PROPOSTA
DE REDAÇÃO
A partir da leitura dos textos
motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua
formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua
portuguesa sobre o tema “A IMPORTÂNCIA
DA EDUCAÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DA VERDADEIRA CIDADANIA DOS BRASILEIROS”,
apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos.
Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos
para defesa do seu ponto de vista.
TEXTO I
Educação
para a Cidadania - Linhas Orientadoras
A prática da cidadania constitui um
processo participado, individual e coletivo, que apela à reflexão e à ação
sobre os problemas sentidos por cada um e pela sociedade. O exercício da
cidadania implica, por parte de cada indivíduo e daqueles com quem interage,
uma tomada de consciência, cuja evolução acompanha as dinâmicas de intervenção
e transformação social. A cidadania traduz-se numa atitude e num comportamento,
num modo de estar em sociedade que tem como referência os direitos humanos,
nomeadamente os valores da igualdade, da democracia e da justiça social.
Enquanto processo educativo, a
educação para a cidadania visa contribuir para a formação de pessoas
responsáveis, autónomas, solidárias, que conhecem e exercem os seus direitos e
deveres em diálogo e no respeito pelos outros, com espírito democrático,
pluralista, crítico e criativo. (...)
Disponível em http://www.dge.mec.pt/educacao-para-cidadania-linhas-orientadoras-0. Acesso 07/06/2017,
às 08:46.
TEXTO II
Disponível em http://educacaoecidadaniaucsal.blogspot.com.br/2013/11/lendo-alguns-textos-pelainternet-me.html. Acesso em
11/09/2017, às 15:40.
TEXTO III
Paulo Freire (1921-1997) foi o mais
célebre educador brasileiro, com atuação e reconhecimento internacionais.
Conhecido principalmente pelo método de alfabetização de adultos que leva seu
nome, ele desenvolveu um pensamento pedagógico assumidamente político. Para
Freire, o objetivo maior da educação é conscientizar o aluno.
Disponível em https://sustentabiliarte.wordpress.com/2013/12/12/paulo-freire-e-a-educacao-socioambiental/. Acesso em em
11/09/2017, às 15:43.
TEXTO IV
(...) A educação para a cidadania
pretende fazer de cada pessoa um agente de transformação. Isso exige uma
reflexão que possibilite compreender as raízes históricas da situação de
miséria e exclusão em que vive boa parte da população. A formação política, que
tem no universo escolar um espaço privilegiado, deve propor caminhos para mudar
as situações de opressão. Muito embora outros segmentos participem dessa
formação, como a família ou os meios de comunicação, não haverá democracia
substancial se inexistir essa responsabilidade propiciada, sobretudo, pelo ambiente
escolar. (...)
Disponível em http://www.educacional.com.br/articulistas/outrosEducacao_artigo.asp?artigo=artigo0050. Acesso em
11/09/2017, às 16:19.
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