domingo, 13 de outubro de 2019

MODELO DE TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO - TABAGISMO (Modelo 10)



Compartilho com vocês um modelo de redação estilo Enem sobre o tema da Proposta de número 54 deste blog, que trata da luta contra o Tabagismo. Nesse modelo de redação, quis apresentar aos meus alunos uma forma inteligente de utilizar informações dos textos motivadores sem comprometer a nota da redação. Depois da modelo, seguem os comentários sobre o texto. 

TEMA: “A LUTA PERMANENTE PELA REDUÇÃO DO TABAGISMO NO MUNDO”

No século XVI, na Espanha, os mendigos da cidade de Sevilha, que não tinham[s1]  dinheiro para comprar charuto, começaram a enrolar o fumo em tiras de papel e, assim, teve início o cigarro como conhecemos hoje, que vem viciando milhares de pessoas em todo mundo. Na tentativa de reduzir esse vício, que tanto mal traz à saúde humana, inúmeras ações foram realizadas ao longo das últimas três décadas, [s2] mas ainda existem muitos desafios que exigem do poder público e das mídias uma luta permanente contra o tabagismo em nível global.[s3] 
Nesse sentido, é oportuno dizer que o Brasil se tornou uma referência mundial em políticas no combate ao consumo de cigarro, como também alcançou uma redução considerável de 40% no número de adultos fumantes.[s4]  Dentre essas ações, pode-se citar a proibição das propagandas de cigarro, muito comuns até o início dos anos 90; o aumento dos tributos sobre[s5]  o tabaco; o incentivo financeiro aos produtores de fumo para que o substituíssem por outros cultivos e a aprovação da Lei Anti-fumo.Tais medidas foram importantíssimas para desincentivar as pessoas a consumirem esse produto tão prejudicial à saúde humana e, assim, promover[s6]  uma melhor qualidade de vida.
Em contrapartida, essas ações afirmativas não significam que o país já fez o suficiente ou que não há mais necessidade de preocupação em relação ao tabagismo, pois ainda existem alguns entraves que precisam ser enfrentados como o elevado índice de fumantes nas cidades de Curitiba, São Paulo e Porto Alegre, em comparação às cidades de Salvador, São Luís e Belém, por[s7]  exemplo. Além disso, observam-se atualmente problemas de saúde provocados pelo uso de cigarros eletrônicos e narguilés que visam substituir os cigarros normais, mas também podem causar ao usuário graves infecções respiratórias e, consequentemente, levá-lo à internação nas UTIs. Dessa forma, defende-se que muitas medidas ainda precisam ser tomadas para que se[s8]  busque uma maior redução de pessoas que fumam e consomem novas formas de nicotina, pois ainda existem países como a China em que 250 milhões de habitantes são viciados em cigarro[s9] .
À luz dessas considerações, reconhece-se que a luta[s10]  contra o tabagismo é constante e não pode haver acomodação das autoridades em relação às políticas públicas de conscientização da população. Para isso, é fulcral que os[s11]  Ministérios da Saúde dos países continuem promovendo campanhas de esclarecimento, por meio da divulgação nas mídias e em forma de alerta nas carteiras de cigarros, sobre as[s12]  doenças que podem ser adquiridas com o fumo, a fim de que as pessoas se conscientizem de que fumar é altamente prejudicial à saúde e, assim, sigam firmes na renúncia ao vício. Ademais, é importante que canais de televisão e do Youtube[s13]  realizem entrevistas com médicos especialistas visando esclarecer a população sobre os riscos de se fumar cigarros eletrônicos e narguilés, para que, dessa forma, esses novos instrumentos não[s14]  encontrem espaço na vida de ninguém.
Autora: Profª Suziane Brasil Coelho





 [s1] A Introdução foi feita a partir de alusão histórica sobre a origem do cigarro.


[s2] Depois foi feita a relação com o problema hoje. Reconhecimento das ações que já foram tomadas para tentar reduzir o vício.


[s3]Composição da TESE, aproveitando as próprias palavras do TEMA. – Dessa forma, o candidato garante o NÃO TANGENCIAMENTO.


[s4]No 2º parágrafo, foi feito o reconhecimento das medidas tomadas ao longo dos anos no Brasil – retomando ideia da Introdução.Tomou como base informações dos textos motivadores.


[s5]Acréscimo de informações do repertório sociocultural da autora do texto, com base em leituras e experiências vividas.


[s6]Dica: Uma boa sugestão é fechar o parágrafo com uma opinião, um comentário crítico a respeito do problema e do que foi comentado no respectivo parágrafo.


[s7]No 3º parágrafo, foi reforçado que o problema do consumo do cigarro ainda é persistente no Brasil e no mundo. Para isso, foram citados desafios que afligem as sociedades atualmente. – Essas informações foram tiradas dos textos motivadores, de forma resumida e somente referente aos pontos que interessavam à discussão promovida no texto pela autora.


[s8] Dica: Seguindo a sugestão de fechar o parágrafo com uma opinião, um comentário crítico a respeito do problema e do foi comentado no respectivo parágrafo.


[s9]Informação tirada dos textos motivadores para justificar a opinião anterior.


[s10] Conclusão: Início da conclusão com a retomada do tema e da tese defendida na introdução.


[s11]Solução para o poder público como foi dito na Introdução, focando na continuação de medidas já tomadas.
[s12]1ª Solução:
*Ministérios da Saúde – Agente
*Continuar promovendo campanhas de esclarecimento sobre as doenças... fumo – Ação
*Por meio da divulgação nas mídias e em forma de alerta nas carteiras de cigarros – Modo
*A fim de que as pessoas se conscientizem de fumar é altamente prejudicial... – Finalidade
* E, assim, sigam firmes na renúncia ao vício – Detalhamento da finalidade.
[s13]Solução para as mídias de acordo com o que foi dito na Introdução, focando no uso dos cigarros eletrônicos e narguilés como foi mencionado no desenvolvimento do texto.


 [s14]2ª Solução:
*Canais de televisão e do Youtube – Agente
*Realizem entrevistas com médicos especialistas – Ação
*Visando esclarecer a população sobre os riscos de se fumar cigarros eletrônicos e narguilés – Finalidade
*Para que, dessa forma, esses novos instrumentos não encontrem espaço na vida de ninguém – Detalhamento da finalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário