sexta-feira, 13 de abril de 2018

DICAS DE REDAÇÃO (3) - INTRODUÇÃO (2)


TEMA: A IMPORTÂNCIA DOS VALORES ÉTICOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA NAÇÃO (Proposta 32 deste bolg)

"Para o filósofo espanhol contemporâneo Fernando Savater, “todos os seres humanos agem buscando sua própria felicidade e, portanto, a ética deveria ser uma ferramenta para tornar a felicidade possível para o maior número de pessoas”, isto é, partindo desse princípio defendido por Savater, entende-se que a ética é um fator essencial para a construção de uma nação que visa ao bem coletivo e não apenas a interesses mesquinhos e individualistas, como, infelizmente, constatamos no comportamento de muitos brasileiros, desde políticos a cidadãos comuns. Nessa vereda, destaca-se que a formação de valores éticos é imprescindível a todos os indivíduos que compõem uma sociedade para que ainda possa haver um resquício de esperança de se viver em um país mais justo e íntegro." (...)
Autora: Professora Suziane Brasil Coelho

Em amarelo:
v  Na primeira parte da introdução, o problema em discussão foi apresentado por meio de uma citação filosófica de Fernando Savater sobre ética, já que o tema trata da importância dos valores éticos para o desenvolvimento de uma nação. No Enem, o candidato precisa apresentar em seu texto repertório sociocultural, então uma das possibilidades é já colocá-lo na introdução de modo consistente como pode ser visto no exemplo acima.

Em verde:
v  A segunda parte da introdução corresponde, primeiramente, à explicação do repertório sociocultural utilizado, a fim de que esse repertório tenha função argumentativa dentro do texto. Em seguida, a autora já deixa transparecer a linha de pensamento que vai defender, a sua visão sobre o problema em análise.

Em azul:
v  Na continuação da opinião, observa-se a TESE, com a opinião final a ser defendida sobre o tema ao afirmar que é imprescindível a formação de valores éticos para que se possa haver esperança de se viver em um país mais justo e íntegro.

FICA A DICA:
Existem várias maneiras de se fazer uma introdução para um texto dissertativo-argumentativo. O produtor do texto terá de avaliar qual será a melhor maneira de iniciar a sua redação. Isso vai depender do tema, dos conhecimentos filosóficos, sociológicos, históricos e de mundo que o autor do comentário tenha em sua bagagem intelectual. Por isso, é importante investir em leituras diversificadas, pesquisas, documentários, filmes e obras literárias!!!!!

Link da proposta 32: https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=3374548465953213258#editor/target=post;postID=4269771099360267008;onPublishedMenu=template;onClosedMenu=template;postNum=16;src=postname

Nenhum comentário:

Postar um comentário