PROPOSTA DE REDAÇÃO
A
partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos
construídos ao longo de sua formação, redija texto DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO
em NORMA PADRÃO da língua portuguesa sobre o tema “O CONSUMISMO DESENFREADO E A VALORIZAÇÃO DO TER NO SÉCULO XXI”
apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos.
Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos
para defesa do seu ponto de vista.
TEXTO I
A ERA DO CONSUMISMO DESENFREADO
Todas as pessoas precisam
consumir a fim de satisfazer suas necessidades básicas para a sobrevivência. O
consumo apresenta-se como atividade natural e saudável, quando praticada de
forma consciente e dentro do necessário, sendo assim indispensável. Até então,
nenhuma novidade. O fato é que esta aquisição de bens vem, de longa
data, sendo feita de maneira desenfreada pelos diversos segmentos da
sociedade a ponto de abalar as estruturas financeiras das pessoas. O ser
humano, eterno insatisfeito por excelência, apresenta-se sempre com uma vontade
a ser saciada, enquanto isso não acontece, o descontentamento é inevitável,
então, quando o desejo é satisfeito, a vontade cessa por pouco tempo dando
lugar a uma outra vontade. Dessa maneira o sujeito tende a uma satisfação
superficial e imediata de seus conflitos interiores que se apresentam
sintomaticamente através do consumismo. (...)
Por GEOVANI SANDRIN
Disponível
em http://admacontece.no.comunidades.net/a-era-do-consumismo-desenfreado.
Acesos em 20/06/2017, às 23:17.
TEXTO II
Disponível em http://socializandodiversamente.blogspot.com.br/2014/09/charges-consumismo-e-suas-consequencias.html. Acesso em 23/05/2017, às 15:35.
TEXTO III
Sexta-feira, 22 de janeiro de 2010
(...) O mais peculiar quanto ao consumismo é que, além de todos quererem cada vez mais ter e ter, todas as pessoas querem ter as mesmas coisas. O desejo da maioria acaba direcionado para determinados commodities. Pode ser um item específico ou uma marca. E, na maioria das vezes, o que é desejado não é necessidade e não vai mudar a vida da pessoa de nenhuma forma efetiva ou crucial. Se pararmos para pensar, a cada dia acumulamos mais e mais lixo em nossas casas que, de início eram a última moda, e agora não servem para mais absolutamente nada. Não precisávamos daquilo, compramos para atender um desejo, atendido o desejo a coisa se torna obsoleta. (...)
Por João Victor
Rabello
Disponível em http://ideologiaobsoleta.blogspot.com.br/2010/01/valorizacao-do-ter.html. Acesso em 23/05/2017, às 15:18.
TEXTO IV
BAUMAN
E A SOCIEDADE DE CONSUMIDORES: A TRANSFORMAÇÃO DAS PESSOAS EM MERCADORIA
A
identidade como um valor de mercado
O
ser humano, na vida em sociedade, interage com os outros e o seu ambiente.
Assim, é vital, para que ele sobreviva neste espaço, que seja reconhecido como
parte integrante desse meio social. Como, então, se dá na modernidade líquida a
aceitação e o reconhecimento de um indivíduo como membro integrante da
sociedade? Para Bauman, a sociedade de consumidores “representa o tipo de
sociedade que promove, encoraja ou reforça a escolha de um estilo de vida e uma
estratégia existencial consumistas, e rejeita todas as opções culturais
alternativas” (BAUMAN: 2008 p. 71). (...)
Disponível
em https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/bauman-e-a-sociedade-de-consumidores-a-transformacao-das-pessoas-em-mercadoria/13883.
Acesso em 20/06/2017, às 23:25.
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