ATIVIDADE COMPREENSÃO, INTERPRETAÇÃO E GRAMÁTICA
Texto 1
Brasil ainda tem 11,8 milhões de analfabetos, segundo IBGE
Número corresponde a
7,2% da população de 15 anos ou mais
Paula Ferreira
21/12/2017 - 10:00 / 03/10/2018 - 16:40
RIO - O Brasil ainda tem
cerca de 11,8 milhões de
analfabetos, o que corresponde a 7,2% da população
de 15 anos ou mais. Os dados, divulgados nesta quinta-feira pelo Instituto
Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), fazem parte da Pesquisa Nacional
por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad
Contínua) e se referem ao ano de 2016.
A taxa indica que o Brasil não conseguiu
alcançar uma das metas intermediárias estabelecidas pelo Plano Nacional de
Educação (PNE) em relação à alfabetização da população com 15 anos ou mais. A
meta 9 do PNE determinava a redução do analfabetismo a 6,5% até 2015, o que não
aconteceu. A Lei diz ainda que em 2024 o analfabetismo deve estar erradicado do
país.
- Há uma questão estrutural do
analfabetismo. Ele está muito mais presente entre a população idosa. O que
vemos é algo histórico, mais concentrado em uma população mais velha. Vamos
diminuir o analfabetismo à medida que essa população mais velha for morrendo,
porque atualmente há mais crianças na escola. Basta olhar os percentuais por
faixa etária para comparar isso - avalia a pesquisadora do IBGE, Marina Aguas.
(...)
Disponível em https://oglobo.globo.com/sociedade/educacao/brasil-ainda-tem-118-milhoes-de-analfabetos-segundo-ibge-22211755.
Acesso em 02/12/2018.
01. Por suas
características textuais, o texto 1 pode ser considerado exemplo do gênero
textual
A) Resenha
crítica.
B) Artigo de
opinião.
C)
Reportagem.
D) Notícia.
E) Crônica.
02. Todos os
textos apresentam uma ou mais funções de linguagem, dependendo de objetivo
comunicativo. Ao analisar o conteúdo do texto 1, percebe-se que a função de
linguagem predominante é
A)
metalinguística.
B) referencial.
C) conativa.
D) emotiva.
E) fática.
03. O texto
1 é composto, principalmente, por duas sequências tipológicas denominadas
A)
expositiva e argumentativa.
B) narrativa
e dialogal.
C)
expositiva e injuntiva.
D) dialogal
e argumentativa.
E)
argumentativa e injuntiva.
A) conseguiu
cumprir a meta estabelecida para a redução do analfabetismo.
B)
conseguirá acabar com o analfabetismo até o ano de 2024.
C) tem na
população mais jovem o maior número de analfabetos.
D) não
conseguiu cumprir a meta estabelecida para a redução do analfabetismo.
E) 6,5% de
analfabetos é a taxa característica de analfabetismo de países mais
desenvolvidos.
05. No
trecho “Vamos diminuir o analfabetismo à
medida que essa população mais velha for morrendo, porque atualmente há mais crianças na escola”, podemos perceber duas
ideias que se relacionam por meio da subordinação e da coordenação, indicando,
respectivamente,
A) concessão
e proporcionalidade.
B)
proporcionalidade e explicação.
C) comparação
e explicação.
D)
proporcionalidade e conclusão.
E) comparação
e concessão.
Texto 2
Disponível
em http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_unicentro_port_pdp_margarete_brugnerotto_balbinoti.pdf. Acesso em 02/11/2018.
06. Ao fazer
a relação entre o texto escrito e os desenhos da charge, percebe-se que há uma
crítica em relação
A)
ao descaso com que as redes sociais tratam os seus usuários diariamente.
B)
às pessoas que estão cada vez mais conectadas e mais próximas umas das outras.
C)
à manipulação do comportamento dos usuários pelo controle de dados na internet.
D)
à tecnologia que facilita demais a vida das pessoas, principalmente com relação
ao trabalho.
E)
aos relacionamentos pessoais que estão ocorrendo, principalmente, por meio das
redes sociais.
07.
O uso de reticências no final da segunda fala tem o objetivo de
A)
incluir todos setores da vida do personagem.
B)
deixar suspenso um pensamento duvidoso.
C)
mostrar um esquecimento repentino.
D)
enfatizar o valor das redes sociais.
E)
omitir um pensamento irônico.
08.
Quanto às vírgulas usadas no primeiro e no segundo balão da charge, pode-se
afirmar que
I.
No primeiro balão, a vírgula foi empregada por se tratar de um aposto.
II.
No segundo balão, as vírgulas foram usadas para separar elementos com a mesma
função sintática.
III.
No segundo balão, as vírgulas foram usadas para separar orações coordenadas
assindéticas.
IV.
No primeiro balão, a vírgula foi empregada devido à presença de um vocativo.
V.
No segundo balão, as vírgulas separam a oração principal das orações
subordinadas.
A)
estão corretos os itens I, II e V.
B)
estão corretos os itens II, IV e V.
C)
estão corretos os itens II, III e IV.
D)
estão corretos apenas os itens I e III.
E)
estão corretos apenas os itens II e IV.
Texto 3
Análise: No Brasil, não existem ações preventivas
Por André
Bloc – Jornal O POVO
A tragédia do
Ninho do Urubu teve vítimas e tem culpados. O que aconteceu lá é fruto da
negligência incrustrada na lógica cultural brasileira. No misto de impunidade,
irresponsabilidade e possibilidade de margem de lucro maior, o Flamengo foi
cúmplice - ou pelo menos conivente - com um desastre de proporções imensas.
O incêndio no
alojamento do Centro de Treinamentos (CT) do Flamengo desencadeou toda uma
série de ações, todas atrasadas. Corpos de Bombeiros Brasil afora resolveram
vistoriar; Ministérios Públicos abriram ações; CTs foram interditados; clubes
saíram - ou pelo menos fingiram sair - da dormência habitual para tentar
proteger seus atletas de um destino tão triste quanto o dos jovens do Flamengo.
O País parece fadado à espera da próxima tragédia para tentar sanar problemas
estruturais. De certa forma, o fogo no Ninho do Urubu serve para, finalmente,
figuras de poder agirem de forma a impedir que mais incêndios se alastrem.
Em
perspectiva, a tragédia podia ter sido muito maior. Parece que apenas o acaso
impede que o mesmo ocorra nos CTs de clubes do Ceará, de São Paulo, de Minas
Gerais, Acre, Tocantins. Prevenção é palavra que passa longe do vocabulário
popular. A surpresa não é o incêndio no Flamengo. O que surpreende é que não
aconteça um por ano.
Disponível em https://www.opovo.com.br/jornal/reportagem/2019/02/32911-analise--no-brasil--nao-existem-acoes-preventivas.html. Acesso em
14/02/2019.
09. Por suas
características textuais, o texto 3 pode ser considerado exemplo do gênero
textual
A) Artigo de
opinião.
B) Resenha
crítica.
C) Relato
pessoal.
D) Crônica.
E) Notícia.
10. A ideia
principal defendida no texto acima consiste no argumento de que
A) os clubes
de futebol empenham-se em proporcionar aos jovens oportunidades para um futuro
melhor.
B) o corpo
de bombeiros é o único responsável pela
tragédia ocorrida no CT do Flamengo, porque não realizou a devida fiscalização.
C) existem,
por parte de empresários e órgãos públicos, despreocupação e descaso com a
questão da segurança predial.
D) a
tragédia só não foi maior porque havia extintores que foram usados para apagar
as chamas do CT.
E) a
segurança dos prédios e estabelecimentos está caótica, mas as prefeituras estão
intensificando as fiscalizações.
11.
Para interligar as ideias em um texto, é necessário que sejam estabelecidos
vários tipos de coesão que façam com que os pensamentos tenham coerência e
lógica. A partir disso, observe os termos grifados e indique a que elementos do
textos estão se referindo.
I.
“O
que aconteceu lá é fruto da
negligência incrustrada na lógica cultural brasileira”.
II.
“...para tentar proteger seus atletas de um destino tão triste quanto o dos jovens do Flamengo”.
III. “O que surpreende é que não aconteça um por ano”.
GABARITO:
01. D
02. B
03. A
04. D
05. B
06. E
07. A
08. E
09. A
10. C
11. I. Ninho do Urubu
II. Destino
III. Incêndio
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