quinta-feira, 31 de outubro de 2019

PROPOSTA DE REDAÇÃO ESTILO ENEM (57) - PATRIOTISMO E CIDADANIA



A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema PATRIOTISMO E CIDADANIA NO BRASIL CONTEMPORÂNEO”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

TEXTO I
É chamado de patriotismo a prática de lealdade, amor devotado, identificação, apoio ou defesa de um determinado país. Originalmente, o termo era utilizado para descrever alguém que apoiava os direitos do país ou da terra, em detrimento do rei e sua corte. O verdadeiro patriotismo se traduz no impulso para defender a pátria ou modo de vida contra uma injusta opressão estatal.
Em alguns casos, o indivíduo pode acreditar nos princípios sobre os quais um país foi fundado, mas pode ao mesmo tempo acreditar que seu atual governo se desviou desses ideais. Este tipo de pessoa pode acreditar que seria patriótico, portanto, de se opor ao atual governo e forçá-lo a retornar aos seus princípios fundadores.
Ao longo da história, o amor à pátria vinha sendo considerado um simples apego às características físicas do solo. Tal noção mudou no século XVIII, quando os ideais de democracia, as teorias do socialismo e do comunismo emergiram do pensamento político. O conceito de patriotismo ainda se traduzia em um amor a um país por meio de conexões com a terra e as pessoas, mas passou a assimilar noções de costumes e tradições, o orgulho da própria história e a devoção ao seu bem-estar. (...)

Disponível em https://www.infoescola.com/filosofia/patriotismo/. Acesso em 14/09/2019.

TEXTO II
cidadania é o conjunto de direitos e deveres exercidos por um indivíduo que vive em sociedade, no que se refere ao seu poder e grau de intervenção no usufruto de seus espaços e na sua posição em poder nele intervir e transformá-lo.

Essa expressão vem do latim civitas, que quer dizer cidade. Antigamente, cidadão era aquele que fazia parte da cidade, tendo direitos e deveres por nela habitar. Atualmente, esse conceito extrapola os limites urbanos, podendo ser compreendido no espaço rural. (...)


TEXTO III

Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=-lvNxUfkQnU. Acesso em 14/09/2019.

TEXTO IV


TEXTO V


Disponível em https://kdfrases.com/frase/127612. Acesso em 14/09/2019.







PROPOSTA DE REDAÇÃO (56) - O PAPEL DA FAMÍLIA



A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema “O PAPEL DA FAMÍLIA NA FORMAÇÃO INTELECTUAL E EMOCIONAL DAS CRIANÇAS E JOVENS DO BRASIL”, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa do seu ponto de vista.

TEXTO I
Educação na Constituição de 1988: O artigo 205
O fato novo, na Constituição Federal de 1988, é a colaboração da família, através da promoção e do incentivo, no processo educativo.
Diz o artigo 205 da Constituição Federal de 1988: " A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho".


TEXTO II
Por que a família é tão importante para o desenvolvimento e a formação de crianças e adolescentes?
Habilidades essenciais para o futuro
Quais habilidades socioemocionais precisam ser desenvolvidas desde cedo? São as habilidades mais complexas da inteligência, tais como: pensar antes de agir e reagir, colocar-se no lugar do outro (empatia), ser capaz de superar perdas e frustrações e interpretar comportamentos e sentimentos (os próprios e os dos outros).
É muito importante também promover: autoconfiança, autoestima, autocrítica, postura empreendedora, entre outras. Todas essas funções e habilidades são capazes de levar as crianças a desenvolverem relações intra e interpessoais saudáveis, embasadas na ética e na honestidade — sem esperar demais a contrapartida.
Dessa forma, a criança cresce sabendo respeitar as diferentes perspectivas, debater e não impor ideias, resolver conflitos, trabalhar em equipe e tantos outros ensinamentos que contribuirão para que sejam líderes de si mesmas. A seguir, veja alguns dos pontos de atuação mais importantes.
Desenvolvimento cognitivo
É dentro do ambiente familiar que as crianças começam a desenvolver suas habilidades. Por isso, é imprescindível que sejam estimuladas, logo nos primeiros passos, a fortalecer também as funções mais nobres de sua inteligência.
Aspectos como linguagem, raciocínio, capacidade de abstração e de resolução de problemas são fomentados no ambiente familiar. É sabido que, desde o nascimento, o bebê começa a aprender e que essa prática só termina ao fim da vida. O ser humano é curioso, investigativo e apto a absorver informações, mas os primeiros anos de vida são essenciais para impulsionar o desenvolvimento da inteligência.
Inteligência emocional
O melhor caminho para formarmos filhos mais inteligentes emocionalmente é ensiná-los a educar suas emoções quando ainda pequenos, mas nunca é tarde para essa iniciativa. Da mesma forma que nos preocupamos com o bem-estar físico de nossas crianças, é preciso pensar em seu bem-estar emocional, na forma como elas protegem suas emoções e em como se relacionam com o mundo ao seu redor.
É fundamental que as famílias invistam na saúde emocional de seus filhos, contribuindo para a prevenção de depressão, estresse, ansiedade, fobias, agressividade, entre outros transtornos psicológicos.


TEXTO III




TEXTO IV
O que caracteriza pais e mães tóxicas?

Ainda que não seja por mal, os pais tóxicos, também conhecidos como pais narcisistas, são aqueles que, em nome do cuidado, estão sempre colocando os filhos para baixo, invadindo sua privacidade, protegendo exageradamente, fazendo chantagem emocional e controlando cada passo. São aqueles que se sentem no direito de opinar sobre tudo na vida do filho e decidir tudo por ele. Esses pais são chamados tóxicos porque, ao exagerarem na superproteção e até mesmo no autoritarismo, acabam impactando negativamente no desenvolvimento da criança, afetando principalmente sua autoestimaautoconfiança e autonomia. Resumindo, os pais tóxicos acreditam que estão ajudando e protegendo, quando na verdade estão fazendo mal aos filhos sem perceber.

Confira 7 características de um pai ou uma mãe tóxica:
1. Culpam os filhos por suas próprias decisões e frustrações.
2. Cobram exageradamente e não reconhecem ou valorizam os esforços da criança.
3. Expõem a vida pessoal dos filhos.
4. Criticam a personalidade, a aparência e as atitudes do filho a todo momento.
5. Controlam a vida – pessoal, escolar, acadêmica e profissional – do filho, reagindo negativamente quando contrariados.
6. Não respeitam a intimidade e privacidade dos filhos.
7. Fazem chantagem emocional e se sentem, facilmente, ofendidos quando os filhos não cedem.
(...)





terça-feira, 29 de outubro de 2019

PROPOSTA DE REDAÇÃO ESTILO ENEM (55) - EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA


PROPOSTA DE REDAÇÃO ESTILO ENEM

A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema PERSPECTIVAS E DESAFIOS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL”, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa do seu ponto de vista.

TEXTO I
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB, número 9.394/1996 – Artigo 80

Define o EaD, destacando que: O Poder Público incentivará o desenvolvimento e a veiculação de programas de ensino a distância, em todos os níveis e modalidades de ensino, e de educação continuada.

A educação a distância, organizada com abertura e regime especiais, será oferecida por instituições especificamente credenciadas pela União.
A União regulamentará os requisitos para a realização de exames e registro de diploma relativos a cursos de educação a distância.
As normas para produção, controle e avaliação de programas de educação a distância e a autorização para sua implementação caberão aos respectivos sistemas de ensino, podendo haver cooperação e integração entre os diferentes sistemas.        
A educação a distância gozará de tratamento diferenciado, que incluirá:
I – custos de transmissão reduzidos em canais comerciais de radiodifusão sonora e de sons e imagens e em outros meios de comunicação que sejam explorados mediante autorização, concessão ou permissão do poder público;
II – concessão de canais com finalidades exclusivamente educativas;
III – reserva de tempo mínimo, sem ônus para o Poder Público, pelos concessionários de canais comerciais.


TEXTO II
Educação a distância se consolida no Brasil
De cursos técnicos aos de formação, há opções em diversas áreas para quem deseja adquirir conhecimento.

Estudar a distância é uma alternativa mais do que viável para quem pensa em investir nos estudos ou na profissão. Tanto é que cerca de 7 milhões de brasileiros estavam matriculados em alguma modalidade EAD em 2017, segundo o último censo divulgado pela Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED). Entre os fatores que levaram os alunos a optarem por essa modalidade de ensino estão a flexibilidade do tempo dedicado ao aprendizado, a não necessidade de locomoção até o ambiente escolar e os valores mais acessíveis das mensalidades. O censo ainda revelou o perfil de quem procura estudar a distância: as mulheres compõem mais da metade dos registros tanto em instituições públicas quanto privadas, com faixa etária entre 26 e 40 anos e que voltaram a estudar depois de adultas ou trabalham para poder pagar pelo ensino.
O Senac vem acompanhando a evolução da educação a distância desde os anos 40. Na época, a instituição oferecia cursos através da Universidade do Ar, uma ação pioneira que levava conhecimento profissional a locais distantes por meio de programas de rádio. Atualmente, são mais de 200 opções em cursos a distância, de técnicos a extensões universitárias, que proporcionam ao aluno uma trajetória de formação dentro da própria instituição. A coordenadora do Senac EAD SC, Soeli Wolff Martinelli, destaca que os modelos de aprendizagem utilizados têm como foco o aluno que não tem tempo a perder e geralmente estuda de maneira isolada. “Trabalhamos com tecnologias como vídeo-aulas e outros objetos de aprendizagem, com linguagem acessível e conteúdo que atenda a necessidade do aluno”, explica.
Disciplina acima de tudo
Quem pretende iniciar os estudos a distância precisa saber que é necessário manter a organização e, acima de tudo, ser disciplinado. A assistente de vendas Cleusa Nascimento fez o seu primeiro curso a distância em 2013 e não parou mais. Ela destaca a facilidade na hora de estudar como um dos benefícios dessa formação. “A gente consegue administrar o nosso tempo. São quinze, vinte minutos para dar uma lida no material ou fazer os exercícios”, comenta. Para quem acha que a modalidade EAD é mais fácil do que a presencial, a pedagoga Daiane Candido observa que ‘o aluno a distância precisa entender que a tecnologia veio para desburocratizar o processo de aprendizagem, mas ainda assim haverá o contato com o professor, colegas e monitoria. Ele tem as suas obrigações e precisa apresentar resultados’, finaliza.

TEXTO III




 TEXTO IV
Percentual de alunos matriculados no ensino presencial e a distância de 2010 a 2017



domingo, 13 de outubro de 2019

MODELO DE TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO - TABAGISMO (Modelo 10)



Compartilho com vocês um modelo de redação estilo Enem sobre o tema da Proposta de número 54 deste blog, que trata da luta contra o Tabagismo. Nesse modelo de redação, quis apresentar aos meus alunos uma forma inteligente de utilizar informações dos textos motivadores sem comprometer a nota da redação. Depois da modelo, seguem os comentários sobre o texto. 

TEMA: “A LUTA PERMANENTE PELA REDUÇÃO DO TABAGISMO NO MUNDO”

No século XVI, na Espanha, os mendigos da cidade de Sevilha, que não tinham[s1]  dinheiro para comprar charuto, começaram a enrolar o fumo em tiras de papel e, assim, teve início o cigarro como conhecemos hoje, que vem viciando milhares de pessoas em todo mundo. Na tentativa de reduzir esse vício, que tanto mal traz à saúde humana, inúmeras ações foram realizadas ao longo das últimas três décadas, [s2] mas ainda existem muitos desafios que exigem do poder público e das mídias uma luta permanente contra o tabagismo em nível global.[s3] 
Nesse sentido, é oportuno dizer que o Brasil se tornou uma referência mundial em políticas no combate ao consumo de cigarro, como também alcançou uma redução considerável de 40% no número de adultos fumantes.[s4]  Dentre essas ações, pode-se citar a proibição das propagandas de cigarro, muito comuns até o início dos anos 90; o aumento dos tributos sobre[s5]  o tabaco; o incentivo financeiro aos produtores de fumo para que o substituíssem por outros cultivos e a aprovação da Lei Anti-fumo.Tais medidas foram importantíssimas para desincentivar as pessoas a consumirem esse produto tão prejudicial à saúde humana e, assim, promover[s6]  uma melhor qualidade de vida.
Em contrapartida, essas ações afirmativas não significam que o país já fez o suficiente ou que não há mais necessidade de preocupação em relação ao tabagismo, pois ainda existem alguns entraves que precisam ser enfrentados como o elevado índice de fumantes nas cidades de Curitiba, São Paulo e Porto Alegre, em comparação às cidades de Salvador, São Luís e Belém, por[s7]  exemplo. Além disso, observam-se atualmente problemas de saúde provocados pelo uso de cigarros eletrônicos e narguilés que visam substituir os cigarros normais, mas também podem causar ao usuário graves infecções respiratórias e, consequentemente, levá-lo à internação nas UTIs. Dessa forma, defende-se que muitas medidas ainda precisam ser tomadas para que se[s8]  busque uma maior redução de pessoas que fumam e consomem novas formas de nicotina, pois ainda existem países como a China em que 250 milhões de habitantes são viciados em cigarro[s9] .
À luz dessas considerações, reconhece-se que a luta[s10]  contra o tabagismo é constante e não pode haver acomodação das autoridades em relação às políticas públicas de conscientização da população. Para isso, é fulcral que os[s11]  Ministérios da Saúde dos países continuem promovendo campanhas de esclarecimento, por meio da divulgação nas mídias e em forma de alerta nas carteiras de cigarros, sobre as[s12]  doenças que podem ser adquiridas com o fumo, a fim de que as pessoas se conscientizem de que fumar é altamente prejudicial à saúde e, assim, sigam firmes na renúncia ao vício. Ademais, é importante que canais de televisão e do Youtube[s13]  realizem entrevistas com médicos especialistas visando esclarecer a população sobre os riscos de se fumar cigarros eletrônicos e narguilés, para que, dessa forma, esses novos instrumentos não[s14]  encontrem espaço na vida de ninguém.
Autora: Profª Suziane Brasil Coelho





 [s1] A Introdução foi feita a partir de alusão histórica sobre a origem do cigarro.


[s2] Depois foi feita a relação com o problema hoje. Reconhecimento das ações que já foram tomadas para tentar reduzir o vício.


[s3]Composição da TESE, aproveitando as próprias palavras do TEMA. – Dessa forma, o candidato garante o NÃO TANGENCIAMENTO.


[s4]No 2º parágrafo, foi feito o reconhecimento das medidas tomadas ao longo dos anos no Brasil – retomando ideia da Introdução.Tomou como base informações dos textos motivadores.


[s5]Acréscimo de informações do repertório sociocultural da autora do texto, com base em leituras e experiências vividas.


[s6]Dica: Uma boa sugestão é fechar o parágrafo com uma opinião, um comentário crítico a respeito do problema e do que foi comentado no respectivo parágrafo.


[s7]No 3º parágrafo, foi reforçado que o problema do consumo do cigarro ainda é persistente no Brasil e no mundo. Para isso, foram citados desafios que afligem as sociedades atualmente. – Essas informações foram tiradas dos textos motivadores, de forma resumida e somente referente aos pontos que interessavam à discussão promovida no texto pela autora.


[s8] Dica: Seguindo a sugestão de fechar o parágrafo com uma opinião, um comentário crítico a respeito do problema e do foi comentado no respectivo parágrafo.


[s9]Informação tirada dos textos motivadores para justificar a opinião anterior.


[s10] Conclusão: Início da conclusão com a retomada do tema e da tese defendida na introdução.


[s11]Solução para o poder público como foi dito na Introdução, focando na continuação de medidas já tomadas.
[s12]1ª Solução:
*Ministérios da Saúde – Agente
*Continuar promovendo campanhas de esclarecimento sobre as doenças... fumo – Ação
*Por meio da divulgação nas mídias e em forma de alerta nas carteiras de cigarros – Modo
*A fim de que as pessoas se conscientizem de fumar é altamente prejudicial... – Finalidade
* E, assim, sigam firmes na renúncia ao vício – Detalhamento da finalidade.
[s13]Solução para as mídias de acordo com o que foi dito na Introdução, focando no uso dos cigarros eletrônicos e narguilés como foi mencionado no desenvolvimento do texto.


 [s14]2ª Solução:
*Canais de televisão e do Youtube – Agente
*Realizem entrevistas com médicos especialistas – Ação
*Visando esclarecer a população sobre os riscos de se fumar cigarros eletrônicos e narguilés – Finalidade
*Para que, dessa forma, esses novos instrumentos não encontrem espaço na vida de ninguém – Detalhamento da finalidade.

quinta-feira, 3 de outubro de 2019

PROPOSTA DE REDAÇÃO ESTILO ENEM (54) - REDUÇÃO DO TABAGISMO



PROPOSTA DE REDAÇÃO ESTILO ENEM 

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “A LUTA PERMANENTE PELA REDUÇÃO DO TABAGISMO NO MUNDO”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

TEXTO I
OMS:  BRASIL É EXEMPLO PARA O MUNDO NO COMBATE AO TABAGISMO
Publicado em 26/07/2019
Por Alana Gandra - Agência Brasil
Brasil e a Turquia são os dois únicos países, dentre as 171 nações que aderiram às medidas globais da Organização Mundial da Saúde (OMS), que implementaram ações governamentais de sucesso para a redução do consumo de tabaco. O resultado está no 7º Relatório da OMS sobre a Epidemia Mundial do Tabaco, divulgado hoje (26), no Rio de Janeiro. O relatório tem foco nos progressos feitos pelos países para ajudarem as pessoas a deixar de fumar. Na avaliação do órgão, o Brasil, na segunda posição, é exemplo para o mundo no combate ao tabagismo.
Queda do consumo
De acordo com o Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), 9,3% dos brasileiros afirmaram ter o hábito de fumar, em 2018, contra 15,7%, em 2006, ano em que a pesquisa começou a ser feita. A tendência, segundo o ministério, é de redução constante desse hábito no país.
Nos últimos 13 anos, a população entrevistada diminuiu em 40% o consumo do tabaco. A pesquisa revela ainda que o consumo vem caindo em todas as faixas etárias: de 18 a 24 anos de idade (12% em 2006 e 6,7%, em 2018), 35 e 44 anos (18,5% em 2006 e 9,1% em 2018); e entre 45 a 54 anos (22,6% em 2006 e 11,1% em 2018). Entre as mulheres, a redução do hábito de fumar alcançou 44%.

TEXTO II

Parcela de fumantes nas capitais brasileiras
CIDADE
FUMANTES %
CIDADE
FUMANTES %
SALVADOR
4,8
RECIFE
7,2
SÃO LUÍS
4,8
CUIABÁ
7,5
BELÉM
4,9
VITÓRIA
7,6
MACAPÁ
5,5
DISTRITO FEDERAL
8,3
TERESINA
5,5
PORTO VELHO
8,7
ARACAJU
5,6
GOIÂNIA
8,8
FORTALEZA
5,7
RIO BRANCO
9
MANAUS
6,4
RIO DE JANEIRO
10
PALMAS
6,5
BELO HORIZONTE
10,8
MACEIÓ
6,9
CAMPO GRANDE
10,8
JOÃO PESSOA
7,1
FLORIANÓPOLIS
11,2
BOA VISTA
7,2
CURITIBA
11,4
NATAL
7,2
SÃO PAULO
12,5


PORTO ALEGRE
14,4
Fonte: Ministério da Saúde - Vigitel 2018


TEXTO III

Disponível em http://actbr.org.br/comunicacao/boletim-act-89.asp. Acesso em 23/09/2019.


TEXTO IV

A MISTERIOSA DOENÇA LIGADA A CIGARROS ELETRÔNICOS QUE JÁ MATOU SEIS PESSOAS NOS EUA
O primeiro relato da doença misteriosa surgiu em abril, no Estado de Illinois; logo, médicos de todo o país começaram a descrever pacientes com sintomas semelhantes, que incluem dificuldade de respirar, fadiga, tosse, febre alta, náusea e vômito.
Por BBC -12/09/2019

Quando o jovem de 21 anos chegou ao hospital, ele sofria havia uma semana de dificuldade para respirar, dores abdominais, tosse, náusea e vômito. Com base no resultado de radiografias, recebeu inicialmente tratamento para pneumonia bacteriana.
Mas ele não respondia ao tratamento, e sua condição estava piorando. O paciente foi então entubado, com insuficiência respiratória. Esse recurso também não resolveu o problema, e ele precisou ser conectado a uma espécie de pulmão artificial durante sete dias. Normalmente, essas pessoas chegam aos hospitais com sintomas semelhantes, que incluem dificuldade de respirar, fadiga, tosse, febre alta, náusea e vômito.
Segundo a médica Jennifer Layden, epidemiologista-chefe do Departamento de Saúde Pública de Illinois que analisou 53 casos de pessoas adoentadas, que usavam cigarros eletrônicos, registrados em seu Estado e em Wisconsin, a maioria dos pacientes era jovem, com idade média de 19 anos, e não apresentava outros problemas de saúde. Quase todos necessitaram de hospitalização, mais da metade em unidades de terapia intensiva. (...)
Pesquisadores alertam também que ainda não se sabe quais os impactos à saúde do uso prolongado de cigarros eletrônicos. Especialistas afirmam que, apesar de conterem menos substâncias químicas tóxicas do que os cigarros convencionais, os cigarros eletrônicos podem expor usuários a substâncias que podem ter efeito prejudicial à saúde "incluindo partículas ultrafinas, metais pesados e compostos orgânicos voláteis e outros ingredientes nocivos", resume o CDC.