segunda-feira, 3 de outubro de 2016

PROPOSTA DE REDAÇÃO ESTILO ENEM (23) E TEMA BOMBÁSTICO (3)




Mais um tema muito cotado para a prova de redação do Enem 2016 é o problema do BULLYING.

O problema do bulliyng está presente no cotidiano de milhares de crianças e jovens em todo mundo e traz sérias consequências físicas e psicológicas que prejudicam bastante os relacionamentos futuros das vítimas e comprometem a própria vida, podendo provocar assassinatos e suicídios.Neste ano, muitos casos vieram a público e chocaram a sociedade pela crueldade dos agressores e pelo descaso com que os casos foram tratados pelas escolas, professores e autoridades. Podemos incluir também os episódios de cyberbulliyng que estão se tornando cada vez mais comuns nas redes sociais, mostrando para todos que a intolerância e o preconceito, infelizmente, estão latentes em um número bem maior de pessoas do que queríamos imaginar.  

Dentre os motivos que justificam a importância desse tema no Enem 2016, podemos citar:

- Em 6 de novembro de 2015, a presidenta Dilma sancionou a LEI Nº 13.185 de combate ao bulliyng que entrou em vigor em fevereiro de 2016. A partir dessa data,  escolas, clubes e agremiações recreativas em todo o país deverão desenvolver medidas de conscientização, prevenção e combate ao bullying, prevendo a realização de campanhas educativas, além de orientação e assistência psicológica, social e jurídica às vítimas e aos agressores.

- Como sabemos, nas últimas edições do Enem, os temas estavam relacionados direta ou indiretamente com alguma lei ou regulamentação e essa característica reforça a importância do tema Bulliyng, já que a Lei 13.185 passou a valer em fevereiro deste ano e significou um rumo, uma orientação legal de como a justiça pode proceder diante de denúncias e de como escolas e outras instituições devem agir para combater essa prática covarde. 

- As notícias sobre casos de bulliyng que terminaram de forma trágica ocorrem frequentemente e um desses foi de uma garoto de 12 anos apenas que cometeu suicídio após mais uma sessão de constrangimento e perseguição na escola, no Espírito Santo em 17 de fevereiro, mês em que a Lei 13.185 entrou em vigor. De acordo com um aluno da escola, as crianças fizeram uma roda ao redor de Roliver de Jesus dos Santos e começaram a hostilizar o garoto. Quando voltou para casa, o estudante se enforcou com o cinto da mãe. Ele foi encontrado desacordado pelo pai, chegou a ser socorrido, mas não resistiu. Atitudes cruéis, impensadas e desumanas como essas precisam ser combatidas por todos!


Espero que todos vocês aproveitem essas dicas, treinem bastante e tenham muito sucesso na redação do Enem 2016!!!!!


PROPOSTA DE REDAÇÃO – PREPARAÇÃO PARA O ENEM
A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema “A PRÁTICA DO BULLYING NAS ESCOLAS BRASILEIRAS: UM GRAVE PROBLEMA A SER COMBATIDO”, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa do seu ponto de vista.


TEXTO 01:                                 BULLYING NA ESCOLA                                           
(Por Thais Pacievitch)

Bullying é de origem inglesa e corresponde a um ato caracterizado pela violência física e/ou psicológica, de forma intencional e continuada, de um individuo, ou grupo contra outro(s) individuo(s), ou grupo(s), sem motivo claro.
No Brasil, a palavra “Bullying” é utilizada principalmente em relação aos atos agressivos entre alunos e/ou grupos de alunos nas escolas. Até pouco tempo, o que hoje reconhecemos como Bullying, era visto como fatos isolados, “briguinhas de criança”, e normalmente família e escola não tomavam atitude nenhuma a respeito.
Atualmente o Bullying é reconhecido como problema crônico nas escolas, e com conseqüências sérias, tanto para vítimas, quanto para agressores. (...)



TEXTO 02:



TEXTO 03:

PRESIDENTA DILMA SANCIONA LEI DE COMBATE AO BULLYING

Nova norma caracteriza claramente as situações de agressão física, psicológica e moral

A Lei que estabelece o Programa de Combate à Intimidação Sistemática (Bullying) em todo o Brasil já está publicada e entra em vigor dentro de 90 dias. O texto foi sancionado pela presidenta Dilma Rousseff e está presente no Diário Oficial da União desta segunda-feira (9). A nova norma caracteriza claramente as situações de agressão física, psicológica e moral que podem ser consideradas bullying e estabelece regras para definir casos de intimidação realizados por meio da internet.
O programa tem por principal objetivo prevenir e combater a prática da intimidação sistemática em toda a sociedade. A abordagem a ser adotada deve evitar, tanto quanto possível, a punição dos agressores, privilegiando mecanismos e instrumentos alternativos que promovam a efetiva responsabilização e a mudança de comportamento hostil.
Lei nº 13.185 determina que será considerada intimidação sistemática (bullying) todo ato de violência física ou psicológica, intencional e repetitivo que ocorre sem motivação evidente, praticado por indivíduo ou grupo, contra uma ou mais pessoas, com o objetivo de intimidá-la ou agredi-la, causando dor e angústia à vítima, em uma relação de desequilíbrio de poder entre as partes envolvidas. A nova Lei entra em vigor dentro de 90 dias.

4 comentários:

  1. Boa noite.
    Na sua introdução você coloca "bulliyng". No entanto, nos textos motivadores aparecem "bullying". Qual é o correto? Obrigado pela ajuda que tem dado.

    ResponderExcluir
  2. O certo é bullying! Foi apenas uma troca de letras e já foi consertado. Obrigada por perguntar!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Vou apostar nesse tema para redação enem 2016!

    ResponderExcluir