T.D
DE PREPARAÇÃO PARA O SPAECE - PORTUGUÊS
(SISTEMA
PERMANENTE DE EDUCAÇÃO BÁSICA DO CEARÁ)
NÍVEL
– 3º ANO DO ENSINO MÉDIO
Texto 01– Questões 01 à 07.
A PARANOIA DO CORPO
Em geral, a melhor maneira
de resolver a insatisfação com o físico é cuidar da parte emocional. Não é
fácil parecer com Katie Holmes, a musa do seriado preferido dos “teens", Dawson's Creek ou com os
galãs musculosos do seriado Malhação.
Mas os jovens bem que tentam. Nunca se cuidou tanto do corpo nessa faixa
etária como hoje. A Runner, uma grande rede de academias de ginástica, com 23000
alunos espalhados em nove unidades na cidade de São Paulo, viu o público
adolescente crescer mais que o adulto nos últimos cinco anos. “Acho que a
academia é para os jovens de hoje o que foi a discoteca para a geração dos anos
70”, acredita José Otávio Marfará, sócio de outra academia paulistana, a Reebok
Sports Club. "É o lugar de
confraternização, de diversão."
É saudável preocupar-se
com o físico. Na adolescência, no entanto, essa preocupação costuma ser
excessiva. É a chamada paranoia do corpo. Alguns exemplos. Nunca houve uma
oferta tão grande de produtos de beleza destinados a adolescentes.
Hoje em dia é possível
resolver a maior parte dos problemas de estrias, celulite e espinhas com a
ajuda da ciência. Por isso, a tentação de exagerar nos medicamentos é grande.
"A garota tem a mania de recorrer aos remédios que os amigos estão usando,
e muitas vezes eles não são indicados para seu tipo de pele”, diz a
dermatologista Iara Yoshinaga, de São Paulo, que atende adolescentes em seu consultório.
São cada vez mais frequentes os casos de meninas que procuram um cirurgião
plástico em busca da solução de problemas que poderiam ser resolvidos
facilmente com ginástica, cremes ou mesmo com o crescimento normal. Nunca houve
também tantos casos de anorexia e bulimia. "Há dez anos essas doenças eram
consideradas raríssimas. Hoje constituem quase um caso de saúde pública”,
avalia o psiquiatra Táki Cordás, da Universidade de São Paulo.
É claro que existem variedades de
calvície, obesidade ou doenças de pele que realmente precisam de tratamento
continuado. Na maioria das vezes, no entanto, a paranoia do corpo é apenas
isso: paranoia. Para curá-la, a melhor maneira é tratar da mente. Nesse
processo, a autoestima é fundamental. “É preciso fazer uma análise objetiva e
descobrir seus pontos fortes. Todo mundo tem uma parte do corpo que acha mais
bonita”, sugere a psicóloga paulista Ceres Alves de Araújo, especialista em
crescimento. Um dia, o “teen” acorda
e percebe que aqueles problemas físicos que pareciam insolúveis desapareceram
como num passe de mágica. Em geral, não foi o corpo que mudou. Foi a cabeça.
Quando começa a se aceitar e resolve as questões emocionais básicas, o
adolescente dá o primeiro passo para se tornar um adulto.
(CASTRO, Letícia de. Veja
Jovens. Setembro/2001, p. 56.)
D9 Reconhecer gênero
discursivo.
01. O texto “A paranoia do corpo”
apresenta caraterísticas textuais que podem enquadrá-lo com pertencente ao
gênero
(A) editorial.
(B) conto fantástico.
(C) crônica narrativa.
(D) artigo de opinião
(E) carta argumentativa.
D5 Identificar o tema ou
assunto de um texto.
02. A idéia CENTRAL do texto é
(A) a preocupação do jovem com o
físico.
(B) as doenças raras que atacam
os jovens.
(C) os diversos produtos de
beleza para jovens.
(D) o uso exagerado de remédios
pelos jovens.
(E) o padrão de beleza que todos
devem seguir.
D16 Estabelecer relação
entre tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la.
03. Para dar mais credibilidade
ao texto, a autora faz uso, principalmente, de
(A) depoimentos de adolescentes.
(B) citação de dados
estatísticos.
(C) referência a momentos
históricos.
(D) confronto de pensamentos
opostos.
(E) opiniões de especialistas.
D1 Localizar informação
explícita.
04. A conclusão do texto é de que
(A) o jovem deve se preocupar
mais com o físico do que com a mente.
(B) o jovem deve se aceitar como
é e valorizar os seus pontos fortes.
(C) o adolescente está mais
preocupado com a questão psicológica.
(D) o “teen” não entende as mudanças que o tempo faz na vida das pessoas.
(E) o adolescente não precisa
seguir a “ditadura” da beleza.
D6 Distinguir fato de opinião relativa ao fato.
05. Dentre
as frases a seguir, percebe-se que a única que indica um FATO é
(A) “Em
geral, a melhor maneira de resolver a insatisfação com o físico é cuidar da
parte emocional”.
(B) “Não é
fácil parecer com Katie Holmes, a musa do seriado preferido dos “teens”,
Dawson's Creek ou com os galãs musculosos do seriado Malhação”.
(C) “É
preciso fazer uma análise objetiva e descobrir seus pontos fortes. Todo mundo
tem uma parte do corpo que acha mais bonita...”
(D) “Acho
que a academia é para os jovens de hoje o que foi a discoteca para a geração
dos anos 70”, acredita José Otávio Marfará...”
(E) “A
Runner, uma grande rede de academias de ginástica, com 23000 alunos espalhados
em nove unidades na cidade de São Paulo, viu o público adolescente crescer mais
que o adulto nos últimos cinco anos”.
06. Em “Hoje em dia é possível
resolver a maior parte dos problemas de estrias, celulite e espinhas com a
ajuda da ciência. Por isso, a
tentação de exagerar nos medicamentos é grande”, a conjunção “POR ISSO” liga o período posterior ao
anterior estabelecendo entre eles uma ideia de
(A) condição.
(B) alternância.
(C) explicação.
(D) conclusão.
(E) contrariedade.
D20 Identificar o efeito
de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.
07. No texto, a frase "É o lugar de confraternização, de diversão” veio indicada pelas aspas. O uso desse
recurso (“ ”) se deu pelo fato de
(A) indicar a ironia na fala do empresário, sócio
da academia.
(B) indicar que há palavras estrangeira na fala do
empresário.
(C) representar a fala do empresário, sócio da
academia.
(D) indicar uma ambiguidade na fala do empresário.
(E) destacar a opinião contraditória do
empresário.
Texto
02 – Questões 08 e 09.
Disponível em
http://jananias.blogspot.com.br/2009/10/charges-interessantes.html. Acesso em
13/05/2017.
D4 Interpretar textos
não verbais e textos que articulam elementos verbais e não verbais.
08. A charge critica a política
executada pelos planos de saúde, pois
(A) cobram mais caro dos jovens e
mais barato dos idosos, porque estes precisam mais.
(B) cobram muito caro da
população e não prestam um serviço de qualidade.
(C) privilegiam os jovens, já que
eles usam muito os planos de saúde.
(D) os planos de saúde agem de
forma humana e tratam todos os pacientes com igualdade.
(E) privilegiam os jovens, que
usam pouco, e discrimina os velhos, que usam mais os planos de saúde.
D4 Interpretar textos
não verbais e textos que articulam elementos verbais e não verbais.
09. A imagem do esqueleto com a
foice nas mãos representa na charge
(A) o interesse dos planos de
saúde em cuidar bem das pessoas idosas.
(B) o descaso e o desinteresse
com que os planos de saúde tratam seus clientes idosos.
(C) a realidade cruel do sistema
público de saúde e a má assistência aos idosos.
(D) o número elevado de mortes de
idosos que são atendidos nos hospitais pelos planos de saúde.
(E) a fase da vida de uma pessoa
em que ela mais precisa de atendimento pelos planos de saúde.
TEXTO
03 – Questões 10 à 12.
As
Sem Razões do Amor (Carlos Drummond
de Andrade, in 'O Corpo')
Eu te amo porque te amo.
Não precisas ser amante,
e nem sempre sabes sê-lo.
Eu te amo porque te amo.
Amor é estado de graça
e com amor não se paga.
Amor é dado de graça,
é semeado no vento,
na cachoeira, no eclipse.
Amor foge a dicionários
e a regulamentos vários.
Eu te amo porque não amo
bastante ou de mais a mim.
Porque amor não se troca,
não se conjuga nem se ama.
Porque amor é amor a nada,
feliz e forte em si mesmo.
Amor é primo da morte,
e da morte vencedor,
por mais que o matem (e matam)
a cada instante de amor.
D2 Inferir informação em
texto verbal.
10. No poema de Drummond, percebe-se
que o sentimento do amor retratado pelo poeta
(A) é complexo e opressor.
(B) é egoísta e possessivo.
(C) é gratuito e deprimente.
(D) é desprendido e sem
explicação.
(E) é avassalador e destruidor.
D2 Inferir informação em
texto verbal.
11. A partir dos versos “Eu te amo porque não amo bastante ou de mais a mim”, pode-se
concluir que
(A) para amar, uma pessoa não
deve gostar de si mesmo.
(B) para amar, uma pessoa não
pode ser egocêntrico e individualista.
(C) para amar, uma pessoa deve
escolher bem o ser amado.
(D) para amar, uma pessoa não
deve se preocupar com nada.
(E) para amar, uma pessoa deve
amar se o outro merecer.
D3 Inferir o sentido de
palavra ou expressão.
12. A frase
“Amor foge a dicionários” foi
empregada no sentido figurado e quer dizer que
(A) o amor é o maior sentimento
dentre todos os outros.
(B) o amor é uma palavra que não
existe no dicionário.
(C) o amor é um sentimento sem definição
e explicação.
(D) o amor não é uma palavra
comum no dia a dia.
(E) o amor não é um sentimento
que surge para todos.
TEXTO 4 - Questões 13 e 14
Disponível em http://g1.globo.com/educacao/noticia/2012/03/criancas-e-adolescentes-estao-lendo-menos-indica-pesquisa.html. Acesso em 12/10/2019.
Descritor:
D4 Interpretar textos não verbais e textos que articulam elementos verbais e
não verbais.
13. Ao analisar o infográfico,
identifica-se que o motivo que mais influencia as crianças e os jovens a buscarem
livros para ler corresponde a
(A) prazer, gosto ou necessidade
espontânea.
(B) exigência escolar ou
acadêmica.
(C) exigência do trabalho.
(D) atualização cultural.
(E) motivos religiosos.
Descritor:
D4 Interpretar textos não verbais e textos que articulam elementos verbais e
não verbais.
14. Com base nas informações fornecidas
pelo infográfico, pode-se afirmar que
(A) os motivos religiosos são os que
despertam menos interesse das crianças e jovens pela leitura.
(B) a exigência acadêmica desperta mais
intensamente o interesse dos jovens de 14 a 17 anos.
(C) os jovens estão à frente na
leitura, quando envolve motivos profissionais e de trabalho.
(D) os pré-adolescentes leem mais, quando o
motivo é atualização cultural.
(E) as crianças leem mais, quando o motivo
é pelo prazer e por gosto.
TEXTO 5 - Questões 15, 16 e 17
A Beleza do Alce
A água do lago
estava tão limpa que parecia um espelho. Todos os animais que foram beber água
viram suas imagens refletidas no lago. O urso e seu filhote pararam admirados e
foram embora. O alce continuou admirando a sua imagem:
- Mas que bela
cabeça eu tenho!
De repente,
observando as próprias pernas, ficou desapontado e disse: Nunca tinha reparado
nas minhas pernas. Como são feias! Elas estragam toda a minha beleza!
Enquanto examinava
sua imagem refletida no lago, o alce não percebera a aproximação de um bando de
lobos que afugentara todos os seus companheiros. Quando finalmente se deu conta
do perigo, o alce correu assustado para o mato. Mas, enquanto corria, seus
chifres se embaraçavam nos galhos, deixando-o quase ao alcance dos lobos. Por
fim, o alce conseguiu escapar dos perseguidores, graças às suas pernas, finas e
ligeiras. Ao perceber que já estava a salvo, o alce exclamou aliviado:
- Que susto! Os
meus chifres são lindos, mas quase me fizeram morrer! Ah, se não fossem as
minhas pernas!
Eliseu Antonio
Descritor:
D8 Reconhecer gênero discursivo.
15. O texto do escritor Eliseu Antônio
apresenta características muito comuns ao gênero
(A) crônica, pois o narrador faz reflexões
sobre sua aparência e seu comportamento.
(B) artigo, pois faz uma análise crítica
sobre como a vaidade pode prejudicar uma pessoa.
(C) conto, pois narra história de ficção
científica sobre animais que vivem em uma floresta.
(D) relato, pois o personagem principal
conta sua própria história, destacando um fato específico.
(E) fábula, pois é uma narrativa
cujos personagens são animais e apresenta uma lição de moral.
Descritor:
D2 Inferir informação em texto verbal.
16. O texto “A beleza do alce” apresenta um ensinamento que pode ser representado
pela seguinte ideia
(A) devemos nos aceitar como a
natureza nos fez.
(B) quem desdenha de si mesmo sofre as
consequências.
(C) quem não se ama, também não é
respeitado pelos outros.
(D) a humildade é o caminho para a
ampliação do conhecimento.
(E) cada um deve buscar a sua felicidade da
forma que o convém.
Descritor:
D19 Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras
notações.
17.
Em “Elas estragam toda a minha beleza!”, foi usado um ponto de exclamação na
fala do alce, que está expressando uma ideia de
(A)
contentamento.
(B)
perplexidade.
(C)
compaixão.
(D) decepção.
(E)
deboche.
GABARITO:
01. D
02. A
03. E
04. B
05. E
06. D
07. C
08. E
09. B
10. D
11. B
12. C
13. B
14. C
15. E
16. A
17. D
14. C
15. E
16. A
17. D
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