ESTRUTURA
DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVA DA REDAÇÃO MODELO ENEM
ESTRATÉGIAS
DE COMPOSIÇÃO TEXTUAL DA REDAÇÃO
TEMA:
“OS DESAFIOS DE SE INCLUIR A EDUCAÇÃO SEXUAL NAS ESCOLAS”
1º
PARÁGRAFO: INTRODUÇÃO
-
Repertório sociocultural que envolve a legislação e uma Organização com
respaldo mundial.
-
Apresentação do problema proposto no tema e que será discutido ao longo do
texto.
-
Construção da TESE, apresentando a opinião e o ponto de vista que serão
defendidos ao longo do texto.
2º
PARÁGRAFO: DESENVOLVIMENTO
-
Apresentação do problema que será discutido neste parágrafo, lembrando que deve
estar relacionado com o que foi dito na Introdução e/ou na TESE. (Conflito de
opiniões entre pais x escola, em relação à educação sexual)
-
Opinião do autor sobre o problema que apresentado no início do parágrafo. (Defende que
pensamentos contrários à educação sexual dificulta a formação plena e cidadã
dos indivíduos)
-
Repertório sociocultural comparativo para comprovar e exemplificar a opinião do
autor feita anteriormente.
3º PARÁGRAFO: DESENVOLVIMENTO
-
Apresentação do
problema que será discutido neste parágrafo, lembrando que deve estar
relacionado com o que foi dito na Introdução e/ou na TESE. (Cultura machista e
patriarcal que diferencia a educação sexual de meninos e meninas)
-
Opinião do autor sobre o problema que apresentado no início do parágrafo. (Não concorda com
esse tipo de educação diferenciada e defende o papel da escola como forma de
garantir essa educação a todos e todas)
4º
PARÁGRAFO: CONCLUSÃO
-
Opinião final que defende a importância de se incluir a educação sexual nas
escolas, retomando a ideia defendida na TESE Apresentação das propostas de
intervenção para os problemas comentados ao longo do texto.
-
Finalização do texto com a exposição de uma finalidade geral, que também
expressa a opinião do autor.
Composição
dos elementos da Proposta de Intervenção:
1ª
SOLUÇÃO:
- Agente: Ministério da Educação
- Ação: inclua a educação
sexual no currículo escolar
- Modo/meio: por meio de temas
transversais
- Detalhamento
do modo:
que devem ser abordados nas disciplinas de Biologia e Sociologia
- Finalidade/efeito:
com o
escopo de orientar adequadamente crianças e jovens.
2ª SOLUÇÃO:
- Agente: às famílias
- Ação: entenderem que a
educação machista contribui para a questão da desigualdade entre os gêneros e
para a opressão que muitas mulheres sofrem em seus relacionamentos sociais e
pessoais.
- Finalidade geral que se refere tanto à
1ª solução quanto à segunda: consiga-se construir uma sociedade menos
repressora e mais esclarecedora sobre assuntos de ordem sexual, como defende a
Organização das Nações Unidas.
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