segunda-feira, 29 de outubro de 2018

MODELO DE TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO REFERENTE À PROPOSTA 48 (8)


TEMA: “A IMPORTÂNCIA DO VOTO CONSCIENTE PARA A SOCIEDADE BRASILEIRA” (Proposta 48 deste blog)

Em 1932, foi aprovado o primeiro código eleitoral brasileiro, no governo do então presidente Getúlio Vargas, possibilitando, inclusive, o voto feminino, que ainda era proibido. Desde esse período, o voto tornou-se secreto e passou a representar a única arma de cidadania capaz de mudar a realidade do país e de sua população. Entretanto, para isso se concretizar, é necessário que os cidadãos brasileiros compreendam o poder do sufrágio e a importância de votar consciente em candidatos que defendam a democracia e lutem por melhores condições de vida para todos.

No contexto sócio-político hodierno, percebe-se que uma grande parte das pessoas, por falta de educação política, desconhece os seus direitos e ignora a dimensão coletiva que seu voto tem na construção de uma sociedade mais igualitária e justa para todos os membros que compõem o corpo social. Esse desconhecimento, unido à condição de miséria do povo, constrói um cenário perfeito para candidatos que visam somente ao enriquecimento pessoal às custas do dinheiro público ou à defesa dos interesses de grandes grupos econômicos, menosprezando qualquer luta popular.

Sob essa perspectiva, defende-se que o cidadão precisa tomar ciência da importância da coletividade para que, assim, ele possa eleger candidatos que realmente trabalharão por benfeitorias sociais e não por vantagens pessoais. Segundo o educador Paulo Freire, “o homem que compreende a sua realidade pode levantar hipóteses sobre o desafio dessa realidade e procurar soluções para transformá-la”. Isto é, para uma pessoa mudar o contexto em que vive, necessita primeiro compreendê-lo, questioná-lo, se quiser transformá-lo com ações e atitudes inteligentes, como através do sufrágio consciente.

Face ao pranteado cenário eleitoral do Brasil, destaca-se que agora, mais do que nunca, cada eleitor deve refletir sobre o pensamento de Paulo Freire e rever seu papel de cidadão atuante na sociedade. Para isso, é dever do Ministério da Educação implantar em todas as escolas a disciplina de Formação Cidadã, por meio de alteração na grade curricular, que vise à discussão de temas sociais e comportamentos políticos, desde o Ensino Fundamental I, a fim de que os alunos desenvolvam o senso crítico e a consciência de seus direitos e deveres, enquanto cidadãos pró-ativos, principalmente com relação ao voto. Por fim, cada indivíduo deve acompanhar, através dos meios de comunicação, a atuação dos seus candidatos antes e depois das eleições, para avaliar se eles estão fazendo jus à confiança que lhe foi atribuída.

AUTORA: SUZIANE BRASIL COELHO

*ESQUEMA UTILIZADO NA REDAÇÃO 

INTRODUÇÃO:
- Apresentação do tema, por meio de repertório histórico sobre o voto no Brasil
- Opinião sobre a questão do voto consciente, como é pedido no tema, configurando a TESE que será defendida durante o texto.

DESENVOLVIMENTO:

2º Parágrafo:
- Análise da situação atual sobre a questão do voto, a partir de observações e constatações que podem ser percebidas na sociedade.

3º Parágrafo:
- Retomada da tese, reforçando a opinião defendida sobre o tema.
- Repertório filosófico-educacional, citando Paulo Freire, sobre a importância de se perceber a realidade, para transformá-la.
- Explicação da frase do Paulo Freire e sua relação com tema da redação.

CONCLUSÃO:
- Retomada da tese, reafirmando o posicionamento adotado ao longo do texto.
- 1ª solução – com 5 elementos: agente – ação – modo – detalhamento da ação - finalidade
- 2ª solução – com 4 elementos: agente – ação – modo – finalidade.

terça-feira, 23 de outubro de 2018

PROPOSTA DE REDAÇÃO ESTILO ENEM (48) - A IMPORTÂNCIA DO VOTO


PROPOSTA DE REDAÇÃO

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema A IMPORTÂNCIA DO VOTO CONSCIENTE PARA A SOCIEDADE BRASILEIRA, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
TEXTO I
Eleições e a importância do voto
O voto foi expandido para todos os cidadãos com mais de 16 anos muito recentemente, mostrando que a participação política no país foi constantemente restringida.

voto, ou sufrágio, como é também conhecido, é um dos principais instrumentos utilizados para eleições de representantes políticos ou para tomar decisões políticas, em espaços em que há consulta popular para isso, como nos casos de referendos ou plebiscitos.
No Brasil, são eleitos através do voto diversos representantes políticos da população, como vereadores, prefeitos, deputados estaduais e federais, além de governadores e presidentes da República.
Desde a Constituição de 1988 que o sufrágio universal foi instituído para a escolha dos ocupantes desses cargos acima mencionados. Sufrágio universal significa que todo o cidadão dentro das normas legais tem direito ao voto. Tal configuração de participação política foi uma vitória no sentido de ampliação dos critérios da democracia representativa no país, já que todos os cidadãos com mais de 16 anos, homens ou mulheres, alfabetizados ou analfabetos, têm direito a escolher seu representante através do voto. (...)
Através do voto, é possível ao eleitor e ao cidadão escolher dentre um leque de opções previamente estabelecido uma pessoa que o representará em algumas das instituições políticas por um período determinado. Essa escolha, na forma ideal, deve ser feita com consciência política e após uma análise das propostas do candidato e de sua viabilidade de aplicação, além do histórico pessoal e político do candidato. (...)



TEXTO II
 


Disponível em https://gimigliati.wordpress.com/tag/direito-de-voto/. Acesso em 07/10/2018.


TEXTO III
A importância do voto

(...) Numa democracia, como ocorre no Brasil, as eleições são de fundamental importância, além de representar um ato de cidadania. Possibilitam a escolha de representantes e governantes que fazem e executam leis que interferem diretamente em nossas vidas. Escolher um péssimo governante pode representar uma queda na qualidade de vida. Sem contar que são os políticos os gerenciadores dos impostos que nós pagamos. Desta forma, precisamos dar mais valor a política e acompanharmos com atenção e critério tudo que ocorre em nossa cidade, estado e país.
O voto deve ser valorizado e ocorrer de forma consciente. Devemos votar em políticos com um passado limpo e com propostas voltadas para a melhoria de vida da coletividade. (...)