quinta-feira, 8 de agosto de 2019

ATIVIDADE SOBRE O GENERO TEXTUAL BIOGRAFIA


ATIVIDADE SOBRE O GÊNERO TEXTUAL: BIOGRAFIA

Biografia de Stephen Hawking
 

Stephen Hawking (1942-2018) foi um físico inglês que apesar de paralisado por uma doença degenerativa, se tornou celebridade por produzir algumas teorias fundamentais da física moderna.
Stephen William Hawking, conhecido como Stephen Hawking, nasceu em Oxford, Inglaterra, no dia 8 de janeiro de 1942. Seu pai cursou medicina e sua mãe estudou filosofia, política e economia, ambos na Universidade de Oxford. Com seis anos, já construía trens de brinquedo. Considerado uma criança precoce, os colegas da escola o apelidaram de Einstein.
Stephen odiava matemática, porque achava fácil demais. Sua paixão era física e astronomia. Com 17 anos ganhou uma bolsa para estudar física na Universidade de Oxford. Seus colegas eram dois anos mais velhos que ele. Concluído o curso, foi aceito no mestrado da Universidade de Cambridge.
Com 21 anos, após uma queda de patins, foi levado ao médico, que o diagnosticou com esclerose lateral amiotrófica (ELA), doença degenerativa que iria progressivamente paralisar seus músculos, e segundo o médico, o levaria à morte em no máximo três anos.
Apesar do diagnóstico devastador, em 1965, Stephen casa-se com Jane Wilde, amiga de uma de suas irmãs. Na festa do casamento já se apoiava em uma bengala, e em 1970, parou de andar e começou a fazer uso de uma cadeira de rodas. Nessa época, já tinha três filhos e era um físico conhecido que trabalhava no Instituto de Tecnologia da Califórnia, nos Estados Unidos.
Em 1985, com a saúde bastante agravada por uma pneumonia, durante uma viagem a Suíça, os médicos sugeriram desligar o respirador artificial, mas Jane não aceitou e levou o marido de volta para Cambridge. Submetido a uma traqueostomia, nunca mais falou. A partir de então, faz uso de um computador, com voz eletrônica, para se comunicar.
Em 1988, publicou “Uma Breve História do Tempo”, livro que fala sobre a origem do universo, com ilustrações criativas e texto bem humorado, escrito em linguagem simples, para leigos, Hawking desvenda desde os mistérios da física de partículas até a dinâmica que movimenta centenas de milhões de galáxias por todo o universo. O livro fez o maior sucesso e foi traduzido para mais de 30 idiomas.
Em 1995, o casal se divorcia e Hawking vai morar em outro apartamento, com uma de suas enfermeiras, Elaine Mason, com quem se casou. Em 2007, separou-se de Elaine, que foi acusada de maus tratos e agressão.
Stephen Hawking escreveu diversas obras, entre elas, “Buracos Negros, Universos Bebês e outros ensaios” (1993), “O Universo Numa Casca de Noz” (2001), “A Teoria de Tudo: A Origem” (2002), “O Grande Projeto” (2010), e o livro de memórias, “Minha Breve História” (2013).
Stephen Hawking produziu algumas teorias fundamentais da física moderna. A Mais célebre é o teorema de singularidade. Supõe a existência de um ponto com força gravitacional no centro dos buracos negros capaz de atrair qualquer coisa (similar ao acúmulo de energia infinita que deu início ao Big Bang).
Recebeu diversos prêmios, entre eles, o Prêmio Especial de Física Fundamental, de 3 milhões de dólares. Ele foi laureado pela descoberta da radiação dos buracos negros, por sua contribuição à física quântica e seus estudos sobre a origem do universo. Paralisado, em uma cadeira de rodas, só lhe resta o controle dos movimentos da bochecha direita, que usa para se comunicar com a ajuda do computador.
Stephen Hawking faleceu em Cambridge, Inglaterra, no dia 14 de março de 2018.

Disponível em https://www.ebiografia.com/stephen_hawking/. Acesso em 20/07/2019.

01. Pode-se dizer que Stephen Hawking contrariou as expectativas médicas porque
A) tornou-se uma grande cientista, mesmo tendo poucos anos de vida.
B) a sua doença não progrediu, o que possibilitou que vivesse até os 76 anos.
C) recebeu diversos prêmios, entre eles, o Prêmio Especial de Física Fundamental.
D) conseguiu escrever e publicar livros mesmo sofrendo paralisia em praticamente todo o corpo.
E) morreu aos 76 anos, mesmo recebendo o diagnóstico, aos 21 anos, de mais 3 anos de vida.

02. Stephen Hawking destacou-se no mundo acadêmico e científico, principalmente, por
A) ter um livro traduzido para mais de 30 idiomas.
B) ter sido um estudante superdotado desde a infância.
C) seus estudos sobre a esclerose lateral amiotrófica.
D) seu teorema da singularidade sobre os buracos negros.
E) sua longevidade, mesmo com uma doença degenerativa.

03. Ler e conhecer a biografia de alguém como o estudioso, pesquisador e cientista Stephen Hawking é interessante por quê?




04. Em que suportes normalmente as biografias são publicadas e disponibilizadas aos leitores?



05. A tipologia textual predominante no gênero Biografia corresponde a
A) narrativa, porque narra fatos e episódios da vida de pessoa famosa.
B) descritiva, porque descreve com detalhes os fatos da vida de alguém.
C) injuntiva, porque indica passos a serem seguidos por quem lê biografias.
D) argumentativa, porque defende um ponto de vista sobre um determinado assunto.
E) expositiva, porque expõe informações e dados sobre a vida de uma pessoa famosa.

06. A função de linguagem que caracteriza o gênero textual Biografia diz respeito a
A) emotiva, pois evidencia uma subjetividade íntima de quem produz a texto biográfico na tentativa de sensibilizar o público.
B) conativa, pois interage diretamente com o receptor objetivando interferir em seu comportamento e convencê-lo a conhecer mais sobre Stephen Hawking.
C) referencial, pois sua mensagem é centrada na necessidade de transmitir ao interlocutor dados da realidade de uma maneira direta e objetiva.
D) poética, pois para as biografias também é dada licença poética para incentivar a criatividade em prol do seu objetivo comunicativo.
E) metalinguística, pois o texto explora exageradamente o uso de verbos no pretérito que visam descrever a vida do cientista.

07. A biografia A) depoimentos.
B) comparações.
C) metáforas e ironias.
D) dados estatísticos e datas.
E) datas e advérbios temporais.

08. “Ele foi laureado pela descoberta da radiação dos buracos negros, por sua contribuição à física quântica e seus estudos sobre a origem do universo”. Aponte a alternativa que apresenta um vocábulo com o mesmo sentido da palavra “laureado” no período destacado.
A) avisado.
B) criticado.
C) enaltecido
D) subjugado.
E) surpreendido.

09. Relacione as frases com os verbos destacados e suas respectivas funções comunicativas no texto.

(1) Com seis anos, já construía trens de brinquedo
(2) Em 1988, publicou “Uma Breve História do Tempo”,
(3) “...em 1965, Stephen casa-se com Jane Wilde...”

(    ) transmite ideia de ação presente, em um período específico.
(    ) transmite ideia de ação contínua e rotineira.
(    ) transmite ideia de ação totalmente realizada e concluída.

A) 3,1,2.
B) 1,2,3.
C) 1,3,2.
D) 2,1,3.
E) 3,2,1.

10. A coesão se configura a ligação, a relação, os nexos que se estabelecem entre os elementos que constituem a superfície textual.  No período “Apesar do diagnóstico devastador, em 1965, Stephen casa-se com Jane Wilde, amiga de uma de suas irmãs”, o conectivo destacado está estabelecendo uma ideia de

A) oposição.
B) concessão.
C) causalidade.
D) comparação.
E) consequência.


Texto II
 




O livro Roberto Carlos em Detalhes, do jornalista e historiador Paulo César de Araújo, tornou-se o caso mais emblemático da polêmica das biografias não autorizadas. Lançada em 2006, a obra foi recolhida das livrarias depois que o cantor recorreu à Justiça alegando invasão de privacidade. Até a determinação judicial, cerca de 30 mil exemplares já haviam sido vendidos.
A disputa deu musculatura para a criação do grupo 'Procure Saber', em 2013, capitaneado por Caetano Veloso, Gilberto Gil, Chico Buarque e o próprio Roberto Carlos. A confraria defendia publicamente a necessidade de autorização prévia para a publicação de biografias.
No entanto, após a repercussão negativa que o caso tomou, Roberto Carlos decidiu deixar a associação ─ e hoje seus integrantes já não discutem mais o assunto polêmico.
O cantor, por outro lado, criou uma entidade chamada 'Instituto Amigo' logo depois de deixar o 'Procure Saber'. O cantor poderá participar do julgamento do STF como "amicus curiae", ou seja, parte interessada do processo.


11. De acordo com o texto II, o livro “Roberto Carlos em Detalhes” foi recolhido das livrarias por quê?
A) as livrarias não repassaram o dinheiro referente às obras vendidas.
B) o cantor não concordou com as fotos que foram publicadas no livro.
C) outras pessoas citadas na obra também não tinham autorizado.
D) o livro foi produzido e publicado sem a autorização do cantor.
E) o cantor não tinha participação nos lucros da venda do livro.

12. O texto II retratou um problema sobre a biografia não-autorizada do cantor Roberto Carlos. Por suas características linguísticas e textuais, pode-se afirmar que o texto II corresponde ao gênero
A) artigo de opinião.
B) resenha.
C) editorial.
D) crônica.
E) notícia.

13. “A disputa deu musculatura para a criação do grupo 'Procure Saber', em 2013,...”. A expressão “deu musculatura” foi empregada na frase com o sentido de afirmar que
A) a disputa dificultou a criação do grupo.
B) a disputa evidenciou a criação do grupo.
C) a disputa contribuiu com a criação do grupo.
D) a disputa negligenciou a formação do grupo.
E) a disputa acirrou mais ainda os conflitos no grupo.

14. Em “O cantor, por outro lado, criou uma entidade chamada 'Instituto Amigo' logo depois de deixar o Procure Saber ”, a locução conjuntiva “por outro lado” foi empregada nesse período indicando uma ideia de
A) consequência.
B) adversidade.
C) explicação.
D) conclusão.
E) condição.

15. Um problema que envolve, muitas vezes, a biografia é a publicação de biografias não-autorizadas, isto é, sem o consentimento da pessoa biografada, como aconteceu com o cantor Roberto Carlos em 2006. Sobre essa questão das biografias não-autorizadas, qual é a sua opinião? Concorda com a proibição da publicação não oficial por terceiros? Ou é a favor da liberação, mesmo sem o biografado autorizar?

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Por Suziane Coelho



GABARITO:

01. E
02. D
03. Resposta subjetiva. Aceitam-se várias respostas. EX: “Para conhecer um pouco mais sobre o cientista”/ “Para conhecer a sua força de vontade de vencer os obstáculos”...
04. Em sites, blogs, livros, enciclopédias on line...
05. A
06. C
07. E
08. C
09. A
10. B
11. D
12. E
13. C
14. B
15. Resposta subjetiva. Discutir e debater com os alunos a polêmica das biografias não-autorizadas.
 

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