segunda-feira, 9 de outubro de 2017

MODELO DE REDAÇÃO ESTILO ENEM (5) - TEMA: A IMPORTÂNCIA DOS VALORES ÉTICOS PARA O DESENVOLVIMENTO NA NAÇÃO

Olá, galera! Hoje compartilho com vocês um modelo de redação estilo Enem sobre um tema postado aqui no blog, em 11 de julho deste ano, que trata da IMPORTÂNCIA DOS VALORES ÉTICOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA NAÇÃO - Proposta de Redação 32 - acessível pelo link https://decifrandotextosecontextos.blogspot.com.br/2017/07/.

Para iniciar a nossa conversa, é necessário destacar que o primeiro passo para desenvolver um bom texto dissertativo-argumentativo é a correta interpretação do tema proposto. 
Normalmente, verifico em minhas aulas que muitos estudantes tendem a selecionar algumas palavras que eles consideram principais do tema para desenvolver o seu texto, ou fazem interpretação equivocada sobre o problema principal que deveria ser abordado. 
Ao aplicar a redação em sala sobre o tema A IMPORTÂNCIA DOS VALORES ÉTICOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA NAÇÃO, percebi que muitos, mas muitos mesmos, dos meus alunos dedicaram o seu texto a falar da corrupção, como se esse fosse o único problema ético que enfrentamos, outros falaram dos valores éticos, porém deixaram de comentar da importância desses valores para o desenvolvimento da nação. 
Abordagens equivocadas do tema podem levar o candidato a tirar nota ZERO na redação por FUGA AO TEMA ou, caso haja uma abordagem incompleta da temática proposta, o candidato pode perder muitos pontos por TANGENCIAMENTO, uma espécie de FUGA PARCIAL DO TEMA.
Portanto, ressalto mais uma vez aqui no blog que devemos ter muito cuidado e atenção ao ler a proposta de redação da prova do Enem, pois um dos principais aspectos avaliados é a correta e completa abordagem do tema, a fim de que vocês possam garantir uma nota alta nessa prova.

Professora Suziane Brasil


MODELO DE REDAÇÃO ESTILO ENEM
TEMA: A IMPORTÂNCIA DOS VALORES ÉTICOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA NAÇÃO
Para o filósofo espanhol contemporâneo Fernando Savater, “todos os seres humanos agem buscando sua própria felicidade e, portanto, a ética deveria ser uma ferramenta para tornar a felicidade possível para o maior número de pessoas”, isto é, partindo desse princípio defendido por Savater, entende-se que a ética é um fator essencial para a construção de uma nação que visa ao bem coletivo e não apenas a interesses mesquinhos e individualistas, como, infelizmente, constatamos no comportamento de muitos brasileiros, desde políticos a cidadãos comuns. Nessa vereda, destaca-se que a formação de valores éticos é imprescindível a todos os indivíduos que compõem uma sociedade para que ainda possa haver um resquício de esperança de se viver em um país mais justo e íntegro.
Nesse panorama conflituoso de valores do mundo hodierno, uma sociedade que se vangloria de praticar ações corruptas, desonestas e oportunistas, como se isso fosse sinal de esperteza, de sabedoria, com certeza, vive uma crise em seus valores éticos, pois, em nome de sorrateiros interesses, perde-se toda e qualquer dignidade, honestidade, integridade, inclusive, a própria vergonha que, muitas vezes, ainda nos impede de praticar atos ilícitos. Assim como o personagem Fernando Seixas, no livro Senhora, de José de Alencar, não se envergonha de descumprir covardemente sua promessa de casamento com Aurélia para casar-se com Adelaide por dinheiro e status social, uma parcela significativa da população brasileira também adota esse mesmo comportamento individualista e mesquinho, diante de situações da vida cotidiana e política no Brasil.
Em acréscimo, sobreleva notar que, para o desenvolvimento de uma nação, a questão ética é essencial e deve fazer parte do corpo social que compõe todas as esferas de atuação humana, como família, escola, igreja, trabalho e, impreterivelmente, a política. Necessita-se reconhecer, portanto, que a ética deve almejar sempre o bem – estar coletivo e não o individual, assim como defende o filósofo Fernando Savater, pois somente, quando os valores éticos se tornarem intrínsecos ao comportamento do brasileiro, presenciar-se-á a construção de uma sociedade mais justa e íntegra para todos; de uma sociedade que será capaz de indignar-se diante de um caso de corrupção, por exemplo, não porque não pode usufruir também dos desvios de dinheiro, mas porque reconhece que tal ato é ilícito e prejudica todos os cidadãos do país.
Face às considerações aduzidas, confirma-se a ideia da urgente mudança de comportamento da sociedade em relação à formação dos valores éticos de seus constituintes para o pleno desenvolvimento da nação. Para atingir esse propósito, destaca-se a importância de os pais ensinarem aos seus filhos, por meio de atitudes concretas no dia a dia, que todo cidadão deve cultivar padrões éticos, a fim de que ações corruptas e desonestas possam ser minadas do corpo social. Ademais, ressalta-se ainda que a escola, como meio formador de conhecimento e comportamento, deve desenvolver projetos pedagógicos que despertem nos alunos a consciência do bem comum, da coletividade, por meio de ações sociais em prol da comunidade, para que todos os envolvidos possam praticar o altruísmo e não o individualismo, evitando agir como o personagem Fernando Seixas, no livro Senhora.

Autora: Professora Suziane Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário