sexta-feira, 26 de maio de 2017

GÊNERO TEXTUAL: ARTIGO DE OPINIÃO (EXEMPLO)

GÊNERO TEXTUAL: ARTIGO DE OPINIÃO

A corrupção enraizada

Disponível em http://www.planetaeducacao.com.br/portal/impressao.asp?artigo=391. Acesso em 27/05/2017, às 00:26.

Uma chaga cancerosa está dizimando as riquezas do país e a qualidade de vida do povo brasileiro. A corrupção que invade nossas casas, que está em nosso trabalho, e que adentra sorrateiramente nos postos de saúde, nas escolas, nas repartições, nas delegacias, nos juizados, nas ruas, corrói a moral, a ética, o caráter das pessoas, impossibilitando um maior e melhor desenvolvimento econômico e a verdadeira justiça social.

É aterrorizante ver que a corrupção está presente em nosso cotidiano como uma doença contagiosa, que se espalha de modo rápido e assustador, destruindo a dignidade humana e provocando um sofrimento imensurável naqueles que se tornam suas vítimas. Quem pratica a corrupção desconhece qualquer resquício de respeito, remorso, consideração ou até mesmo piedade para com próximo, pensa exclusivamente em suas ambições, em seus interesses e em seu egoísmo. A ganância cega as pessoas de tal forma, que elas ficam desprovidas de consciência crítica e social,tornando-se capazes de desviar recursos financeiros que deveriam melhorar a educação, a saúde, a segurança, a moradia, com coragem de roubar até leite de crianças desnutridas, medicamentos de doentes graves e muito mais.

Todos os dias somos atingidos por notícias-bomba de casos de corrupção, que envolvem todas as esferas do poder público, o setor privado e a própria população, que, através de pequenas atitudes corruptas, corrompe-se e corrompe outras pessoas, de modo vergonhoso e repugnante. Essa atitude desprezível está presente no nosso cotidiano, em ações que, por terem se tornado tão rotineiras, parecem normais, como colocar um amigo, que chegou depois, na sua frente em uma fila, pagar propina ao policial para não receber uma multa, pagar mais caro para seu sapato ser consertado primeiro. Enfim, são comportamentos ilícitos que se disseminam pela sociedade e que exaltam a vantagem a qualquer custo, a “esperteza” e a enganação, como se fossem boas qualidades e aqueles que se negam a praticá-los, ainda são considerados errados, bobos, ingênuos e, porque não dizer, burros.

Como podemos lutar contra a corrupção no Brasil, se nós mesmos a praticamos diariamente? Um pai não pode exigir de um filho que não fume, se ele próprio fuma e, pior, desde cedo pedia para que a criança lhe acendesse um cigarro. Não podemos cobrar atitudes, exigir investigações e clamar por punições, se não fazemos a nossa parte. Primeiramente, devemos conscientizar-nos, mudar verdadeiramente o nosso comportamento no dia a dia, primando sempre pela justiça e pela igualdade de condições para todos, independente de ser rico ou pobre. Depois, é imprescindível pensarmos, com sensibilidade, no outro e colocarmo-nos em seu lugar, pois, compreendendo o sofrimento das pessoas, podemos lutar com mais força por aquilo que é justo. Por último, depois de todo um processo de reflexão e conscientização, é que poderíamos cobrar das autoridades e dos governantes atitudes concretas e honestas contra a corrupção, através de investigações sérias e punições severas. Um povo instruído e educado não permite ser enganado e, muito menos, que suas riquezas sejam roubadas descaradamente, prejudicando o presente e impossibilitando um futuro.


Suziane Brasil Coelho
Professora de Língua Portuguesa

Nenhum comentário:

Postar um comentário