sábado, 24 de setembro de 2016

PROPOSTA DE REDAÇÃO ESTILO ENEM (22) E DICA DE TEMA BOMBÁSTICO (2)




Um outro tema muito cotado para a prova de redação do Enem 2016 é a questão do ESPORTE.

Assuntos relacionados ao esporte também são uma forte aposta para o Enem 2016, principalmente seguindo a linha da INCLUSÃO e da EDUCAÇÃO. Dentre os motivos que justificam a importância desse tema, podemos citar:

- Em pouco mais de dois anos, dois grandes eventos esportivos foram sediados pelo Brasil: a COPA DO MUNDO e, mais recentemente, as OLIMPÍADAS. Quando ocorrem eventos desse porte, sempre retornam à sociedade as discussões sobre a importância do esporte na formação do indivíduo; o investimento em esportes nas escolas, o patrocínio para atletas profissionais, a adoção de práticas esportivas para uma vida saudável, entre outras.

- A questão do esporte como forma de inclusão também é muito forte, pois, como foi postado aqui anteriormente, o tema da INCLUSÃO é um dos mais cotados para o Enem 2016 e a união dos assuntos ESPORTE e INCLUSÃO, não somente com relação aos portadores de deficiência, mas também como inclusão social de pessoas carentes que superam as dificuldades e vencem através do esporte, é uma possibilidade de TEMA sobre o qual devemos deixar recair a nossa atenção.

- No 1º semestre do ano, o Senado Federal lançou como tema para o concurso de redação do Jovem Senador 2016 a proposta: "Esporte, educação e inclusão". Isso prova que a questão do esporte é uma tendência muito forte neste ano.

- Nesta última semana (19/09 a 23/09/16), a divulgação da medida provisória (MP) proposta pelo atual governo que apresenta como uma das mudanças a não obrigatoriedade da disciplina de Educação Física no Ensino Médio causou indignação na sociedade, entre atletas, professores, especialistas, conselhos profissionais, alunos e outros, pois vai de encontro a todos os estudos e modelos de educação adotados em vários países, em que o esporte é muito valorizado nas escolas, tanto como forma de atrair o jovem, de fornecer a ele mais saúde, como também de descobrir novos talentos no esporte para o país.

Obs. Apesar deste último acontecimento não ter sido levado em consideração na escolha do tema do Enem 2016, que já ocorreu no 1º semestre do ano, pode servir de argumentação (ou contra argumentação) na redação cujo tema trate do esporte.

Espero que todos vocês aproveitem essas dicas, treinem bastante e tenham muito sucesso na redação do Enem 2016!!!!!

P.S. No dia 25/07/16, já foi postado neste blog um tema de aborda a necessidade de se investir em esportes nas escolas brasileiras. Deem uma olhadinha!! Nessa postagem foi disponibilizado um modelo de redação estilo Enem sobre o assunto!!!



PROPOSTA DE REDAÇÃO – PREPARAÇÃO PARA O ENEM 


A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO em NORMA PADRÃO da língua portuguesa sobre o tema “A CONTRIBUIÇÃO DO ESPORTE PARA A EDUCAÇÃO E A INCLUSÃO SOCIAL NO BRASIL”, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa do seu ponto de vista.

TEXTO 01:

19/06/2014
Esporte e educação: caminhos para transformação e inclusão social

A educação que uma criança recebe em seus primeiros anos é um legado que é levado por toda sua vida. Cada ensinamento, por mais simples que seja, é a semente que irá brotar no coração dos futuros cidadãos de nossa sociedade. O esporte é um excelente caminho para a criança ocupar a mente e desenvolver o corpo. É essencial para o crescimento da criança como um todo. Uma criança que pratica esporte apende a trabalhar em equipe e compreende a importância do próximo no convívio social.
O esporte tem a capacidade de integrar crianças e jovens das comunidades na sociedade, transformar suas vidas e reduzir os preconceitos e estereótipos. A prática esportiva faz com que tenham uma melhor autoestima e se sintam capazes e integrados socialmente. Quando um jovem sente-se fracassado na busca por um emprego, ou no aprendizado escolar, representa uma porta aberta para os caminhos errados, e o esporte, juntamente com a educação, evita que esse jovem tenha sua vida aliciada pelas vias do crime, oferecendo um futuro mais digno e humano. (...)

* Davison Coutinho, 24 anos, morador da Rocinha desde o nascimento. Bacharel em desenho industrial pela PUC-Rio, Mestrando em Design pela PUC-Rio, membro da comissão de moradores da Rocinha, Vidigal e Chácara do Céu, professor, escritor, designer e liderança comunitária na Comunidade, funcionário da PUC-Rio.


TEXTO 02: 


TEXTO 03:

Educação e esportes: poderosas ferramentas de integração

A prática de esportes não é apenas um símbolo de cuidado com a saúde. Os esportes têm sido, cada vez mais, uma ferramenta de integração e inclusão social. Nos últimos anos é expressivo o aumento de alunos e de projetos esportivos destinados aos jovens das classes populares, financiados ou não por instituições governamentais e privadas. Durante a prática esportiva, crianças e jovens aprendem muito mais que as técnicas que envolvem o esporte. Aprende-se a ter respeito pelas regras e pelos outros jogadores, agregam-se o entendimento, o convívio com o coletivo, a resoluções de conflitos, o esforço e responsabilidade. 
Nesse contexto, vale ressaltar que o esporte, quando aliado à educação, é uma poderosa ferramenta da proteção social e resgate de crianças e jovens em situação de risco, pois, quando não estiverem na escola, diminuindo o ócio e evitando o risco de estarem nas ruas, convivendo e aprendendo “o que não devem”. Entretanto, é preciso entender o esporte, acima de tudo, como um instrumento pedagógico capaz de agregar valor à educação, ao desenvolvimento das individualidades, a formação pessoal para a cidadania e a orientação para a prática social. Já a educação propriamente dita, através da escrita, da leitura, da sala de aula, tem a capacidade de formar o indivíduo para participar da vida política, econômica e social das cidades, estados e do país. Precisamos entender que o papel decisivo do esporte, junto à educação, é a busca por princípios e valores sociais, morais e éticos.


Instruções:
1. O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado.
2. O texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.
3. A redação com até 7 (sete) linhas escritas será considerada “insuficiente” e receberá nota zero.
4. A redação que fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo receberá nota zero.
5. A redação que apresentar proposta de intervenção que desrespeite os direitos humanos receberá nota zero.
6. A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.

Um comentário:

  1. Dois excelentes temas. As pessoas que acompanham o seu blog com certeza vão ter bom desempenho no ENEM.

    ResponderExcluir