quarta-feira, 10 de outubro de 2018

TD DE PREPARAÇÃO PARA O SPAECE 2018 PORTUGUÊS


T.D DE PREPARAÇÃO PARA O SPAECE - PORTUGUÊS
(SISTEMA PERMANENTE DE EDUCAÇÃO BÁSICA DO CEARÁ)
NÍVEL – 3º ANO DO ENSINO MÉDIO

Texto 01– Questões 01 à 07.

A PARANOIA DO CORPO

Em geral, a melhor maneira de resolver a insatisfação com o físico é cuidar da parte emocional. Não é fácil parecer com Katie Holmes, a musa do seriado preferido dos “teens", Dawson's Creek ou com os galãs musculosos do seriado Malhação.  Mas os jovens bem que tentam. Nunca se cuidou tanto do corpo nessa faixa etária como hoje. A Runner, uma grande rede de academias de ginástica, com 23000 alunos espalhados em nove unidades na cidade de São Paulo, viu o público adolescente crescer mais que o adulto nos últimos cinco anos. “Acho que a academia é para os jovens de hoje o que foi a discoteca para a geração dos anos 70”, acredita José Otávio Marfará, sócio de outra academia paulistana, a Reebok Sports Club. "É o lugar de confraternização, de diversão."
É saudável preocupar-se com o físico. Na adolescência, no entanto, essa preocupação costuma ser excessiva. É a chamada paranoia do corpo. Alguns exemplos. Nunca houve uma oferta tão grande de produtos de beleza destinados a adolescentes.
Hoje em dia é possível resolver a maior parte dos problemas de estrias, celulite e espinhas com a ajuda da ciência. Por isso, a tentação de exagerar nos medicamentos é grande. "A garota tem a mania de recorrer aos remédios que os amigos estão usando, e muitas vezes eles não são indicados para seu tipo de pele”, diz a dermatologista Iara Yoshinaga, de São Paulo, que atende adolescentes em seu consultório. São cada vez mais frequentes os casos de meninas que procuram um cirurgião plástico em busca da solução de problemas que poderiam ser resolvidos facilmente com ginástica, cremes ou mesmo com o crescimento normal. Nunca houve também tantos casos de anorexia e bulimia. "Há dez anos essas doenças eram consideradas raríssimas. Hoje constituem quase um caso de saúde pública”, avalia o psiquiatra Táki Cordás, da Universidade de São Paulo.
                É claro que existem variedades de calvície, obesidade ou doenças de pele que realmente precisam de tratamento continuado. Na maioria das vezes, no entanto, a paranoia do corpo é apenas isso: paranoia. Para curá-la, a melhor maneira é tratar da mente. Nesse processo, a autoestima é fundamental. “É preciso fazer uma análise objetiva e descobrir seus pontos fortes. Todo mundo tem uma parte do corpo que acha mais bonita”, sugere a psicóloga paulista Ceres Alves de Araújo, especialista em crescimento. Um dia, o “teen” acorda e percebe que aqueles problemas físicos que pareciam insolúveis desapareceram como num passe de mágica. Em geral, não foi o corpo que mudou. Foi a cabeça. Quando começa a se aceitar e resolve as questões emocionais básicas, o adolescente dá o primeiro passo para se tornar um adulto.
(CASTRO, Letícia de. Veja Jovens. Setembro/2001, p. 56.)

D9 Reconhecer gênero discursivo.
01. O texto “A paranoia do corpo” apresenta caraterísticas textuais que podem enquadrá-lo com pertencente ao gênero
(A) editorial.
(B) conto fantástico.
(C) crônica narrativa.
(D) artigo de opinião
(E) carta argumentativa.

D5 Identificar o tema ou assunto de um texto.
02. A idéia CENTRAL do texto é
(A) a preocupação do jovem com o físico.
(B) as doenças raras que atacam os jovens.
(C) os diversos produtos de beleza para jovens.
(D) o uso exagerado de remédios pelos jovens.
(E) o padrão de beleza que todos devem seguir.

D16 Estabelecer relação entre tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la.
03. Para dar mais credibilidade ao texto, a autora faz uso, principalmente, de
(A) depoimentos de adolescentes.
(B) citação de dados estatísticos.
(C) referência a momentos históricos.
(D) confronto de pensamentos opostos.
(E) opiniões de especialistas.

D1 Localizar informação explícita.
04. A conclusão do texto é de que
(A) o jovem deve se preocupar mais com o físico do que com a mente.
(B) o jovem deve se aceitar como é e valorizar os seus pontos fortes.
(C) o adolescente está mais preocupado com a questão psicológica.
(D) o “teen” não entende as mudanças que o tempo faz na vida das pessoas.
(E) o adolescente não precisa seguir a “ditadura” da beleza.

D6 Distinguir fato de opinião relativa ao fato.
05. Dentre as frases a seguir, percebe-se que a única que indica um FATO  é
(A) “Em geral, a melhor maneira de resolver a insatisfação com o físico é cuidar da parte emocional”.
(B) “Não é fácil parecer com Katie Holmes, a musa do seriado preferido dos “teens”, Dawson's Creek ou com os galãs musculosos do seriado Malhação”. 
(C) “É preciso fazer uma análise objetiva e descobrir seus pontos fortes. Todo mundo tem uma parte do corpo que acha mais bonita...”
(D) “Acho que a academia é para os jovens de hoje o que foi a discoteca para a geração dos anos 70”, acredita José Otávio Marfará...”
(E) “A Runner, uma grande rede de academias de ginástica, com 23000 alunos espalhados em nove unidades na cidade de São Paulo, viu o público adolescente crescer mais que o adulto nos últimos cinco anos”.

 D17 Reconhecer o sentido das relações lógico-discursivas marcadas por conjunções, advérbios etc.
06. Em Hoje em dia é possível resolver a maior parte dos problemas de estrias, celulite e espinhas com a ajuda da ciência. Por isso, a tentação de exagerar nos medicamentos é grande”, a conjunção “POR ISSO” liga o período posterior ao anterior estabelecendo entre eles uma ideia de
(A) condição.
(B) alternância.
(C) explicação.
(D) conclusão.
(E) contrariedade.

D20 Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.
07. No texto, a frase "É o lugar de confraternização, de diversão veio indicada pelas aspas. O uso desse recurso (“ ”) se deu pelo fato de
(A) indicar a ironia na fala do empresário, sócio da academia.
(B) indicar que há palavras estrangeira na fala do empresário.
(C) representar a fala do empresário, sócio da academia.
(D) indicar uma ambiguidade na fala do empresário.
(E) destacar a opinião contraditória do empresário.

Texto 02 – Questões 08 e 09.

Disponível em http://jananias.blogspot.com.br/2009/10/charges-interessantes.html. Acesso em 13/05/2017.


D4 Interpretar textos não verbais e textos que articulam elementos verbais e não verbais.
08. A charge critica a política executada pelos planos de saúde, pois
(A) cobram mais caro dos jovens e mais barato dos idosos, porque estes precisam mais.
(B) cobram muito caro da população e não prestam um serviço de qualidade.
(C) privilegiam os jovens, já que eles usam muito os planos de saúde.
(D) os planos de saúde agem de forma humana e tratam todos os pacientes com igualdade.
(E) privilegiam os jovens, que usam pouco, e discrimina os velhos, que usam mais os planos de saúde.

D4 Interpretar textos não verbais e textos que articulam elementos verbais e não verbais.
09. A imagem do esqueleto com a foice nas mãos representa na charge
(A) o interesse dos planos de saúde em cuidar bem das pessoas idosas.
(B) o descaso e o desinteresse com que os planos de saúde tratam seus clientes idosos.
(C) a realidade cruel do sistema público de saúde e a má assistência aos idosos.
(D) o número elevado de mortes de idosos que são atendidos nos hospitais pelos planos de saúde.
(E) a fase da vida de uma pessoa em que ela mais precisa de atendimento pelos planos de saúde.

TEXTO 03 – Questões 10 à 12.

As Sem Razões do Amor (Carlos Drummond de Andrade, in 'O Corpo')
Eu te amo porque te amo.
Não precisas ser amante,
e nem sempre sabes sê-lo.
Eu te amo porque te amo.
Amor é estado de graça
e com amor não se paga.

Amor é dado de graça,
é semeado no vento,
na cachoeira, no eclipse.
Amor foge a dicionários
e a regulamentos vários.

Eu te amo porque não amo
bastante ou de mais a mim.
Porque amor não se troca,
não se conjuga nem se ama.
Porque amor é amor a nada,
feliz e forte em si mesmo.

Amor é primo da morte,
e da morte vencedor,
por mais que o matem (e matam)
a cada instante de amor.

D2 Inferir informação em texto verbal.
10. No poema de Drummond, percebe-se que o sentimento do amor retratado pelo poeta
(A) é complexo e opressor.
(B) é egoísta e possessivo.
(C) é gratuito e deprimente.
(D) é desprendido e sem explicação.
(E) é avassalador e destruidor.

D2 Inferir informação em texto verbal.
11.  A partir dos versos “Eu te amo porque não amo bastante ou de mais a mim”, pode-se concluir que
(A) para amar, uma pessoa não deve gostar de si mesmo.
(B) para amar, uma pessoa não pode ser egocêntrico e individualista.
(C) para amar, uma pessoa deve escolher bem o ser amado.
(D) para amar, uma pessoa não deve se preocupar com nada.
(E) para amar, uma pessoa deve amar se o outro merecer.

D3 Inferir o sentido de palavra ou expressão.
12. A fraseAmor foge a dicionários” foi empregada no sentido figurado e quer dizer que
(A) o amor é o maior sentimento dentre todos os outros.
(B) o amor é uma palavra que não existe no dicionário.
(C) o amor é um sentimento sem definição e explicação.
(D) o amor não é uma palavra comum no dia a dia.
(E) o amor não é um sentimento que surge para todos.

TEXTO 4 - Questões 13 e 14


Descritor: D4 Interpretar textos não verbais e textos que articulam elementos verbais e não verbais.
 13. Ao analisar o infográfico, identifica-se que o motivo que mais influencia as crianças e os jovens a buscarem livros para ler corresponde a
(A) prazer, gosto ou necessidade espontânea.
(B) exigência escolar ou acadêmica.
(C) exigência do trabalho.
(D) atualização cultural.
(E) motivos religiosos.

Descritor: D4 Interpretar textos não verbais e textos que articulam elementos verbais e não verbais.
 14. Com base nas informações fornecidas pelo infográfico, pode-se afirmar que
(A) os motivos religiosos são os que despertam menos interesse das crianças e jovens pela leitura.
(B) a exigência acadêmica desperta mais intensamente o interesse dos jovens de 14 a 17 anos.
(C) os jovens estão à frente na leitura, quando envolve motivos profissionais e de trabalho.
(D) os pré-adolescentes leem mais, quando o motivo é atualização cultural.
(E) as crianças leem mais, quando o motivo é pelo prazer e por gosto.

TEXTO 5 - Questões 15, 16 e 17
A Beleza do Alce

A água do lago estava tão limpa que parecia um espelho. Todos os animais que foram beber água viram suas imagens refletidas no lago. O urso e seu filhote pararam admirados e foram embora. O alce continuou admirando a sua imagem:
- Mas que bela cabeça eu tenho!
De repente, observando as próprias pernas, ficou desapontado e disse: Nunca tinha reparado nas minhas pernas. Como são feias! Elas estragam toda a minha beleza!
Enquanto examinava sua imagem refletida no lago, o alce não percebera a aproximação de um bando de lobos que afugentara todos os seus companheiros. Quando finalmente se deu conta do perigo, o alce correu assustado para o mato. Mas, enquanto corria, seus chifres se embaraçavam nos galhos, deixando-o quase ao alcance dos lobos. Por fim, o alce conseguiu escapar dos perseguidores, graças às suas pernas, finas e ligeiras. Ao perceber que já estava a salvo, o alce exclamou aliviado:
- Que susto! Os meus chifres são lindos, mas quase me fizeram morrer! Ah, se não fossem as minhas pernas!
Eliseu Antonio

Descritor: D8 Reconhecer gênero discursivo.
15. O texto do escritor Eliseu Antônio apresenta características muito comuns ao gênero
(A) crônica, pois o narrador faz reflexões sobre sua aparência e seu comportamento.
(B) artigo, pois faz uma análise crítica sobre como a vaidade pode prejudicar uma pessoa.
(C) conto, pois narra história de ficção científica sobre animais que vivem em uma floresta.
(D) relato, pois o personagem principal conta sua própria história, destacando um fato específico.
(E) fábula, pois é uma narrativa cujos personagens são animais e apresenta uma lição de moral.

Descritor: D2 Inferir informação em texto verbal.
16. O texto “A beleza do alce” apresenta um ensinamento que pode ser representado pela seguinte ideia
(A) devemos nos aceitar como a natureza nos fez.
(B) quem desdenha de si mesmo sofre as consequências.
(C) quem não se ama, também não é respeitado pelos outros.
(D) a humildade é o caminho para a ampliação do conhecimento.
(E) cada um deve buscar a sua felicidade da forma que o convém.

Descritor: D19 Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.
17. Em “Elas estragam toda a minha beleza!”, foi usado um ponto de exclamação na fala do alce, que está expressando uma ideia de
(A) contentamento.
(B) perplexidade.
(C) compaixão.
(D) decepção.
(E) deboche.



GABARITO:

01. D
02. A
03. E
04. B
05. E
06. D
07. C
08. E
09. B
10. D
11. B
12. C
13. B
14. C
15. E
16. A
17. D




Nenhum comentário:

Postar um comentário