sexta-feira, 22 de março de 2019

PROPOSTA DE REDAÇÃO ESTILO ENEM (50) - MUDANÇAS CLIMÁTICAS


PROPOSTA DE REDAÇÃO

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “A mudança climática e suas implicações para a sobrevivência das diversas formas de vida no planeta Terra”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

TEXTOS MOTIVADORES

TEXTO I

Mudança climática é maior preocupação global sobre segurança
Pesquisa mostra que alterações no clima do planeta são fator de segurança que mais preocupa as pessoas no mundo, seguidas do terrorismo e ciberataques, e indica aumento dos temores sobre a influência dos EUA.
Por Deutsche Welle em 11/02/2019

As mudanças climáticas encabeçam a lista das maiores preocupações mundiais sobre segurança, à frente do terrorismo e dos ataques cibernéticos, segundo estudo divulgado nesta segunda-feira (11) pelo Centro de Pesquisas Pew, com sede em Washington.
As ameaças ao clima do planeta foram apontadas como a maior causa de preocupação pela maioria dos entrevistados em 13 dos 26 países onde a pesquisa foi realizada, incluindo o Brasil. O terrorismo islamista do grupo "Estado Islâmico" ocupa o topo da lista em oito países, e em outros quatro, incluindo os EUA, os ciberataques foram indicados como a principal causa de temores entre a população.
As preocupações com as mudanças climáticas vêm crescendo acentuadamente desde 2013, com aumentos de dois dígitos em pontos percentuais registrados pela pesquisa em países como os EUA, México, França, Reino Unido e África do Sul. No Brasil, o tema foi apontado como principal fator de preocupação por 73% dos entrevistados, seguido pelos temores em relação à economia global (66%) e dos ciberataques (61%).
O levantamento revelou ainda o aumento das preocupações em vários países em relação ao poder e influência global dos Estados Unidos. Entre os brasileiros, 53% apontaram essa questão como um de seus principais temores, o mesmo percentual das preocupações com um ataque terrorista islâmico no país.
Em média, 45% dos entrevistados nos 26 países disseram temer a influência global americana em 2018, revelando um aumento significativo em relação aos 25% que deram a mesma resposta em 2013. No ano passado, essa preocupação foi apontada por aproximadamente a metade das pessoas em dez países, inclusive na Alemanha, no Japão e na Coreia do Sul. Em 2017 esse temor fora registrado em sete países e em 2013, em apenas três.
Em entrevista à DW, Jacob Poushter, diretor do Centro de Pesquisas Pew e principal autor do estudo, afirma que os temores em relação aos EUA superaram as preocupações registradas nos anos anteriores em relação à Rússia e à China. "Isso representa uma mudança em relação a 2013, quando uma leve maioria das pessoas dizia que a Rússia e a China representavam uma ameaça maior do que os EUA. Essa é uma mudança muito acentuada", observou.
O Centro de pesquisas Pew entrevistou 27.612 pessoas em 26 países entre maio e agosto de 2018.


TEXTO II



TEXTO III
Principais pontos do acordo de Paris sobre o clima
Documento aprovado em 2015 na Conferência do Clima visa limitar o aumento da temperatura global ao máximo de 2ºC em relação aos níveis da era pré-industrial. Uma visão geral do conteúdo do pacto.

O primeiro acordo universal para luta contra as mudanças climáticas e o aquecimento global foi alcançado por delegados de 196 países presentes na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP21), na capital da França, em 12 de dezembro de 2015.
Principais pontos do Acordo de Paris:
A comunidade internacional se comprometeu a limitar o aumento da temperatura ao teto máximo de 2ºC em relação aos níveis da era pré-industrial e a "continuar os esforços para limitar o aumento da temperatura a 1,5ºC". O objetivo implica numa redução drástica das emissões dos gases causadores do efeito estufa, com medidas como economia de energia, maiores investimentos em energias renováveis e reflorestamento.
O acordo foi assinado por 196 países – incluindo a Autoridade Palestina –, dos quais 147 o ratificaram oficialmente, e entrou em vigor no dia 4 de novembro de 2016 após atingir o mínimo de 55 ratificações, representando 55% das emissões globais de gases do efeito estufa.

TEXTO IV
Quais as principais consequências do aquecimento global? 

São várias as consequências do aquecimento global e algumas delas já podem ser sentidas em diferentes partes do planeta. Os cientistas já observam que o aumento da temperatura média do planeta tem elevado o nível do mar devido ao derretimento das calotas polares, podendo ocasionar o desaparecimento de ilhas e cidades litorâneas densamente povoadas. E há previsão de uma frequência maior de eventos extremos climáticos (tempestades tropicais, inundações, ondas de calor, seca, nevascas, furacões, tornados e tsunamis) com graves consequências para populações humanas e ecossistemas naturais, podendo ocasionar a extinção de espécies de animais e de plantas.




terça-feira, 19 de março de 2019

ATIVIDADE COMPREENSÃO, INTERPRETAÇÃO E GRAMÁTICA - GÊNEROS VARIADOS



ATIVIDADE COMPREENSÃO, INTERPRETAÇÃO E GRAMÁTICA

Texto 1

Brasil ainda tem 11,8 milhões de analfabetos, segundo IBGE

Número corresponde a 7,2% da população de 15 anos ou mais
Paula Ferreira
21/12/2017 - 10:00 / 03/10/2018 - 16:40

RIO - O Brasil ainda tem cerca de 11,8 milhões de analfabetos, o que corresponde a 7,2% da população de 15 anos ou mais. Os dados, divulgados nesta quinta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) e se referem ao ano de 2016.
A taxa indica que o Brasil não conseguiu alcançar uma das metas intermediárias estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação (PNE) em relação à alfabetização da população com 15 anos ou mais. A meta 9 do PNE determinava a redução do analfabetismo a 6,5% até 2015, o que não aconteceu. A Lei diz ainda que em 2024 o analfabetismo deve estar erradicado do país.
- Há uma questão estrutural do analfabetismo. Ele está muito mais presente entre a população idosa. O que vemos é algo histórico, mais concentrado em uma população mais velha. Vamos diminuir o analfabetismo à medida que essa população mais velha for morrendo, porque atualmente há mais crianças na escola. Basta olhar os percentuais por faixa etária para comparar isso - avalia a pesquisadora do IBGE, Marina Aguas. (...)

01. Por suas características textuais, o texto 1 pode ser considerado exemplo do gênero textual
A) Resenha crítica.
B) Artigo de opinião.
C) Reportagem.
D) Notícia.
E) Crônica.

02. Todos os textos apresentam uma ou mais funções de linguagem, dependendo de objetivo comunicativo. Ao analisar o conteúdo do texto 1, percebe-se que a função de linguagem predominante é
A) metalinguística.
B) referencial.
C) conativa.
D) emotiva.
E) fática.

03. O texto 1 é composto, principalmente, por duas sequências tipológicas denominadas
A) expositiva e argumentativa.
B) narrativa e dialogal.
C) expositiva e injuntiva.
D) dialogal e argumentativa.
E) argumentativa e injuntiva.

 04. De acordo com as informações do texto, pode-se afirmar que o Brasil
A) conseguiu cumprir a meta estabelecida para a redução do analfabetismo.
B) conseguirá acabar com o analfabetismo até o ano de 2024.
C) tem na população mais jovem o maior número de analfabetos.
D) não conseguiu cumprir a meta estabelecida para a redução do analfabetismo.
E) 6,5% de analfabetos é a taxa característica de analfabetismo de países mais desenvolvidos.

05. No trecho “Vamos diminuir o analfabetismo à medida que essa população mais velha for morrendo, porque atualmente há mais crianças na escola”, podemos perceber duas ideias que se relacionam por meio da subordinação e da coordenação, indicando, respectivamente,
A) concessão e proporcionalidade.
B) proporcionalidade e explicação.
C) comparação e explicação.
D) proporcionalidade e conclusão.
E) comparação e concessão.

Texto 2




06. Ao fazer a relação entre o texto escrito e os desenhos da charge, percebe-se que há uma crítica em relação
A) ao descaso com que as redes sociais tratam os seus usuários diariamente.
B) às pessoas que estão cada vez mais conectadas e mais próximas umas das outras.
C) à manipulação do comportamento dos usuários pelo controle de dados na internet.
D) à tecnologia que facilita demais a vida das pessoas, principalmente com relação ao trabalho.
E) aos relacionamentos pessoais que estão ocorrendo, principalmente, por meio das redes sociais.

07. O uso de reticências no final da segunda fala tem o objetivo de
A) incluir todos setores da vida do personagem.
B) deixar suspenso um pensamento duvidoso.
C) mostrar um esquecimento repentino.
D) enfatizar o valor das redes sociais.
E) omitir um pensamento irônico.

08. Quanto às vírgulas usadas no primeiro e no segundo balão da charge, pode-se afirmar que
I. No primeiro balão, a vírgula foi empregada por se tratar de um aposto.
II. No segundo balão, as vírgulas foram usadas para separar elementos com a mesma função sintática.
III. No segundo balão, as vírgulas foram usadas para separar orações coordenadas assindéticas.
IV. No primeiro balão, a vírgula foi empregada devido à presença de um vocativo.
V. No segundo balão, as vírgulas separam a oração principal das orações subordinadas.

A) estão corretos os itens I, II e V.
B) estão corretos os itens II, IV e V.
C) estão corretos os itens II, III e IV.
D) estão corretos apenas os itens I e III.
E) estão corretos apenas os itens II e IV.

Texto 3

Análise: No Brasil, não existem ações preventivas
Por André Bloc – Jornal O POVO

A tragédia do Ninho do Urubu teve vítimas e tem culpados. O que aconteceu lá é fruto da negligência incrustrada na lógica cultural brasileira. No misto de impunidade, irresponsabilidade e possibilidade de margem de lucro maior, o Flamengo foi cúmplice - ou pelo menos conivente - com um desastre de proporções imensas.
O incêndio no alojamento do Centro de Treinamentos (CT) do Flamengo desencadeou toda uma série de ações, todas atrasadas. Corpos de Bombeiros Brasil afora resolveram vistoriar; Ministérios Públicos abriram ações; CTs foram interditados; clubes saíram - ou pelo menos fingiram sair - da dormência habitual para tentar proteger seus atletas de um destino tão triste quanto o dos jovens do Flamengo. O País parece fadado à espera da próxima tragédia para tentar sanar problemas estruturais. De certa forma, o fogo no Ninho do Urubu serve para, finalmente, figuras de poder agirem de forma a impedir que mais incêndios se alastrem.
Em perspectiva, a tragédia podia ter sido muito maior. Parece que apenas o acaso impede que o mesmo ocorra nos CTs de clubes do Ceará, de São Paulo, de Minas Gerais, Acre, Tocantins. Prevenção é palavra que passa longe do vocabulário popular. A surpresa não é o incêndio no Flamengo. O que surpreende é que não aconteça um por ano.


09. Por suas características textuais, o texto 3 pode ser considerado exemplo do gênero textual
 A) Artigo de opinião.
B) Resenha crítica.
C) Relato pessoal.
D) Crônica.
E) Notícia.

10. A ideia principal defendida no texto acima consiste no argumento de que
A) os clubes de futebol empenham-se em proporcionar aos jovens oportunidades para um futuro melhor.
B) o corpo de bombeiros  é o único responsável pela tragédia ocorrida no CT do Flamengo, porque não realizou a devida fiscalização.
C) existem, por parte de empresários e órgãos públicos, despreocupação e descaso com a questão da segurança predial.
D) a tragédia só não foi maior porque havia extintores que foram usados para apagar as chamas do CT.
E) a segurança dos prédios e estabelecimentos está caótica, mas as prefeituras estão intensificando as fiscalizações.

11. Para interligar as ideias em um texto, é necessário que sejam estabelecidos vários tipos de coesão que façam com que os pensamentos tenham coerência e lógica. A partir disso, observe os termos grifados e indique a que elementos do textos estão se referindo.

I. “O que aconteceu é fruto da negligência incrustrada na lógica cultural brasileira”.


II. “...para tentar proteger seus atletas de um destino tão triste quanto o dos jovens do Flamengo”.


III. “O que surpreende é que não aconteça um por ano”.









GABARITO:
01. D
02. B
03. A
04. D
05. B
06. E
07. A
08. E
09. A
10. C
11. I. Ninho do Urubu
      II. Destino
     III. Incêndio