PROPOSTA DE REDAÇÃO ESTILO ENEM
A partir da
leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos
construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo
em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema “PERSPECTIVAS E DESAFIOS DA
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL”, apresentando proposta de
intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione,
de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa do seu ponto de
vista.
TEXTO
I
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB,
número 9.394/1996 – Artigo 80
Define
o EaD, destacando que: O Poder Público incentivará o desenvolvimento e a
veiculação de programas de ensino a distância, em todos os níveis e modalidades
de ensino, e de educação continuada.
1º A educação a
distância, organizada com abertura e regime especiais, será oferecida por
instituições especificamente credenciadas pela União.
2º A União
regulamentará os requisitos para a realização de exames e registro de diploma
relativos a cursos de educação a distância.
3º As normas
para produção, controle e avaliação de programas de educação a distância e a
autorização para sua implementação caberão aos respectivos sistemas de ensino,
podendo haver cooperação e integração entre os diferentes sistemas.
4º A educação a
distância gozará de tratamento diferenciado, que incluirá:
I – custos de
transmissão reduzidos em canais comerciais de radiodifusão sonora e de sons e
imagens e em outros meios de comunicação que sejam explorados mediante
autorização, concessão ou permissão do poder público;
II – concessão
de canais com finalidades exclusivamente educativas;
III
– reserva de tempo mínimo, sem ônus para o Poder Público, pelos
concessionários de canais comerciais.
Disponível
em https://www.estudiosite.com.br/site/moodle/conheca-4-artigos-da-ldb-sobre-ead.
Acesso em 24/10/2019.
TEXTO
II
Educação a distância se consolida no Brasil
De cursos
técnicos aos de formação, há opções em diversas áreas para quem deseja adquirir
conhecimento.
Estudar a distância
é uma alternativa mais do que viável para quem pensa em investir nos estudos ou
na profissão. Tanto é que cerca de 7 milhões de brasileiros estavam
matriculados em alguma modalidade EAD em 2017, segundo o último censo divulgado
pela Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED). Entre os fatores que
levaram os alunos a optarem por essa modalidade de ensino estão a flexibilidade
do tempo dedicado ao aprendizado, a não necessidade de locomoção até o ambiente
escolar e os valores mais acessíveis das mensalidades. O censo ainda revelou o
perfil de quem procura estudar a distância: as mulheres compõem mais da metade
dos registros tanto em instituições públicas quanto privadas, com faixa etária
entre 26 e 40 anos e que voltaram a estudar depois de adultas ou trabalham
para poder pagar pelo ensino.
O Senac vem
acompanhando a evolução da educação a distância desde os anos 40. Na
época, a instituição oferecia cursos através da Universidade do Ar, uma ação
pioneira que levava conhecimento profissional a locais distantes por meio de
programas de rádio. Atualmente, são mais de 200 opções em cursos a distância,
de técnicos a extensões universitárias, que proporcionam ao aluno uma
trajetória de formação dentro da própria instituição. A coordenadora do Senac
EAD SC, Soeli Wolff Martinelli, destaca que os modelos de aprendizagem
utilizados têm como foco o aluno que não tem tempo a perder e geralmente estuda
de maneira isolada. “Trabalhamos com tecnologias como vídeo-aulas e outros
objetos de aprendizagem, com linguagem acessível e conteúdo que atenda a
necessidade do aluno”, explica.
Disciplina acima de tudo
Quem pretende
iniciar os estudos a distância precisa saber que é necessário manter a
organização e, acima de tudo, ser disciplinado. A assistente de vendas Cleusa
Nascimento fez o seu primeiro curso a distância em 2013 e não parou mais. Ela
destaca a facilidade na hora de estudar como um dos benefícios dessa formação.
“A gente consegue administrar o nosso tempo. São quinze, vinte minutos para dar
uma lida no material ou fazer os exercícios”, comenta. Para quem acha que a
modalidade EAD é mais fácil do que a presencial, a pedagoga Daiane Candido
observa que ‘o aluno a distância precisa entender que a tecnologia veio para
desburocratizar o processo de aprendizagem, mas ainda assim haverá o contato
com o professor, colegas e monitoria. Ele tem as suas obrigações e precisa
apresentar resultados’, finaliza.
TEXTO
III
Disponível em https://crmeducacional.com/2019/03/18/panorama-mercado-educacional-privado-o-boom-e-os-caminhos-provaveis-do-ead/. Acesso em 24/10/2019
Percentual de alunos matriculados no ensino presencial e a distância de 2010 a 2017
Disponível em https://crmeducacional.com/2019/03/18/panorama-mercado-educacional-privado-o-boom-e-os-caminhos-provaveis-do-ead/. Acesso em 24/10/2019.
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