ATIVIDADE DE COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO TEXTUAL - GÊNERO: TEXTO PUBLICITÁRIO
CARTAZ 1
Disponível em http://www.encontrodemotos.com.br/noticia/1229/nova-campanha-de-transito-alerta-para-risco-de-acidentes-nas-ferias.html. Acesso
em 15/01/2018, às 23:25.
Transcrição:
Não importa para onde você vai nessas férias. A imprudência pode
mudar o seu destino.
a imprudência pode acabar suas férias. e deixar muita dor pelo caminho.
Respeite as leis de trânsito. Faça um pacto pela vida.
a imprudência pode acabar suas férias. e deixar muita dor pelo caminho.
Respeite as leis de trânsito. Faça um pacto pela vida.
01. O cartaz em análise foi divulgado com o objetivo de fazer
A) uma conscientização para não beber e dirigir.
B) um convite para não cometer imprudência nas estradas.
C) um alerta sobre os atos imprudentes no trânsito.
D) uma crítica aos motoristas que dirigem com irresponsabilidade.
02. Neste
cartaz, o uso da foto que compõe o texto não-verbal tem a função de
A) chamar a atenção do público
para o fim perigoso dos relacionamentos.
B) apenas ilustrar o cartaz,
demonstrando a criatividade do publicitário que criou a propaganda.
C) convencer o motorista de que
dirigir em alta velocidade pode destruir as famílias.
D) alertar os
motoristas sobre as mazelas que a imprudência no trânsito pode provocar.
03. Ao analisar o texto verbal do
cartaz, é correto afirmar que
I. Os verbos no modo imperativo,
“respeite e faça”, foram empregados
para dar conselhos emocionais aos motoristas.
II. A palavra “férias” recebe acento pelo mesmo motivo
que a palavra “imprudência” recebe.
III. O uso do pronome “você” é comum nos textos publicitários a
fim de manter uma certa impessoalidade entre os interlocutores.
IV. Em “respeite as leis de
trânsito”, o verbo utilizado está conjugado na 2ª pessoa do singular.
V. Em “E deixar muita dor pelo caminho”, a conjunção utilizada tem a
função de acrescentar uma ideia à oração
anterior.
A) os itens II, IV e V são
verdadeiros.
B) os itens I, III e V são
verdadeiros.
C) apenas os itens II e IV são
verdadeiros.
D) apenas os itens II e
V são verdadeiros.
04. Ao observar a relação de
sentido entre os períodos “Não importa
para onde você vai nas férias. A
imprudência pode mudar o seu destino”, indique a conjunção que poderia
ser usada adequadamente para fazer a ligação entre as ideias, substituindo o
ponto final entre os períodos.
A) PORTANTO
B) PORQUE
C) QUANDO
D) COMO
05. A frase “A imprudência pode
mudar o seu destino” está na voz ativa. Ao passá-la para a voz passiva,
respeitando as mudanças linguísticas necessárias e adequadas ao contexto, ela
ficaria da seguinte forma:
A) A imprudência mudará o seu destino.
B) O seu destino mudará devido à impudência.
C) O seu destino pode ser mudado pela imprudência.
D) O seu destino foi mudado pela imprudência.
CARTAZ 2
Disponível em http://www.styluspropaganda.com.br/cases/furar-o-sinal-pode-ser-fatal/.
Acesso em 08/02/2018.
Transcrição:
“AVANÇAR
O SINAL PODE SER FATAL. Todas as ações do Detran são no sentido de prevenir e
educar as pessoas para um trânsito cada vez mais humano, porque o mais
importante é preservar a vida em sua integridade”
06. Os cartazes
publicitários podem apresentar vários objetivos comunicativos, mas normalmente
têm um objetivo em comum, todos pretendem convencer o seu interlocutor de
alguma mensagem que desejam passar. Ao analisar a intenção comunicativa do
cartaz em análise, pode-se afirmar que a função da linguagem predominante é
A) Emotiva
B)
Conativa
C) Referencial
D) Metalinguística
E) Fática
07. Em cartazes
publicitários, por exemplo, a ligação entre elementos da linguagem verbal e
elementos da linguagem não-verbal é essencial para dar sentido à mensagem que
se deseja passar para o público. No cartaz em análise, percebe-se que a ligação
principal entre elementos dessa natureza está
A) entre a frase “avançar
o sinal” e o sangue no sinal
vermelho.
B) entre a palavra
“fatal” e a faixa de pedestre.
C) entre o
semáforo e os carros na avenida.
D) entre o sangue
no sinal vermelho e a faixa de pedestre.
E) entre a palavra “fatal” e o sangue no sinal vermelho.
08. O cartaz em
análise tem o objetivo principal de
A) conscientizar
os motoristas sobre os riscos de ultrapassar o sinal vermelho.
B) alertar os
pedestres sobre o perigo de não atravessar na faixa destinada a eles.
C) divulgar a
importância de um serviço do Detran prestado à comunidade.
D) promover a
responsabilidade de motoristas conscientes que não ultrapassam o sinal
vermelho.
E) criticar o
comportamento de motoristas que não respeitam a faixa de pedestres.
CARTAZ 3
09.
Ao analisar a linguagem verbal e não verbal da propaganda acima, percebe-se que
se trata
A) da divulgação de um produto.
B) de uma crítica às
prioridades discutidas pelos governantes.
C) de uma orientação sobre os direitos
dos consumidores.
D) de uma ironia em relação aos
moradores de rua.
E) de um cartaz governamental sobre
problemas sociais.
10.
Os sinais de pontuação são essenciais para a construção de um texto e a
transmissão da ideia certa. Sobre a pontuação empregada no texto da propaganda
é correto afirmar:
I. O ponto final em “Vamos.” foi empregado para dar a ideia
de certeza e confirmação com relação à pergunta que foi realizada antes.
II. Na primeira frase, o ponto de
interrogação foi usado simplesmente para expressar uma dúvida.
III. Na segunda frase, o ponto de
interrogação foi usado para fazer uma pergunta despretensiosa.
IV. O ponto de interrogação em “Vamos?” foi empregado para transmitir a
ideia de que não há muito interesse em discutir o problema dos moradores de
rua.
A) Estão corretos os itens I
e IV.
B) Estão corretos os itens I e II.
C) Estão corretos os itens II e III.
D) Estão corretos os itens III e IV
E) Estão corretos os itens I, II e
III.
GABARITO: 01. C/ 02. D/ 03. D/ 04. B/ 05. C/ 06. B/ 07. E/08. A/ 09. B/ 10. A
Oi, Giovanna! Descobri seu blog esses dias e já estou adorando! Sou recém-formada em Letras-Português e já trabalho na área. Obrigada por compartilhar tanto material bacana!
ResponderExcluirBeijocas
Oi, Renata!Eu me chamo Suziane Brasil. O nome Giovanna é da minha filha que me pediu para eu criar um canal no Youtube para ela e tive, num primeiro momento, criar através do meu gmail. Estou providenciando a alteração.
ResponderExcluirFico feliz que tenha gostado do blog. Tudo que eu posto aqui corresponde a materiais que elaboro para trabalhar nas minhas aulas. Não deixe de seguir o blog. Sempre algo novo que te ajudar!!
excelente, queremos fazer algo assim na agencia de marketing digital sp , ótimo e recomendo
ResponderExcluirQue bom, Lorena! Fico feliz!!
ResponderExcluir