segunda-feira, 19 de novembro de 2018

PROPOSTA DE REDAÇÃO ESTILO UECE (2)


PROPOSTA DE REDAÇÃO ESTILO UECE

(UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ)

Prezado (a) Candidato (a)

No mundo hodierno, as pessoas estão cada vez trabalhando mais, correndo atrás das suas necessidades e objetivos, numa luta constante contra o tempo, e, por vezes, acabam ignorando umas as outras sem perceber que as relações humanas se esvaziam e uma sociedade sem empatia vai se moldando de forma cruel e assustadora. Entende-se, portanto, que, mais do que nunca, as pessoas precisam diminuir seu ritmo acelerado de vida e olhar para o outro com sensibilidade, colocando-se em seu lugar, para que, assim, possam juntos construir um corpo social harmonioso e justo.

Após a leitura dos textos motivadores e das suas reflexões sobre a importância da empatia nas relações humanas no século XXI, escolha UMA das propostas abaixo e componha o seu texto.

Proposta 1: Imagine-se como um palestrante que irá proferir discurso em várias escolas públicas e particulares sobre a importância da empatia nas relações humanas no século XXI, a fim de sensibilizar os alunos e seus pais para as necessidades do outro e despertar neles o desejo de ajudar o próximo.

Proposta 2: Escreva um relato pessoal, que será apresentado em forma de vídeo, em palestras nas escolas públicas e particulares, narrando uma história de superação de vida que só foi possível devido à ajuda de pessoas que deixaram de pensar somente em si e passaram a enxergar o outro como seu semelhante, com o objetivo de sensibilizar pais e alunos sobre a importância da empatia. 



TEXTO I

O que é Empatia?

Empatia significa a capacidade psicológica para sentir o que sentiria uma outra pessoa caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela. Consiste em tentar compreender sentimentos e emoções, procurando experimentar de forma objetiva e racional o que sente outro indivíduo.
A empatia leva as pessoas a ajudarem umas às outras. Está intimamente ligada ao altruísmo - amor e interesse pelo próximo - e à capacidade de ajudar. Quando um indivíduo consegue sentir a dor ou o sofrimento do outro ao se colocar no seu lugar, desperta a vontade de ajudar e de agir seguindo princípios morais.
A capacidade de se colocar no lugar do outro, que se desenvolve através da empatia, ajuda a compreender melhor o comportamento em determinadas circunstâncias e a forma como o outro toma as decisões. (...)

Disponível em https://www.significados.com.br/empatia/. Acesso em  12/11/2018.

TEXTO II

Empatia seletiva e a indiferença ao sentimento alheio

Empatia é o estado em que o teu psicológico se projeta no outro individuo, de modo a compreender os sentimentos do mesmo, em determinada ou diversas situações. Temsido uma palavra bastante falada, pregada e adorada no mundo digital. É bonito de se ver tantas pessoas pregando o quão importante é ser empático. É humano.
Desplugados da internet, uma fatia grande de pessoas são completamente distintas do que se revelam virtualmente (isto não é novo). Elas não se importam com o próximo do modo que escrevem, não são empáticas com toda e qualquer vida humana, não lutam bravamente de modo a honrarem o que dizem ser e fazer. Elas só se harmonizam com os teus e com aqueles que compartilham de suas ideologias. Aos outros que estão do outro lado, desejam a morte. (...)
Não se deve ter compaixão pensando que "amanhã pode ser você ou alguém de sua família", isto é errado. Deve-se ter empatia, por se tratar de pessoas que possuem moralidades e liberdades individuais, acima disso, possuem o direito da dignidade humana.
Por Eli Belizário

TEXTO III
Cegueira moral: a perda da sensibilidade na modernidade líquida
Outubro, 2015

No ritmo acelerado do mundo contemporâneo, no qual a atenção dificilmente consegue se fixar em algo importante, corremos o sério risco de perder a sensibilidade em relação aos outros. Em “Cegueira Moral: a perda da sensibilidade na modernidade líquida” (2014), Zygmunt Bauman, o maior pensador social contemporâneo, junto com o filósofo e professor de ciência política da Lituânia, Leonidas Donskis, fazem uma análise brilhante desse novo mal que assola nossa época e nos anestesia perante o sofrimento alheio. Uma leitura fundamental e de grande interesse para todos aqueles que se preocupam com as mudanças mais profundas que, silenciosamente, moldam a vida dos homens na modernidade líquida, uma modernidade que retrata tanto fenômenos compostos de aparência, quanto desprovidos de referências.


TEXTO IV


Disponível em https://pt.slideshare.net/CorSilva/empatia-a-habilidade-fundamental-para-os-novos-tempos-54803766. Acesso em 19/11/2018.


Nenhum comentário:

Postar um comentário