domingo, 8 de abril de 2018

DICAS DE REDAÇÃO (2) - INTRODUÇÃO (1)

DICAS DE REDAÇÃO - TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO

Uma das dificuldades que mais atinge os estudantes é justamente a produção da Introdução. Na tentativa de ajudar aqueles que estão se preparando para vestibulares, seguem algumas dicas:
  •  As introduções de texto argumentativo devem apresentar ao leitor duas informações importantes: 
ü  Qual problema será discutido no texto?
ü  (PROBLEMATIZAÇÃO)
 


ü  Qual a opinião do autor do texto sobre esse assunto?
ü  (TESE)
       

    Para apresentar o problema, podem ser usadas várias estratégias textuais. A mais básica e comum é fazer a apresentação com base na situação atual em que o referido problema se encontra. Outras maneiras também são válidas e podem conferir ao texto, além da apresentação, um repertório sociocultural, como fazer referência a um fato histórico, a um pensamento filosófico ou sociológico, a uma obra literária, entre outras.

 Seguem alguns exemplos:

Tema: Os perigos das Fake News na era da informação

Na era da informação, uma postagem na internet provoca, em segundos, uma repercussão incalculável nos usuários que estão conectados, praticamente, as 24 horas do dia, facilitando a disseminação de quaisquer conteúdos, sejam eles verdadeiros ou não. Infelizmente, essa rápida divulgação adubou o terreno midiático para que informações inverídicas repercutissem instantaneamente podendo causar prejuízos irreparáveis e, por isso, devem ser combatidas por toda a sociedade e pelos meios de comunicação oficiais.

- Em amarelo:
Ø A primeira parte da introdução corresponde à apresentação do problema, apenas com base na situação atual que envolve os perigos das Fake News na era da informação.

- Em verde:
Ø A segunda parte da introdução corresponde à opinião da autora sobre o tema em questão.

- Em azul:
Ø Na continuação da opinião, observa-se a TESE, com a opinião final a ser defendida.
·        
    Aproveitando ainda a mesma introdução, segue agora um exemplo com a utilização de um repertório histórico que está relacionado ao tema:

“Já no século VI, o historiador bizantino Procópio escreveu um livro cheio de histórias de veracidade duvidosa, denominado História Secreta, para arruinar propositalmente a reputação do imperador Justiniano. Muitos séculos depois, na era da informação, uma postagem na internet provoca, em segundos, uma repercussão incalculável nos usuários que estão conectados, praticamente, as 24 horas do dia, facilitando a disseminação de quaisquer conteúdos, sejam erles verdadeiros ou não. Essa rápida divulgação adubou o terreno midiático para que informações inverídicas repercutissem instantaneamente podendo causar prejuízos irreparáveis e, por isso, devem ser combatidas por toda a sociedade e pelos meios de comunicação oficiais”.

- Em cinza:
Ø Na primeira parte da nova introdução, observa-se a presença de um repertório histórico referente à criação de histórias de veracidade duvidosa, feitas com objetivo político de difamação, bem parecido com muitas Fake News que vemos disseminadas atualmente.
Ø Ao citar um repertório histórico, lembrar de fazer sempre a relação do fato histórico com o fato atual para que o repertório seja eficiente e produtivo.


ESPERO QUE TENHAM GOSTADO! NÃO PERCAM A CONTINUAÇÃO DESSA POSTAGEM COM OUTROS EXEMPLOS!










Nenhum comentário:

Postar um comentário