terça-feira, 3 de outubro de 2017

PROPOSTA DE REDAÇÃO ESTILO ENEM (34) - USO COMPULSIVO DE CELULARES



PROPOSTA DE REDAÇÃO
A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO em NORMA PADRÃO da língua portuguesa sobre o tema “O USO COMPULSIVO DE CELULARES E SUAS IMPLICAÇÕES NO COMPORTAMENTO DAS PESSOAS”, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa do seu ponto de vista.

TEXTO I:
SAÚDE 14/09/2016
Uso compulsivo de celular será discutido em encontro de psiquiatria

Há pessoas que podem entrar num estado de ansiedade e angústia quando estão sem o celular ou a bateria dele está no fim. A nomofobia é um termo recente relacionado ao uso compulsivo da Internet. Esse será um dos temas abordados na 38ª Jornada Cearense de Psiquiatria, que ocorrerá de amanhã a sábado, 17, no Hotel Sonata de Iracema, na Praia de Iracema.
O nome vem da junção das palavras no, mobile e phobia, ou seja, a fobia de permanecer sem conexão móvel. “A nomofobia é um transtorno secundário associado a outros primários, como ansiedade e transtorno de pânico”, cita Antônio Martins, pós-graduando em Terapia Cognitivo-comportamental.
Psiquiatra do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) e uma das palestrantes sobre Mídias Sociais e Saúde Mental no evento, Tatiana Pinho explica que o problema pode estar ligado a transtorno de ansiedade e depressão e prejudicar relações sociais e profissionais. “Esse fenômeno é novo e ainda está começando a ser estudado, mas isso deixa de ser um hábito comum quando começa a prejudicar as atividades e as relações interpessoais”, esclarece.

Diminuição drástica do tempo e da qualidade de sono, negligência nos contatos sociais, como família e amigos, queda de desempenho no trabalho e estudos são algumas das consequências da compulsão.
De acordo com a especialista, pessoas que sofrem de nomofobia deixam o celular ligado 24 horas por dia e enfrentam sintomas de abstinência quando estão sem o aparelho. Medo, ansiedade e estresse ao pensar em sair sem celular são indícios da dependência. Os sintomas podem levar a outros efeitos colaterais, como tremores, sudorese, tontura, dificuldade em respirar, náuseas, dor no peito, aceleração da frequência cardíaca. (...)
 (Ana Rute Ramires/Especial para O POVO)

TEXTO II:
 


Disponível em: https://br.pinterest.com/pin/350717889708629220/ Acesso em: 04/04/2017, às 17: 16.

TEXTO III:
Pessoas que não conseguem ficar sem celular podem sofrer ansiedade típica da modernidade; 35% dos brasileiros mexem no celular a cada dez minutos
(...) Exagero
No ano passado, um instalador de ar-condicionado reagiu a um assalto, em Vitória, capital de Espírito Santo, e tirou uma selfie, acompanhado do assaltante. Em testemunho o rapaz afirmou que estava andando pela rua quando foi abordado pelo homem, que estava em cima de uma bicicleta, que o mandou entregar o celular. Após negar duas vezes a condição imposta, o jovem empurrou a bicicleta do homem, que ao tentar correr caiu na calçada, o imobilizou com uma chave de braço e tirou a foto enquanto a polícia chegava ao local.
Selfie no México
Óscar Otero Aguilar, um jovem mexicano de 21 anos, morreu no meio do ano passado quando tentou fazer uma selfie para postar na rede social Facebook. O rapaz tentou fazer uma foto em que apontava uma das armas que possuía para sua cabeça, porém Óscar estava embriagado e acidentalmente puxou o gatilho da arma invés de tirar a foto. Segundo a revista “Excelsior” quando os policiais chegaram ao local chamaram de imediato os paramédicos que confirmaram a morte imediata do rapaz.
 


2 comentários:

  1. Suziane,parabéns pelo grande trabalho em colocar essas atividades que têm ajudado muito aos professores. Tenho utilizado em minhas aulas,pois são muito bem elaboradas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Genivaldo! Faço essas atividades para aplicá-las com meus alunos e disponibilizo no blog para ajudar colegas professores e alunos. Fico feliz por você ter gostado!! Um abraço!!!

      Excluir