sexta-feira, 21 de outubro de 2022

ATIVIDADE COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO - GÊNERO TEXTUAL: CARTA PESSOAL

 ATIVIDADE COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO - GÊNERO TEXTUAL: CARTA PESSOAL

Texto 1

Fortaleza, 07 de dezembro de 2021

Querida, Ju.

Há muito tempo não nos falamos. Perdi seus contatos de telefone, e-mail e não te encontro nas redes sociais. A única informação que tenho sua é o seu endereço, pois costumávamos nos corresponder na adolescência, depois que você se mudou com seus pais para o Amapá. Não sei se o seu endereço é o mesmo nem se vai receber esta carta, mas resolvi tentar, pois, nos últimos meses, venho pensando com muita saudade na nossa amizade.

Lembra que nós éramos unidas como unha e carne, como queijo e goiabada. Uma complementava a outra. O pensamento de uma, a outra já adivinhava. Eu ficava impressionada como os nossos gostos eram parecidos, parecia coisa de irmã gêmea. Talvez fosse uma gemelaridade espiritual que só as pessoas muito conectadas mentalmente e emocionalmente conseguem desenvolver.

Infelizmente, você teve de se mudar de estado devido ao trabalho do seu pai e, durante alguns anos, conseguimos manter contato. Entendo perfeitamente que a vida muda e os caminhos trilhados também. Amadurecemos, as responsabilidades aumentam, outras pessoas aparecem para preencher os espaços, enfim, são muitas transformações com as quais temos de lidar na nossa existência. Todos nós, como dizia Raul Seixas, somos uma metamorfose ambulante e isso é muito bom!

Já se passaram dez anos da última vez que nos falamos e, não sei o porquê, mas, nas últimas semanas, tenho sonhado com você. Alguns sonhos são bonitos e nostálgicos, outros são aflitos e angustiantes. Então, pensei que talvez você estivesse precisando de ajuda ou de uma amiga para conversar, de uma pessoa que, mesmo com a distância, nunca te esqueceu e que te guarda para sempre no coração. Alguém que pode te ouvir sem pré-julgamentos, sem desconfiança, sem recriminação; alguém que quer resgatar uma amizade verdadeira, que conforta, dá ânimo, coragem e aconchego.

Se você receber esta carta, entra em contato comigo.

Seguem meus contatos:

Whatsapp: (85) 99567134

Instagram: @biacarvalho25

Um forte e incrível abraço!

Bia

(Autoria de Suziane Brasil Coelho)

01. A carta é um gênero epistolar que existe em diferentes tipos, dependendo do seu objetivo comunicativo e do público alvo. O texto em análise nesta atividade corresponde a uma carta de qual tipo?

a) aberta.

b) pessoal.

c) do leitor.

d) empresarial.

 

02. Conforme novas tecnologias vão surgindo, algumas formas de comunicação sofrem alteração em sua estrutura, suporte, linguagem. A carta, por exemplo, que já foi um dos principais meios de comunicação a distância, hoje já não é tão frequente, porque gêneros como o e-mail, mensagens de texto e áudio enviadas instantaneamente através de redes sociais e aplicativos de conversas permitiram que as pessoas se comunicassem de forma muito rápida, sem precisar esperar pela postagem nos Correios. Sabendo disso, indique o motivo pelo qual a personagem Bia optou por enviar uma carta a sua amiga Ju.

a) Para resgatar a emoção nostálgica de enviar uma carta tradicional.

b) Porque a Bia queria se comunicar o mais rápido possível com a sua amiga.

c) Para relembrar as cartas que elas se enviavam durante o período da adolescência.

d) Porque a Bia não tem mais nenhum outro contato de sua amiga a não ser o endereço antigo.

 03. Para se escrever uma carta, alguns elementos são obrigatórios. Identifique-os, retirando do texto em análise.

a) Local:_________________________________________________________________

b) Data:_________________________________________________________________

c) Remetente: ____________________________________________________________

d) Destinatário: ___________________________________________________________

e) Vocativo: ______________________________________________________________

f) Despedida:_____________________________________________________________

 04. O que motivou a produção da carta?

 

 

 

 Texto 2


Disponível em https://www.correiobraziliense.com.br/brasil/2021/04/4920253-empresa-volta-a-produzir-perfume-fora-de-linha-para-uma-mae-que-perdeu-o-filho.html. Acesso em 06/12/21.

 05. Em abril de 2021, o fundador D’O Boticário, Miguel Krigsner, escreveu uma carta em resposta a uma postagem de Karyne Leão que pedia a reprodução do perfume Anette, já fora de linha, a fim de que ela pudesse comprá-lo para Dona Wanda, que perdeu o filho para a Covid-19, e tinha no perfume uma de suas mais fortes lembranças, pois ele sempre lhe dava essa fragrância de presente. A produção desta carta, em estilo tradicional, escrita de próprio punho, demonstrou por parte do empresário uma atitude de

 A) graça e humor.

B) desprezo e descaso.

C) atenção e empatia.

D) alegria e satisfação.

 06. Para dar um tom acolhedor à mensagem, o fundador D’O Boticário escolheu palavras que indicam uma certa proximidade com dona Wanda. Retire essas palavras do texto.

 

 

 07. Na carta, Miguel Krigsner revelou uma informação à dona Wanda. Que informação foi essa? Há alguma relação entre essa informação e a história vivida por dona Wanda?

 

 

 08. Comparando mensagens eletrônicas (e-mail, whatsapp) com a carta manuscrita e as situações de uso de cada suporte, indique pelo menos uma vantagem e uma desvantagem de cada tipo de comunicação.

 

Vantagem

Desvantagem

Mensagem via whatsapp:

 

 

 

 

 

 

Mensagem por e-mail:

 

 

 

 

 

 

Carta manuscrita:

 

 

 

 

 

 

 

 






GABARITO:

01. B

02. D

03.

a) Local: Fortaleza

b) Data: 07 de dezembro de 2021

c) Remetente: Bia

d) Destinatário: Ju

e) Vocativo: Querida, Ju

f) Despedida: Um forte e incrível abraço!

04. Os sonhos que a remetente teve com a amiga e a preocupação que isso gerou.

05. C

06. “Querida, dona Wanda”, “você”, “te”, “com muito carinho”.

07. Revelou que Anette é o nome de sua primeira filha e que a criação do perfume foi em homenagem ao nascimento dela. A ligação das histórias está justamente na importância do perfume com os filhos de ambos.

08.

 

Vantagem

Desvantagem

Mensagem via whatsapp:

 

Mensagens breves que chegam instantaneamente. Pode-se enviar arquivos, vídeos, músicas...

 

Pode gerar ansiedade em quem envia a mensagem, pois esta fica esperando a outra pessoa responda imediatamente.

Mensagem por e-mail:

 

É uma comunicação mais oficial, é usado para enviar mais arquivos, documentos, publicidades,...

 

 

 

Muitas pessoas não acessam diariamente seus e-mails e isso pode fazer com que alguns fiquem sem resposta...

Carta pessoal manuscrita:

 

É mais informal, mais íntima, demonstra um certo carinho e atenção, já que a pessoa se debruça na escrita. Pode perfumar o papel, ....

 

 

 

Seu envio é demorando.

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário