(Com gabarito)
TEMA: A MANIPULAÇÃO DO COMPORTAMENTO DO USUÁRIO PELO
CONTROLE DE DADOS NA INTERNET
“Black Mirror” é uma
série americana que retrata a influência da tecnologia no cotidiano de uma
sociedade futura. Em um de seus episódios, é apresentado um dispositivo que
atua como uma babá eletrônica mais desenvolvida, capaz de selecionar as imagens
e os sons que os indivíduos poderiam vivenciar. Não distante da ficção, nos
dias atuais, existem algoritmos especializados em filtrar informações de acordo
com a atividade “online” do cidadão. Por isso, torna-se necessário o debate
acerca da manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados
na internet.
Primeiramente, é
notável que o acesso a esse meio de comunicação ocorre de maneira, cada vez
mais, precoce. Segundo pesquisa divulgada pelo IBGE, no ano de 2016, apenas 35%
dos entrevistados, que apresentavam idade igual ou superior a 10 anos, nunca
haviam utilizado a internet. Isso acontece porque, desde cedo, a criança tem
contato com aparelhos tecnológicos que necessitam da disponibilidade de uma
rede de navegação, que memoriza cada passo que esse jovem indivíduo dá para
traçar um perfil de interesse dele e, assim, fornecer assuntos e produtos que
tendem a agradar ao usuário. Dessa forma, o uso da internet torna-se uma
imposição viciosa para relações sócio-econômicas.
Em segundo lugar, o ser
humano perde a sua capacidade de escolha. Conforme o conceito de “Mortificação
do Eu”, do sociólogo Erving Goffman, é possível entender o que ocorre na
internet que induz o indivíduo a ter um comportamento alienado. Tal preceito
afirma que, por influência de fatores coercitivos, o cidadão perde seu
pensamento individual e junta-se a uma massa coletiva. Dentro do contexto da
internet, o usuário, sem perceber, é induzido a entrar em determinados sites
devido a um “bombardeio” de propagandas que aparece em seu dispositivo
conectado. Evidencia-se, portanto, uma falsa liberdade de escolha quanto ao que
fazer no mundo virtual.
Com o intuito de
amenizar essa problemática, o Congresso Nacional deve formular leis que limitem
esse assédio comercial realizado por empresas privadas, por meio de direitos e
punições aos que descumprirem, a fim de acabar com essa imposição midiática. As
escolas, em parceria com as famílias, devem inserir a discussão sobre esse tema
tanto no ambiente doméstico quanto no estudantil, por intermédio de palestras,
com a participação de psicólogos e especialistas, que debatam acerca de como
agir “online”, com o objetivo de desenvolver, desde a infância, a capacidade de
utilizar a tecnologia a seu favor. Feito isso, o conflito vivenciado na série
não se tornará realidade.
Nota 1000
no Enem de 2018.
Clara de
Jesus (18 anos)
Aracaju –
SE
ATIVIDADE
01. Com base na análise
que foi feita na redação modelo sobre a “importância do voto consciente para a
sociedade brasileira”, realize uma análise da argumentação construída pela
candidata Clara de Jesus, que tirou 1000 no Enem 2018.
A)
Identifique a TESE defendida?
"Por
isso, torna-se necessário o debate acerca da manipulação do comportamento do
usuário pelo controle de dados na internet".
B)
Houve o uso de alguma estratégia
argumentativa na Introdução? Qual?
Sim,
a autora citou a séria da Netflix conhecida por “Black Mirror” (repertório
cultural) para falar da influência da tecnologia no cotidiano de uma sociedade,
além de citar um episódio específico que faz referência à questão da
manipulação de informações. Depois, ela relaciona muito bem esse repertório com
o tema proposto pelo Enem 2018 e, partir dessa relação, ele constrói a sua
tese.
C)
No 2º parágrafo, identifique:
1)
O argumento que embasou o parágrafo?
Argumento que embasou o
parágrafo: “é notável que o acesso a esse meio de
comunicação ocorre de maneira, cada vez mais, precoce”.
2)
A estratégia argumentativa utilizada?
Argumento por evidência: são dados e informações fundamentados e com
credibilidade que você pode citar no texto para provar e comprovar um
argumento.
Dados: “Segundo pesquisa divulgada
pelo IBGE, no ano de 2016, apenas 35% dos entrevistados, que apresentavam idade
igual ou superior a 10 anos, nunca haviam utilizado a internet”.
D)
No 3º parágrafo, identifique:
1)
O argumento que embasou o parágrafo?
Argumento que embasou o
parágrafo: “Em
segundo lugar, o ser humano perde a sua capacidade de escolha”.
2)
A estratégia argumentativa utilizada?
Argumento de autoridade: menção a pensamentos de especialistas de uma
área (médicos, psicólogos, filósofos, sociólogos, historiadores...)
Pensamento sociológico: “Conforme o conceito de
“Mortificação do Eu”, do sociólogo Erving Goffman, é possível entender o que
ocorre na internet que induz o indivíduo a ter um comportamento alienado”.
E)
Na conclusão, identifique os elementos
que compõem as duas soluções:
1ª Solução:
|
2ª Solução:
|
Agente: Congresso
Nacional
|
Agente: As
escolas, em parceria com as famílias,
|
Ação: deve
formular leis que limitem esse assédio comercial realizado por empresas
privadas
|
Ação: devem
inserir a discussão sobre esse tema tanto no ambiente doméstico quanto no
estudantil,
|
Modo/meio: por meio
de direitos e punições aos que descumprirem
|
Modo/meio: por
intermédio de palestras
|
Finalidade:
a fim de acabar com essa imposição midiática
|
Finalidade:
com o objetivo de desenvolver, desde a infância, a capacidade de
utilizar a tecnologia a seu favor
|
Detalhamento da finalidade: Feito isso,
o conflito vivenciado na série não se tornará realidade.
|
Detalhamento
do modo: com a participação de psicólogos e especialistas
Outro
detalhamento: que debatam acerca de como agir “online
Outro detalhamento (da finalidade): Feito isso,
o conflito vivenciado na série não se tornará realidade.
|
F)
Qual das duas é a solução mais completa?
As
duas soluções apresentam os 5 elementos, portanto de qualquer maneira a nota da
Competência 5 seria nível 5.
A afirmação final ("Feito isso, o conflito vivenciado na série não se
tornará realidade") serve como detalhamento das duas finalidades, tanto da 1ª
como da 2ª solução.
G)
As soluções resolveram os problemas
citados no texto? Houve coerência entre o que foi mencionado na Introdução –
Desenvolvimento – Conclusão?
Sim,
elas resolveram os problemas comentados no texto, fechando por completo o
projeto de texto da candidata.
H)
Houve retomada de repertório? Qual
repertório? Como foi feito isso?
Sim, houve retomada de repertório no detalhamento final da redação
quando a candidata disse: “Feito isso, o conflito vivenciado na série não se
tornará realidade”.
Fez referência ao repertório da série “Black Mirror”, que foi citado
na Introdução da redação. O repertório já tinha sido empregado de forma
pertinente e produtiva e a retomada faz com que ele seja ainda mais importante.
Atividade bem elaborada. Obrigado por compartilhar!
ResponderExcluirQue bom que você gostou, Fábio!
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