segunda-feira, 13 de julho de 2020

ATIVIDADE DE ANÁLISE DE REDAÇÃO NOTA 1000 (ENEM 2018) - Nº1


(Com gabarito)

TEMA: A MANIPULAÇÃO DO COMPORTAMENTO DO USUÁRIO PELO CONTROLE DE DADOS NA INTERNET

“Black Mirror” é uma série americana que retrata a influência da tecnologia no cotidiano de uma sociedade futura. Em um de seus episódios, é apresentado um dispositivo que atua como uma babá eletrônica mais desenvolvida, capaz de selecionar as imagens e os sons que os indivíduos poderiam vivenciar. Não distante da ficção, nos dias atuais, existem algoritmos especializados em filtrar informações de acordo com a atividade “online” do cidadão. Por isso, torna-se necessário o debate acerca da manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet.   
Primeiramente, é notável que o acesso a esse meio de comunicação ocorre de maneira, cada vez mais, precoce. Segundo pesquisa divulgada pelo IBGE, no ano de 2016, apenas 35% dos entrevistados, que apresentavam idade igual ou superior a 10 anos, nunca haviam utilizado a internet. Isso acontece porque, desde cedo, a criança tem contato com aparelhos tecnológicos que necessitam da disponibilidade de uma rede de navegação, que memoriza cada passo que esse jovem indivíduo dá para traçar um perfil de interesse dele e, assim, fornecer assuntos e produtos que tendem a agradar ao usuário. Dessa forma, o uso da internet torna-se uma imposição viciosa para relações sócio-econômicas.   
Em segundo lugar, o ser humano perde a sua capacidade de escolha. Conforme o conceito de “Mortificação do Eu”, do sociólogo Erving Goffman, é possível entender o que ocorre na internet que induz o indivíduo a ter um comportamento alienado. Tal preceito afirma que, por influência de fatores coercitivos, o cidadão perde seu pensamento individual e junta-se a uma massa coletiva. Dentro do contexto da internet, o usuário, sem perceber, é induzido a entrar em determinados sites devido a um “bombardeio” de propagandas que aparece em seu dispositivo conectado. Evidencia-se, portanto, uma falsa liberdade de escolha quanto ao que fazer no mundo virtual.   
Com o intuito de amenizar essa problemática, o Congresso Nacional deve formular leis que limitem esse assédio comercial realizado por empresas privadas, por meio de direitos e punições aos que descumprirem, a fim de acabar com essa imposição midiática. As escolas, em parceria com as famílias, devem inserir a discussão sobre esse tema tanto no ambiente doméstico quanto no estudantil, por intermédio de palestras, com a participação de psicólogos e especialistas, que debatam acerca de como agir “online”, com o objetivo de desenvolver, desde a infância, a capacidade de utilizar a tecnologia a seu favor. Feito isso, o conflito vivenciado na série não se tornará realidade.

Nota 1000 no Enem de 2018.
Clara de Jesus (18 anos)
Aracaju – SE 

ATIVIDADE

01. Com base na análise que foi feita na redação modelo sobre a “importância do voto consciente para a sociedade brasileira”, realize uma análise da argumentação construída pela candidata Clara de Jesus, que tirou 1000 no Enem 2018.

A)    Identifique a TESE defendida?

"Por isso, torna-se necessário o debate acerca da manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet".   

B)    Houve o uso de alguma estratégia argumentativa na Introdução? Qual?

Sim, a autora citou a séria da Netflix conhecida por “Black Mirror” (repertório cultural) para falar da influência da tecnologia no cotidiano de uma sociedade, além de citar um episódio específico que faz referência à questão da manipulação de informações. Depois, ela relaciona muito bem esse repertório com o tema proposto pelo Enem 2018 e, partir dessa relação, ele constrói a sua tese.

C)    No 2º parágrafo, identifique:

1)     O argumento que embasou o parágrafo?

Argumento que embasou o parágrafo:  “é notável que o acesso a esse meio de comunicação ocorre de maneira, cada vez mais, precoce”.

2)     A estratégia argumentativa utilizada?

Argumento por evidência: são dados e informações fundamentados e com credibilidade que você pode citar no texto para provar e comprovar um argumento.

Dados: “Segundo pesquisa divulgada pelo IBGE, no ano de 2016, apenas 35% dos entrevistados, que apresentavam idade igual ou superior a 10 anos, nunca haviam utilizado a internet”.

D)    No 3º parágrafo, identifique:

1)     O argumento que embasou o parágrafo?
Argumento que embasou o parágrafo: “Em segundo lugar, o ser humano perde a sua capacidade de escolha”.

2)     A estratégia argumentativa utilizada?

Argumento de autoridade: menção a pensamentos de especialistas de uma área (médicos, psicólogos, filósofos, sociólogos, historiadores...)

Pensamento sociológico: “Conforme o conceito de “Mortificação do Eu”, do sociólogo Erving Goffman, é possível entender o que ocorre na internet que induz o indivíduo a ter um comportamento alienado”.

E)    Na conclusão, identifique os elementos que compõem as duas soluções:  

1ª Solução:
2ª Solução:
Agente: Congresso Nacional
Agente: As escolas, em parceria com as famílias,
Ação: deve formular leis que limitem esse assédio comercial realizado por empresas privadas
Ação: devem inserir a discussão sobre esse tema tanto no ambiente doméstico quanto no estudantil,
Modo/meio: por meio de direitos e punições aos que descumprirem
Modo/meio: por intermédio de palestras
Finalidade: a fim de acabar com essa imposição midiática
Finalidade: com o objetivo de desenvolver, desde a infância, a capacidade de utilizar a tecnologia a seu favor
Detalhamento da finalidade: Feito isso, o conflito vivenciado na série não se tornará realidade.

Detalhamento do modo: com a participação de psicólogos e especialistas
Outro detalhamento: que debatam acerca de como agir “online
Outro detalhamento (da finalidade): Feito isso, o conflito vivenciado na série não se tornará realidade.


F)     Qual das duas é a solução mais completa?

As duas soluções apresentam os 5 elementos, portanto de qualquer maneira a nota da Competência 5 seria nível 5.
A afirmação final ("Feito isso, o conflito vivenciado na série não se tornará realidade") serve como detalhamento das duas finalidades, tanto da 1ª como da 2ª solução.

G)    As soluções resolveram os problemas citados no texto? Houve coerência entre o que foi mencionado na Introdução – Desenvolvimento – Conclusão?

Sim, elas resolveram os problemas comentados no texto, fechando por completo o projeto de texto da candidata.

H)    Houve retomada de repertório? Qual repertório? Como foi feito isso?

Sim, houve retomada de repertório no detalhamento final da redação quando a candidata disse: “Feito isso, o conflito vivenciado na série não se tornará realidade”.
Fez referência ao repertório da série “Black Mirror”, que foi citado na Introdução da redação. O repertório já tinha sido empregado de forma pertinente e produtiva e a retomada faz com que ele seja ainda mais importante.


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