguesa sobre o tema O USO DE ENERGIAS RENOVÁVEIS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO BRASIL, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa do seu ponto de vista.

TEXTO 01:

A geração de energia é uma das grandes preocupações na atualidade. Observe o gráfico e analise algumas fontes geradoras.

Gráfico: Fontes geradoras de Energia Elétrica no Brasil


TEXTO: 02

A nova era da energia renovável já começou no Brasil

São Paulo - Os bons ventos continuarão soprando forte e o sol, finalmente, brilhará sobre a matriz energética brasileira nos próximos anos. Até 2040, o Brasil deverá atrair US$ 300 bilhões em investimentos para geração de energia elétrica — a maior parte disso (70%) irá para projetos solares e eólicos, prevê o estudo Energy Outlook (NEO), feito pela Bloomberg New Energy Finance (BNEF).
No total, o país vai adicionar 250 gigawatts (GW) de nova capacidade nos próximos anos, chegando a 383GW, um aumento de 189% sem sua capacidade total. Cerca de 89% disso, prevê o estudo, serão compostos de energias renováveis, inclusive de pequenas e grandes hidrelétricas.
No entanto, a grande mudança vem participação das renováveis eólica, solar e biomassa, que deverá saltar dos atuais 14% de capacidade instalada para nada menos do que 51% em 2040.
"A crise no setor energético nos últimos meses, agravada pela seca, destacaram a necessidade do país diversificar sua matriz energética", diz Lilian Alves, analista da Bloomberg New Energy Finance.
"E o grande potencial de diversificação está nas fontes renováveis, não necessariamente em termelétricas a óleo combustível", enfatiza.
À medida que o país expande a capacidade e a geração a partir de fontes alternativas, ele aumenta sua segurança energética e a resiliência frente a fenômenos extremos.


TEXTO 03:

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL EM ENERGIAS RENOVÁVEIS

O conceito de desenvolvimento sustentável é, normalmente, definido como o desenvolvimento que procura satisfazer as necessidades da geração actual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades.
A energia sustentável é então uma necessidade imediata para manter a atual sociedade, assim como as gerações futuras em termos energéticos.
Representa a possibilidade de as populações presentes e futuras atingirem um nível satisfatório de desenvolvimento social e económico e de realização humana e cultural, fazendo, ao mesmo tempo, um uso razoável dos recursos da terra e preservando as espécies e os habitats naturais.
O desenvolvimento sustentável assenta em três eixos: ambiental, social e econômico – e só pode ser alcançado se estes três eixos evoluírem de forma harmoniosa. (...)


                                                                                                                                                                                      INSTRUÇÕES:
·         O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado.
·         O texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.
·         A redação com até 7 linhas escritas será considerada “insuficiente” e receberá nota zero.
·         A redação que fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo receberá nota zero.
·         A redação que apresentar proposta de intervenção que desrespeite os direitos humanos receberá nota zero.
·         A redação que apresentar cópia dos textos motivadores da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.

2 comentários:

  1. Professora Suziane, muito importante esse seu alerta para a mudança de perspectivas em se tratando da temática do ENEM. Vou começar a pensar no tema por essa nova óptica. Obrigada pela dica!!!

    ResponderExcluir
  2. Professora Daniela, devido ao atual momento, devemos considerar todas as perspectivas!! Espero ter ajudado!!!

    ResponderExcluir