quinta-feira, 16 de abril de 2020

ATIVIDADE DE COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO - GÊNEROS VARIADOS - DESCRITORES DO SPAECE/SAEB


Texto 1

Brasil ainda tem 11,8 milhões de analfabetos, segundo IBGE

Número corresponde a 7,2% da população de 15 anos ou mais
Paula Ferreira
21/12/2017 - 10:00 / 03/10/2018 - 16:40

RIO - O Brasil ainda tem cerca de 11,8 milhões de analfabetos, o que corresponde a 7,2% da população de 15 anos ou mais. Os dados, divulgados nesta quinta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) e se referem ao ano de 2016.
A taxa indica que o Brasil não conseguiu alcançar uma das metas intermediárias estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação (PNE) em relação à alfabetização da população com 15 anos ou mais. A meta 9 do PNE determinava a redução do analfabetismo a 6,5% até 2015, o que não aconteceu. A Lei diz ainda que em 2024 o analfabetismo deve estar erradicado do país.
- Há uma questão estrutural do analfabetismo. Ele está muito mais presente entre a população idosa. O que vemos é algo histórico, mais concentrado em uma população mais velha. Vamos diminuir o analfabetismo à medida que essa população mais velha for morrendo, porque atualmente há mais crianças na escola. Basta olhar os percentuais por faixa etária para comparar isso - avalia a pesquisadora do IBGE, Marina Aguas. (...)

D9
Reconhecer gênero discursivo e/ou suas tipologias textuais.

01. Por suas características textuais, o texto 1 pode ser considerado exemplo do gênero textual
A) Resenha crítica.
B) Artigo de opinião.
C) Reportagem.
D) Notícia.
E) Crônica.

Reconhecer a função de linguagem característica do texto.

02. Todos os textos apresentam uma ou mais funções de linguagem, dependendo de objetivo comunicativo. Ao analisar o conteúdo do texto 1, percebe-se que a função de linguagem predominante é
A) metalinguística.
B) referencial.
C) conativa.
D) emotiva.
E) fática.

D9
Reconhecer gênero discursivo e/ou suas tipologias textuais.

03. O texto 1 é composto, principalmente, por duas sequências tipológicas denominadas
A) expositiva e argumentativa.
B) narrativa e dialogal.
C) expositiva e injuntiva.
D) dialogal e argumentativa.
E) argumentativa e injuntiva.

D1
Localizar informação explícita.

04. De acordo com as informações do texto, pode-se afirmar que o Brasil
A) conseguiu cumprir a meta estabelecida para a redução do analfabetismo.
B) conseguirá acabar com o analfabetismo até o ano de 2024.
C) tem na população mais jovem o maior número de analfabetos.
D) não conseguiu cumprir a meta estabelecida para a redução do analfabetismo.
E) 6,5% de analfabetos é a taxa característica de analfabetismo de países mais desenvolvidos.

D17
Reconhecer o sentido das relações lógico-discursivas marcadas por conjunções, advérbios etc.

05. No trecho “Vamos diminuir o analfabetismo à medida que essa população mais velha for morrendo, porque atualmente há mais crianças na escola”, podemos perceber duas ideias que se relacionam por meio da subordinação e da coordenação, indicando, respectivamente,
A) concessão e proporcionalidade.
B) proporcionalidade e explicação.
C) comparação e explicação.
D) proporcionalidade e conclusão.
E) comparação e concessão.

Texto 2

Análise: No Brasil, não existem ações preventivas
Por André Bloc – Jornal O POVO

A tragédia do Ninho do Urubu teve vítimas e tem culpados. O que aconteceu lá é fruto da negligência incrustada na lógica cultural brasileira. No misto de impunidade, irresponsabilidade e possibilidade de margem de lucro maior, o Flamengo foi cúmplice - ou pelo menos conivente - com um desastre de proporções imensas.
O incêndio no alojamento do Centro de Treinamentos (CT) do Flamengo desencadeou toda uma série de ações, todas atrasadas. Corpos de Bombeiros Brasil afora resolveram vistoriar; Ministérios Públicos abriram ações; CTs foram interditados; clubes saíram - ou pelo menos fingiram sair - da dormência habitual para tentar proteger seus atletas de um destino tão triste quanto o dos jovens do Flamengo. O País parece fadado à espera da próxima tragédia para tentar sanar problemas estruturais. De certa forma, o fogo no Ninho do Urubu serve para, finalmente, figuras de poder agirem de forma a impedir que mais incêndios se alastrem.
Em perspectiva, a tragédia podia ter sido muito maior. Parece que apenas o acaso impede que o mesmo ocorra nos CTs de clubes do Ceará, de São Paulo, de Minas Gerais, Acre, Tocantins. Prevenção é palavra que passa longe do vocabulário popular. A surpresa não é o incêndio no Flamengo. O que surpreende é que não aconteça um por ano.


D9
Reconhecer gênero discursivo.

06. Por suas características textuais, o texto 3 pode ser considerado exemplo do gênero textual
A) Artigo de opinião.
B) Resenha crítica.
C) Relato pessoal.
D) Crônica.
E) Notícia.

D2
Inferir informação em texto verbal.

07. A ideia principal defendida no texto acima consiste no argumento de que
A) os clubes de futebol empenham-se em proporcionar aos jovens oportunidades para um futuro melhor.
B) o corpo de bombeiros é o único responsável pela tragédia ocorrida no CT do Flamengo, porque não realizou a devida fiscalização.
C) existem, por parte de empresários e órgãos públicos, despreocupação e descaso com a questão da segurança predial.
D) a tragédia só não foi maior porque havia extintores que foram usados para apagar as chamas do CT.
E) a segurança dos prédios e estabelecimentos está caótica, mas as prefeituras estão intensificando as fiscalizações.

D3
Inferir o sentido de palavra ou expressão.

08. Nas opiniões do jornalista André Bloc, o verbo parecer foi usado coma intenção de
I. “Parece que apenas o acaso impede que o mesmo ocorra nos CTs de clubes do Ceará, de São Paulo, de Minas Gerais, Acre, Tocantins”.
II. “O País parece fadado à espera da próxima tragédia para tentar sanar problemas estruturais”.

A) confirmar suspeitas.
B) suavizar uma crítica.
C) demonstrar empatia.
D) divulgar informações sigilosas.
E) amenizar o sentimento de culpa.

D14
Reconhecer as relações entre partes de um texto, identificando os recursos coesivos que contribuem para sua continuidade.

09. Para interligar as ideias em um texto, é necessário que sejam estabelecidos vários tipos de coesão que façam com que os pensamentos tenham coerência e lógica. A partir disso, observe os termos grifados e indique a que elementos dos textos estão se referindo.

I. “O que aconteceu é fruto da negligência incrustrada na lógica cultural brasileira”.
II. “...para tentar proteger seus atletas de um destino tão triste quanto o dos jovens do Flamengo”.
III. “O que surpreende é que não aconteça um por ano”.

A) Ninho do Urubu – destino – incêndio.
B) Flamengo – dormência – prevenção.
C) Alojamento – incêndio – tragédia.
D) Ninho do Urubu -  CTs – incêndio.
E) Flamengo – destino – tragédia.

Texto 3

“Tem Que Tirar Os Moradores De Rua Para As Pessoas Passearem Com Seus Pets”

Desde meados do século XX, em 1948, o direito à moradia passou a ser considerado um direito fundamental pela Declaração Universal dos Direitos Humanos, que deu o estopim para o começo da Organização das Nações Unidas. Portanto, desde essa época, o direito à moradia é considerado um direito humano universal, isto é, todas as pessoas devem ter acesso – entre os países integrantes da ONU.
Entretanto, a secretária de Desenvolvimento Social e Esporte de Porto Alegre, Comandante Nádia, afirmou, em entrevista coletiva neste sábado (11/05/2019): “nós não vamos admitir uma cidade, uma praça que esteja cheia de morador de rua. É um lugar público e as pessoas não podem levar seus filhos, seus Pets. Não têm condições de caminhar nem em uma calçada, porque uma pessoa se acha no direito de morar na rua”.
A secretária participou de coletiva onde foi apresentada uma alternativa temporária para moradores de rua que comiam no Restaurante Popular, que foi fechado na última quinta-feira (9); para quem vive na rua, será montada, provisoriamente, uma estrutura no Ginásio Tesourinha, no bairro Menino Deus. Dentro de uma carreta com 18 metros de extensão, estacionada próximo do prédio, serão produzidas as refeições. (...)



D2
Inferir informação em texto verbal.

10. Ao observarmos o que diz a Declaração Universal sobre a questão da moradia e a fala da secretária de Desenvolvimento Social de Porto Alegre sobre os moradores de rua, pode-se afirmar que
A) há uma relação de causa e consequência.
B) há uma concordância completa.
C) há um exemplo metaforizado.
D) há uma ironia subentendia.
E) há uma contradição grave.

D6
Distinguir fato de opinião relativa ao fato.

11. Ao analisar as frases abaixo, aponte aqueles que expressa uma opinião.
A) O direito à moradia passou a ser considerado um direito fundamental pela Declaração Universal dos Direitos Humanos
B) A secretária de Desenvolvimento Social e Esporte de Porto Alegre, Comandante Nádia, afirmou, em entrevista coletiva neste sábado.
C) Não têm condições de caminhar nem em uma calçada, porque uma pessoa se acha no direito de morar na rua.
D) A secretária participou de coletiva onde foi apresentada uma alternativa temporária para moradores de rua que comiam no Restaurante Popular.
E) Dentro de uma carreta com 18 metros de extensão, estacionada próximo do prédio, serão produzidas as refeições.

D16
Estabelecer relação entre tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la.

12. No texto acima, para fundamentar a posição do Portal Raízes diante da fala da Secretária Nádia, foi feito o uso de um repertório de cunho
A) Legal.
B) Literário.
C) Histórico.
D) Estatístico.
E) Geográfico.

D17
Reconhecer o sentido das relações lógico-discursivas marcadas por conjunções, advérbios etc.

13.Portanto, desde essa época, o direito à moradia é considerado um direito humano universal, isto é, todas as pessoas devem ter acesso – entre os países integrantes da ONU”. O termo destacado é empregado no texto quando se pretende
A) introduzir uma informação nova no texto.
B) explicar de outra forma algo que já se havia dito antes.
C) apresentar uma conclusão com base em afirmação anterior.
D) apontar uma contradição entre ideias presente em um mesmo documento.
E) indicar a finalidade para qual a ação mencionada anteriormente foi realizada.



GABARITO: 01.D ; 02.B ; 03.A ; 04.D ; 05.B ; 06. A; 07.C; 08.B ; 09.A ; 10.E ; 11.C ; 12.A; 13. B

Nenhum comentário:

Postar um comentário