sexta-feira, 12 de junho de 2020

ANÁLISE/CORREÇÃO DE REDAÇÃO ESTILO ENEM



Para entender melhor como uma redação estilo Enem é avaliada, acompanhe a correção da redação a seguir.

TEMA: A QUESTÃO DO IDOSO NO BRASIL

REDAÇÃO
O idoso é a figura na sociedade que deve ser muito bem tratada, ficando atrás apenas dos bebês. Os anciãos merecem uma atenção e cuidados dobrados em relação a um adulto, pois são mais frágeis e têm a imunidade mais baixa.
          Um dos principais problemas em relação aos idosos é o abandono e a negligência aos seus direitos. Conforme a pesquisa do Ministério Público, no ano de 2017, no primeiro semestre, foram registrados 391 denúncias. Em 2018, no mesmo período, foram 350, um aumento de 11,7%.
          Além do abandono aos mais velhos, existe também a violência que, muitas vezes, tem relação com o dinheiro do tal. As agressões acontecem tanto de forma física como psicológica, gerando uma série de problemas e agravamento de doenças já existentes.
          Entretanto, a lei existe para a proteção dos mais velhos, a lei nº 10.741, de 2003, no artigo 4º, diz que nenhum idoso será objeto de qualquer tipo de negligência, discriminação, violência, crueldade e opressão; e todo atentado aos seus direitos por ação ou omissão será punido na forma da lei.
          Em auxílio à terceira idade, o Governo deve fazer campanhas na mídia em forma de entretenimento com a finalidade de conscientizar o público sobre o direito dos idosos e suas necessidades, mostrando também os atos criminosos contra esse público.
Aluna Z

Competência 1 – NÍVEL 4 (160 pontos)
  • Linha 4 – Concordância Nominal -“Um dos principais problemas em relação aos idosos é o abandono e a negligência aos seus direitos”. No lugar de “um” deveria ter sido “alguns”, já que o autor citou dois problemas e não apenas um.
  • Linha 4 - Concordância Verbal - “Um dos principais problemas em relação aos idosos é o abandono e a negligência aos seus direitos”. O verbo no singular não concorda com os problemas citados (são).
  • Linha 6 – Concordância Nominal - “...foram registrados 391 denúncias”. – A forma nominal (registrados) deve concordar com o substantivo a que se refere (denúncias).
  • Linha 10 – Estrutura Sintática - “...a lei existe para a proteção dos mais velhos, a lei nº 10.741, de 2003, no artigo 4º, diz que nenhum idoso será objeto de qualquer tipo...” – No lugar da vírgula, deveria ter sido usado um ponto.

 Competência 2 – NÍVEL 3 (120 pontos)
  • Abordagem temática: Como o tema é bem amplo, o aluno poderia escolher vários problemas que estão relacionados com os idosos no Brasil. Portanto, pode-se afirmar que o autor abordou a problemática proposta, sem tangenciar nem fugir ao tema.
  • Texto dissertativo-argumentativo: Pode-se afirmar que o texto apresenta os requisitos mínimos que caracterizam a tipologia dissertativo-argumentativa, com Introdução, Desenvolvimento e Conclusão, sem a interferência de outras tipologias.
  • Repertório Sociocultural: O texto não apresenta repertório sociocultural, pois as informações citadas na redação estavam presentes nos textos motivadores e essas não contam como repertório.

 Competência 3 – NÍVEL 2 (80 pontos)
  •        “O idoso é a figura na sociedade que deve ser muito bem tratada, ficando atrás apenas dos bebês.” – Esta afirmação não é muito apropriada, porque, em relação ao respeito e ao bom tratamento, todas as pessoas devem ser bem tratadas, então ninguém fica atrás de ninguém.
  •        Os dois problemas citados no início do 2º parágrafo (abandono e a negligência) não foram explicados neste parágrafo; não houve o desenvolvimento dessas ideias.
  •     Ao citar o número de denúncias, sem a devida explicação, não sabemos sobre quais crimes as denúncias foram feitas. (abandono, negligência, violência?)·     
  •   No trecho “no ano de 2017, no primeiro semestre, foram registrados 391 denúncias. Em 2018, no mesmo período, foram 350, um aumento de 11,7%”, percebemos um erro de interpretação dos dados, pois, se em 2017ocorreram 391 denúncias e em 2018 foram feitas 350, a quantidade diminuiu e, por isso, não pode haver um aumento de 11,7%.
  •  Além do abandono aos mais velhos, existe também a violência que, muitas vezes, tem relação com o dinheiro do tal”. – Essa afirmação também ficou pouco desenvolvida.  
  • No mesmo parágrafo, nota-se que foi feita uma afirmação (“As agressões acontecem tanto de forma física como psicológica, gerando uma série de problemas e agravamento de doenças já existentes”) que também não foi explicada, nem exemplificada.
  • No 4º parágrafo, a lei citada não teve função nenhuma, já que o parágrafo todo é composto só pela explicação da lei e não há nenhum comentário, nem argumento a ser defendido.
  •   Na conclusão, ao dizer “...o Governo deve fazer campanhas na mídia em forma de entretenimento...”,  não está clara essa ideia de entretenimento. Que forma de entretenimento é essa?
·       PROJETO DE TEXTO COM MUITAS FALHAS
·       ARGUMENTOS POUCO DESENVOLVIDOS.

Competência 4 – NÍVEL 3 (120 pontos)
  •       Percebe-se que o texto é composto por parágrafos relativamente curtos, com orações que não exigem muita articulação por meio de elementos coesivos.
  •      Linha 9 – Coesão - “Além do abandono aos mais velhos, existe também a violência que, muitas vezes, tem relação com o dinheiro do tal”. O pronome indefinido “tal” foi usado inadequadamente.
  •        Repetição da palavra “lei” no 4º parágrafo.
  • ·       Além disso, não existem operadores argumentativos interligando os parágrafos.
  •   Então, confirma-se que o autor articula as partes do texto de forma mediana e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5 – NÍVEL 3 (120 pontos)
  • Na intervenção, observa-se a presença de três elementos:
  • Agente: Governo
  • Ação: fazer campanhas na mídia em forma de entretenimento
  • Finalidade: conscientizar o público sobre o direito dos idosos e suas necessidades

Obs. O trecho “...mostrando também os atos criminosos contra esse público” está relacionado com a finalidade e não pode ser considerado o modo de execução da ação.

TOTAL: 600

Nenhum comentário:

Postar um comentário