sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

ATIVIDADE DE COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO - GÊNERO TEXTUAL: ARTIGO DE OPINIÃO

LIVRO DE PAPEL OU DIGITAL?
Os dois carregam vantagens e desvantagens
Por Lelé Guerra, do ZH Opinião.

Assim como quando a televisão surgiu, todos apostaram no fim do rádio e, mesmo com a praticidade dos DVDs, ninguém abriu mão de uma boa sessão de cinema, eis uma questão que ainda divide opiniões: livro de papel ou e-books, que estão surgindo com força e causando encantamento para muitos leitores.
Os dois carregam vantagens e desvantagens. Os leitores sempre trazem o prazer de folhear o livro de papel e não abrem mão do cheiro do livro novo. O livro digital traz a vantagem da facilidade de lê-lo em apenas alguns cliques. Já o peso do livro impresso e o cansaço causado pela tela do computador na leitura dos e-books são apontados como desvantagens.
Não podemos negar as possibilidades que a era digital nos oferece, pois esse é um caminho sem volta. Como professores, temos que ajudar nossa criança e jovem a desenvolver as habilidades de analisar, selecionar, classificar, refletir, julgar as informações recebidas. Esse é o caminho.
O livro, o jornal, a internet são suportes de informação. O mais importante é o que fazer com as informações recebidas. Se suas leituras serão feitas no papel ou na tela, acredito não fazer diferença. Cabe ao professor valer-se dessas leituras para estimulá-los a práticas que possibilitem enfrentar desafios de uma vida em sociedade e fazer uso desse conhecimento para continuar aprendendo ao longo de sua existência.
Acredito que se uma boa literatura for apresentada aos alunos e suas leituras diárias passarem pela análise, seleção e reflexão do leitor, certamente ele se tornará um ser criativo e entenderá que a tecnologia está à sua disposição e não ao contrário. Ela será aquilo que fizermos dela. Se quisermos que ela seja voltada para a banalidade e para o vazio, ela será. Se quisermos que ela seja dinâmica e educativa, ela será, independentemente da plataforma em que o texto se apresentar. A melhor tecnologia é a nossa mente. Ela pensa, raciocina, intui, cria.
E, quanto ao livro de papel, ainda veremos nossos netos e talvez bisnetos com ele na mão por um bom tempo. Essa migração definitiva ainda está distante de acontecer.
Ler é o mais importante. Ler para refletir, divertir-se, ter ideias, posicionar-se, trocar de opinião.

Disponível em http://biblioo.cartacapital.com.br/livros-papel-digital/. Acesso em 17/09/2017, às 22:52.


01. No texto “Livro de papel ou digital?”, a tipologia textual predominante em toda sua extensão é
A) descritiva, porque descreve como são os livros digitais.
B) expositiva, porque expõe as vantagens do livro de papel.
C) argumentativa, porque defende um ponto de vista sobre o assunto.
D) injuntiva, porque indica comandos a serem seguidos para o uso do livro digital.
E) narrativa, porque narra com detalhes a história do livro digital.

02. Para construir a ideia central do texto, o autor, primeiramente, utiliza a estratégia textual de
A) mostrar mais exemplos positivos de uso do livro de papel.
B) enumerar menos aspectos negativos do livro digital.
C) elogiar os dois tipos de livros, mostrando imparcialidade.
D) destacar a importância de acompanhar a revolução digital.
E) elencar aspectos positivos e negativos de cada um dos livros.

03. A tese defendida pelo autor resume-se em afirmar que

A) “Assim como quando a televisão surgiu, todos apostaram no fim do rádio e, mesmo com a praticidade dos DVDs, ninguém abriu mão de uma boa sessão de cinema...”
B) “Se uma boa literatura for apresentada aos alunos e suas leituras diárias passarem pela análise, seleção e reflexão do leitor, ele se tornará um ser criativo e entenderá que a tecnologia está à sua disposição”.
C) “Os leitores sempre trazem o prazer de folhear o livro de papel e não abrem mão do cheiro do livro novo”.
D) “Já o peso do livro impresso e o cansaço causado pela tela do computador na leitura dos e-books são apontados como desvantagens”.
E) “Se quisermos que ela seja dinâmica e educativa, ela será, independentemente da plataforma em que o texto se apresentar”.

04. Para construir o seu pensamento de forma coerente e convincente no texto, o autor emprega a estratégia de
A) exemplificação.
B) ironia.
C) citação filosófica.
D) comparação.
E) depoimento.

05. Em “Esse é o caminho”, o pronome demonstrativo “esse” está fazendo referência a uma informação citada anteriormente. Sabendo disso, indique a informação que pode ser retomada por meio desse pronome no texto.

A) O conflito entre livro de papel ou e-books, que estão surgindo com força e causando encantamento para muitos leitores.
B) Os leitores sempre trazem o prazer de folhear o livro de papel e não abrem mão do cheiro do livro novo.
C) O peso do livro impresso e o cansaço causado pela tela do computador na leitura dos e-books são apontados como desvantagens.
D) Não podemos negar as possibilidades que a era digital nos oferece, pois esse é um caminho sem volta.
E) Ajudar as crianças e os jovens a usarem adequadamente as possibilidades e as ferramentas que a tecnologia oferece.

06. Observe os termos grifados e aponte a alternativa que indica os nomes presentes no texto que fazem referência aos termos grifados nas frases a seguir.

I. “Ela será aquilo que fizermos dela”.
II. “O livro digital traz a vantagem da facilidade de lê-lo em apenas alguns cliques”.
III. “Ela pensa, raciocina, intui, cria”.
IV. “Cabe ao professor valer-se dessas leituras para estimulá-los a práticas que possibilitem enfrentar desafios”.

A) Tecnologia – livro digital – mente – criança/jovem.
B) Mente – livro digital – tecnologia – criança/jovem.
C) Tecnologia – livro digital – leitura – estudantes.
D) Mente – livro de papel – tecnologia – alunos.
E) Leitura – livro digital – mente – criança e jovem.

07. Para ligar estes dois períodos “A melhor tecnologia é a nossa mente. Ela pensa, raciocina, intui, cria” precisamos averiguar qual é a relação de sentido que existe entre eles. Ao compreender essa relação, indique a conjunção que melhor realizará a ligação entre as duas afirmações.
A) Portanto
B) Embora
C) Porque
D) Todavia
E) À medida que

08. No período “Se quisermos que ela seja dinâmica e educativa, ela será,...”, a conjunção destacada transmite ideia de
A) temporalidade.
B) condicionalidade.
C) finalidade.
D) proporcionalidade.
E) concessividade.

Charge 
Disponível em http://blog.crb6.org.br/artigos-materias-e-entrevistas/charge-o-fim-do-jornal-de-papel/. Acesso em 19/01/2018.


 09. Charge é uma ilustração humorística que envolve a caricatura de um ou mais personagens, feita com o objetivo de satirizar algum acontecimento da atualidade. No caso da charge em análise, ao perguntar “como vamos embrulhar peixe no futuro?”, o personagem deu a entender que
A) o jornal impresso é essencial para os idosos se mantenham informados.
B) os idosos desconhecem a importância da leitura de jornal para se informar.
C) o jornal impresso já não tinha serventia, a ser a de embrulhar peixe.
D) embrulhar peixe é mais uma das inúmeras importantes funções que o jornal impresso tem.
E) o fim do jornal impresso trará muitos prejuízos aos leitores, principalmente para os idosos.

10. C om base na frase proferida pelo personagem, “Não haverá peixes no futuro, seu alienadinho!”, pode-se inferir que

I. realmente, o fim do jornal impresso causará um certo desconforto para os seus leitores.
II. para ele, o maior problema é a questão ambiental e não o fim do jornal impresso.
III. o amigo do personagem é uma pessoa bem consciente sobre os problemas do país.
IV. o jornal impresso já não apresenta nenhuma utilidade na era das tecnologias.
V. “alienadinho” é um apelido carinhoso que o personagem usa para se referi ao seu colega.

A) Apenas os itens I e IV estão corretos.
B) Os itens I, II e IV estão corretos.
C) Os itens II, III e V estão corretos.
D) Os itens II, IV e V estão corretos.
E) Apenas os itens II e IV estão corretos.





GABARITO: 01. C; 02. E; 03. B; 04. D; 05. E; 06. A; 07. C; 08. B; 09. C; 10. E


Nenhum comentário:

Postar um comentário