domingo, 26 de abril de 2020

PROPOSTA DE REDAÇÃO ESTILO ENEM (Nº61) - FAKE NEWS NA PANDEMIA




TEXTOS MOTIVADORES
TEXTO I
'Fake news crescem mais do que número de casos' de coronavírus, diz Mandetta

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, criticou a disseminação de informações falsas sobre a pandemia da Covid-19. Em entrevista no Palácio do Planalato nesta terça-feira, Mandetta, disse que as “fakenews subiram mais do que número de casos” da doença.
O chefe da pasta reforçou que a população deve se informar pelas fontes oficiais – como os pronunciamentos dos membros do Ministério da Saúde – evitando se deixar levar por dados sem checagem e com origem duvidosa. “Não sou de mídia social. O que eu for falar, eu vou falar aqui. Não faço nada neste mundo virtual”, afirmou.
 “É lamentável que, num momento tão sensível para o Brasil e o mundo, pessoas inescrupulosas tenham esse comportamento. Da união de todos, emergirá a solução para os desafios que estamos atravessando”, disse Mandetta pela rede social.



TEXTO II



        Para combater as Fake News sobre saúde, o Ministério da Saúde, de forma inovadora, está disponibilizando um número de WhatsApp para envio de mensagens da população. Vale destacar que o canal não será um SAC ou tira dúvidas dos usuários, mas um espaço exclusivo para receber informações virais, que serão apuradas pelas áreas técnicas e respondidas oficialmente se são verdade ou mentira.
              Qualquer cidadão poderá enviar gratuitamente mensagens com imagens ou textos que tenha recebido nas redes sociais para confirmar se a informação procede, antes de continuar compartilhando. O número é (61)99289-4640

Disponível em https://www.saude.gov.br/fakenews. Acesso em 14/04/2020.

TEXTO III

Veja o que é #FATO ou #FAKE sobre o coronavírus


*É #FAKE que Exército Brasileiro abriu 2 mil leitos em 48 horas para pacientes com coronavírus

*É #FAKE mensagem que diz que Pequim e Xangai não tiveram casos de coronavírus


*É #FAKE que chá de erva-doce e fígado de boi previnem contra o novo coronavírus



TEXTO IV
Coronavírus: Grupos usam notícias falsas para apoiar postura de Bolsonaro...

A seguinte frase pipocou no grupo de WhatsApp na manhã desta segunda (erros ortográficos mantidos pela reportagem): "Tudo o que precisamos fazer, para vencer o vírus corona, precisamos ingerir mais alimentos alcalinos que estão acima do nível de pH do vírus." A fonte, afirma a notícia falsa, é uma revista de virologia (sem nome), página 19.
É prática constante entre grupos de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro mensagens deste tipo. A reportagem do UOL vem monitorando estes grupos desde fevereiro, e mais uma vez fica clara a relação entre o discurso do chefe da nação e a disseminação de conteúdo que, para apoiá-lo, se baseia em afirmações distorcidas ou falsas. (...)
Antes prosseguir, é importante frisar que não há remédio nem vacina descoberta ainda para frear o novo coronavírus. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde) e o Ministério da Saúde, não existe nenhuma substância — incluindo alimentos e bebidas — comprovadamente eficaz contra a covid-19. (...)






PROPOSTA DE REDAÇÃO

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema AS IMPLICAÇÕES DAS FAKE NEWS NO COMBATE À PANDEMIA DO CORONAVÍRUS NO MUNDO, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário