sexta-feira, 8 de novembro de 2024

QUESTÕES ESTILO UECE (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ)

 

QUESTÕES ESTILO UECE

(VESTIBULAR DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ)

 

‘Audição ansiosa’ dita os novos hits

Existe uma nova ordem no reino dos hits da música pop, e ela está sendo ditada pelos ouvintes de streaming, os consumidores de faixas disponíveis em plataformas como Spotify, Deezer e Amazon Music. Algo que já começa a ser chamado de “audição ansiosa” tem definido parâmetros do que seria um novo sucesso nas duas ou três pontas do processo. O compositor precisa pensar em canções com menor tempo de duração; o produtor tem de fazer com que tudo seja mais direto e funcional para que o ouvinte não vá embora e a própria plataforma deve responder rápido à nova demanda do ouvinte que ajudou a criar.

Uma boa produção feita em 2021 – e por boa entenda algo capaz de atrair milhares de ouvintes que não abandonem a faixa nos primeiros segundos e que, conquista das conquistas, passem a seguir o artista e a buscar por suas produções antigas – precisa, em resumo, ser objetiva e curta. Isso porque esse ouvinte que cresceu com o streaming não ouve, segundo as estimativas das próprias plataformas, músicas com mais do que dois minutos e 30 segundos de duração. Essa é a média. Se chegar a três, temos uma vitória digna de Grammy.

Mas, o que são músicas objetivas?

Dani Brasil é um produtor e DJ renomado nos Estados Unidos, com residências em Atlanta, Washington, Miami, Chicago e Nova York, é um nome forte da tribal house que, ao lado de Rafael Dutra, recondicionou o hit The Best, de Tina Turner, para milhares de ouvintes. “Antes, podíamos contar uma história, criar uma narrativa. Havia uma introdução, uma melodia crescente, um auge. Mas, hoje, as pessoas não têm mais paciência. As mensagens devem ser diretas, o impacto precisa estar logo no início.” Se isso é ruim? “O meu interesse é ter plays, quero que o ouvinte não vá embora e vou fazer de tudo para que ele fique.” (...)

A exigência do tempo curto não é uma novidade entre as atrações psíquicas que uma canção deve ter para a conquista de um ouvinte. Elas soam como profanação por virem agora como um dos ditados para se fazer um novo hit, mas, na verdade, essa sempre foi a regra. Paul McCartney sabia que ultrapassava a linha do razoável em 1968 quando fez Hey Jude com sete minutos e cinco segundos de duração. Nada no pop era tão longo. Mas aí entrou algo que ainda pode derrubar todas as leis, a força de uma música, e o que era longo fica sempre parecendo curto demais todas as vezes que essa música acaba. (...)

*As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Texto adaptado.

Disponível https://istoe.com.br/audicao-ansiosa-dita-os-novos-hits-2/. Acesso em 09/11/21.

01. Sobre o texto “Audição ansiosa”, analise as afirmações a seguir, depois aponte a alternativa que apresenta a informação correta.

I. As músicas que contam histórias, com enredos completos, agradam mais o público das plataformas de streaming.

II. A duração das músicas sempre esteve em discussão no mercado musical, isso não é algo novo.

III. Há produtores e DJs que não estão preocupados somente com “plays”, preferem a qualidade musical.

IV. Quando a música encanta, o tempo é relativo, pois sempre parece que foi curta demais.

a) Os itens I e IV estão corretos.

b) Os itens II e III estão corretos.

c) Os itens I e III estão corretos.

d) Os itens II e IV estão corretos.

02. Os gêneros discursivos são compostos por tipologias textuais que contribuem para que o objetivo comunicativo desses gêneros seja alcançado. O mesmo texto, por exemplo, pode ser composto por tipologias diferentes, dependendo de suas características. Sabendo disso, indique a assertiva que classifica corretamente as tipologias textuais empregadas nos trechos a seguir retirados do texto 1. 

I. “Dani Brasil é um produtor e DJ renomado nos Estados Unidos, com residências em Atlanta, Washington, Miami, Chicago e Nova York, é um nome forte da tribal house que, ao lado de Rafael Dutra, recondicionou o hit The Best, de Tina Turner, para milhares de ouvintes”.

II. “Algo que já começa a ser chamado de “audição ansiosa” tem definido parâmetros do que seria um novo sucesso nas duas ou três pontas do processo. O compositor precisa pensar em canções com menor tempo de duração; o produtor tem de fazer com que tudo seja mais direto e funcional...”

a) I Narrativa/ II. Dialogal.

b) I. Descritiva/ II. Expositiva.

c) I. Expositiva/ II. Narrativa.

d) I. Descritiva/ II. Argumentativa.

03. “Mas aí entrou algo que ainda pode derrubar todas as leis, a força de uma música, e o que era longo fica sempre parecendo curto demais todas as vezes que essa música acaba” (linhas 25-26). O trecho em destaque entra no momento final do texto para indicar

a) uma comparação entre dois tipos de música.

b) uma conclusão sobre tudo que foi dito antes sobre o tempo das músicas.

c) um pensamento que contraria o que foi dito antes sobre o tempo das músicas.

d) a finalidade de, atualmente, as músicas serem tão curtas nas plataformas de streaming.

04. A conjunção “como” pode apresentar nas orações diferentes sentidos e funções. Por exemplo, no período “Elas soam como profanação por virem agora como um dos ditados para se fazer um novo hit, mas, na verdade, essa sempre foi a regra”, essa conjunção apresenta sentido diferentes, representando, respectivamente, as ideias de

a) causa e conformidade.

b) consequência e comparação.

c) comparação e consequência.

d) comparação e conformidade.

05. Retorne ao texto, nas linhas 19-20, “O meu interesse é ter plays, quero que o ouvinte não vá embora e vou fazer de tudo para que ele fique”, as aspas foram empregadas no texto para

a) representar uma fala irônica.

b) reproduzir a fala de uma pessoa.

c) Indicar o erro proposital na escrita de um vocábulo.

d) indicar que uma palavra foi usada no sentido figurado.

06. Em “Existe uma nova ordem no reino dos hits da música pop...”, a função sintática exercida pelos termos em destaque é de

a) sujeito.

b) objeto direto.

c) adjunto adnominal.

d) complemento nominal.


GABARITO:

01. D

02. B

03. C

04. D

05. B

06. A

Nenhum comentário:

Postar um comentário