terça-feira, 1 de maio de 2018

ATIVIDADE DE COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO GÊNERO: TEXTOS PUBLICITÁRIOS


ATIVIDADE DE COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO TEXTUAL - GÊNERO: TEXTO PUBLICITÁRIO
CARTAZ 1


Transcrição: 
Não importa para onde você vai nessas férias. A imprudência pode mudar o seu destino.
a imprudência pode acabar suas férias. e deixar muita dor pelo caminho.
Respeite as leis de trânsito. Faça um pacto pela vida. 

01. O cartaz em análise foi divulgado com o objetivo de fazer
A) uma conscientização para não beber e dirigir.
B) um convite para não cometer imprudência nas estradas. 
C) um alerta sobre os atos imprudentes no trânsito.
D) uma crítica aos motoristas que dirigem com irresponsabilidade.

02. Neste cartaz, o uso da foto que compõe o texto não-verbal tem a função de
A) chamar a atenção do público para o fim perigoso dos relacionamentos.
B) apenas ilustrar o cartaz, demonstrando a criatividade do publicitário que criou a propaganda.
C) convencer o motorista de que dirigir em alta velocidade pode destruir as famílias.
D) alertar os motoristas sobre as mazelas que a imprudência no trânsito pode provocar.

03. Ao analisar o texto verbal do cartaz, é correto afirmar que
I. Os verbos no modo imperativo, “respeite e faça”, foram empregados para dar conselhos emocionais aos motoristas.
II. A palavra “férias” recebe acento pelo mesmo motivo que a palavra “imprudência” recebe.
III. O uso do pronome “você” é comum nos textos publicitários a fim de manter uma certa impessoalidade entre os interlocutores.
IV. Em “respeite as leis de trânsito”, o verbo utilizado está conjugado na 2ª pessoa do singular.
V. Em “E deixar muita dor pelo caminho”, a conjunção utilizada tem a função de acrescentar uma ideia à  oração anterior.

A) os itens II, IV e V são verdadeiros.
B) os itens I, III e V são verdadeiros.
C) apenas os itens II e IV são verdadeiros.
D) apenas os itens II e V são verdadeiros.

04. Ao observar a relação de sentido entre os períodos “Não importa para onde você vai nas férias. A imprudência pode mudar o seu destino”, indique a conjunção que poderia ser usada adequadamente para fazer a ligação entre as ideias, substituindo o ponto final entre os períodos.
A) PORTANTO
B) PORQUE
C) QUANDO
D) COMO

05. A frase “A imprudência pode mudar o seu destino” está na voz ativa. Ao passá-la para a voz passiva, respeitando as mudanças linguísticas necessárias e adequadas ao contexto, ela ficaria da seguinte forma:
A) A imprudência mudará o seu destino.
B) O seu destino mudará devido à impudência.
C) O seu destino pode ser mudado pela imprudência.
D) O seu destino foi mudado pela imprudência.

CARTAZ 2
Transcrição:
“AVANÇAR O SINAL PODE SER FATAL. Todas as ações do Detran são no sentido de prevenir e educar as pessoas para um trânsito cada vez mais humano, porque o mais importante é preservar a vida em sua integridade”

06. Os cartazes publicitários podem apresentar vários objetivos comunicativos, mas normalmente têm um objetivo em comum, todos pretendem convencer o seu interlocutor de alguma mensagem que desejam passar. Ao analisar a intenção comunicativa do cartaz em análise, pode-se afirmar que a função da linguagem predominante é
A) Emotiva
B) Conativa
C) Referencial
D) Metalinguística
E) Fática

07. Em cartazes publicitários, por exemplo, a ligação entre elementos da linguagem verbal e elementos da linguagem não-verbal é essencial para dar sentido à mensagem que se deseja passar para o público. No cartaz em análise, percebe-se que a ligação principal entre elementos dessa natureza está
A) entre a frase “avançar o sinal” e o sangue no sinal vermelho.
B) entre a palavra “fatal” e a faixa de pedestre.
C) entre o semáforo e os carros na avenida.
D) entre o sangue no sinal vermelho e a faixa de pedestre.
E) entre a palavra “fatal” e o sangue no sinal vermelho.

08. O cartaz em análise tem o objetivo principal de
A) conscientizar os motoristas sobre os riscos de ultrapassar o sinal vermelho.
B) alertar os pedestres sobre o perigo de não atravessar na faixa destinada a eles.
C) divulgar a importância de um serviço do Detran prestado à comunidade.
D) promover a responsabilidade de motoristas conscientes que não ultrapassam o sinal vermelho.
E) criticar o comportamento de motoristas que não respeitam a faixa de pedestres.

 CARTAZ 3

09. Ao analisar a linguagem verbal e não verbal da propaganda acima, percebe-se que se trata

A) da divulgação de um produto.
B) de uma crítica às prioridades discutidas pelos governantes.
C) de uma orientação sobre os direitos dos consumidores.
D) de uma ironia em relação aos moradores de rua.
E) de um cartaz governamental sobre problemas sociais.

10. Os sinais de pontuação são essenciais para a construção de um texto e a transmissão da ideia certa. Sobre a pontuação empregada no texto da propaganda é correto afirmar:

I. O ponto final em “Vamos.” foi empregado para dar a ideia de certeza e confirmação com relação à pergunta que foi realizada antes.
II. Na primeira frase, o ponto de interrogação foi usado simplesmente para expressar uma dúvida.
III. Na segunda frase, o ponto de interrogação foi usado para fazer uma pergunta despretensiosa.
IV. O ponto de interrogação em “Vamos?” foi empregado para transmitir a ideia de que não há muito interesse em discutir o problema dos moradores de rua.

A) Estão corretos os itens I e IV.
B) Estão corretos os itens I e II.
C) Estão corretos os itens II e III.
D) Estão corretos os itens III e IV
E) Estão corretos os itens I, II e III.



GABARITO:     01. C/ 02. D/ 03. D/ 04. B/ 05. C/ 06. B/ 07. E/08. A/ 09. B/ 10. A

4 comentários:

  1. Oi, Giovanna! Descobri seu blog esses dias e já estou adorando! Sou recém-formada em Letras-Português e já trabalho na área. Obrigada por compartilhar tanto material bacana!
    Beijocas

    ResponderExcluir
  2. Oi, Renata!Eu me chamo Suziane Brasil. O nome Giovanna é da minha filha que me pediu para eu criar um canal no Youtube para ela e tive, num primeiro momento, criar através do meu gmail. Estou providenciando a alteração.
    Fico feliz que tenha gostado do blog. Tudo que eu posto aqui corresponde a materiais que elaboro para trabalhar nas minhas aulas. Não deixe de seguir o blog. Sempre algo novo que te ajudar!!

    ResponderExcluir
  3. excelente, queremos fazer algo assim na agencia de marketing digital sp , ótimo e recomendo

    ResponderExcluir