segunda-feira, 10 de outubro de 2016

PROPOSTA DE REDAÇÃO ESTILO ENEM (24) E TEMA BOMBÁSTICO (4)


MAIS UM TEMA MUITO COTADO PARA O ENEM 2016!

Temas relacionados com o meio ambiente há muito tempo vêm sendo esperados nas proposta de redação do Enem. Ainda não caiu, em nenhuma edição do Enem, um tema que abordasse a questão ambiental tão importante e tão discutida hodiernamente. 
Dentre os vários assuntos que podem compor esse panorama, um destaca-se com muita força: a questão do desenvolvimento econômico e a preservação do meio ambiente. Esse conflito permeia as principais reuniões mundiais e é considerado um desafio tanto para as nações desenvolvidas como para as nações em desenvolvimento.
Muitos estudos vêm sendo realizados a fim de buscarem formas de se promover um desenvolvimento sustentável, pois, caso contrário, a sobrevivência dos seres vivos pode ficar completamente comprometida.

Podemos citar, como eventos importantes que mobilizaram grande parte dos países mais recentemente, a Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável em 2012, realizada no Rio de Janeiro (RIO+ 20), citada nos textos motivadores da proposta de redação cá postada, e a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP21), que ocorreu em Paris, no final de 2015, na qual o Brasil teve papel de destaque e se mostrou um importante negociador entre os países. 

Espero mais uma vez que as dicas postadas neste blog ajudem a muitos estudantes e candidatos a se saírem bem na prova de redação do Enem 2016!


PROPOSTA DE REDAÇÃO – PREPARAÇÃO PARA O ENEM 

A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema O DESAFIO DE SE PROMOVER O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO NO BRASIL E PRESERVAR O MEIO AMBIENTE”, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa do seu ponto de vista.

TEXTO 01:

Rio + 20                                                                                               
Novamente com realização na cidade do Rio de Janeiro, dessa vez no ano de 2012, a Rio+20 – ou Conferência da ONU sobre o Desenvolvimento Sustentável – reuniu um total de 193 representantes de países e uma das maiores coberturas jornalísticas mundiais de toda a história, sendo acompanhada dia a dia em todo o planeta. O resultado foi a avaliação das políticas ambientais então adotadas e a produção de um documento final intitulado O futuro que queremos, onde foi reafirmada uma série de compromissos.
No entanto, novamente as críticas apareceram, sendo essas principalmente direcionadas à falta de clareza, objetividade e ao não estabelecimento de metas concretas para que os países reduzam a emissão de poluentes e preservem ou reconstituam suas áreas naturais.

 TEXTO 02:

DESMATAMENTO NO BRASIL
 
O Brasil é o segundo país com a maior cobertura vegetal do mundo, ficando atrás apenas da Rússia. Entretanto, o desmatamento está reduzindo de forma significativa a cobertura vegetal no território brasileiro. São aproximadamente 20 mil quilômetros quadrados de vegetação nativa desmatada por ano em conseqüência de derrubadas e incêndios.
Esse processo acarreta vários fatores negativos ao meio ambiente, entre eles se destacam: perda da biodiversidade, empobrecimento do solo, emissão de gás carbônico na atmosfera, alterações climáticas, erosões, entre outros.
O desmatamento no Brasil ocorre principalmente para a prática da atividade agropecuária. Porém, a construção de estradas, hidrelétricas, mineração e o processo intensivo de urbanização contribuem significativamente na redução das matas.
Conforme cálculos do Instituto Nacional de Pesquisa Espacial, a área desmatada na Amazônia até o ano de 2002 era superior ao tamanho do território francês. Isso se deve principalmente à extração de madeira e atividade agropecuária. De acordo com pesquisas do Ministério do Meio Ambiente, foi constatado que 80% da extração da madeira na Amazônia ocorrem de forma ilegal.
A Mata Atlântica perdeu aproximadamente 93% da sua cobertura vegetal, restando apenas 7%. Do território brasileiro, 15% era ocupado pela a Mata Atlântica. Hoje é considerada a quinta área mais ameaçada do planeta.
O Cerrado, a partir da década de 1950 intensificou-se o desmatamento em sua área. Isso ocorreu principalmente pela expansão das fronteiras agrícolas e políticas públicas para a ocupação do centro-oeste brasileiro. A intensa urbanização e as atividades agropecuárias são os principais responsáveis pelo desmatamento do Cerrado. Conforme estudos do Ministério do Meio Ambiente, 67% do bioma sofreu modificação.
A Caatinga teve sua vegetação reduzida pela metade devido ao desmatamento. São aproximadamente 500 mil hectares devastados por ano.
A busca por um desenvolvimento econômico imediatista é o principal responsável pelos desmatamentos no Brasil, desprezando um possível desenvolvimento social e ecológico. O que futuramente acarretará problemas em grandes proporções.


TEXTO 03:




TEXTO 04:

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Introdução  
Acompanhamos no dia-a-dia o quanto o ser humano está destruindo o meio ambiente. O crescimento das cidades, as indústrias e os veículos estão causando transtornos para o ar, o solo e as águas. O desenvolvimento é necessário, porém, o ser humano precisa respeitar o meio ambiente, pois dependemos dele para sobreviver neste planeta. É importante que haja a viabilidade econômica nas ações voltadas para a produção de bens e serviços, porém estes não devem comprometer o futuro das próximas gerações.

Conceito
            Desenvolvimento sustentável significa obter crescimento econômico necessário, garantindo a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento social para o presente e gerações futuras. 
            Portanto, para que ocorra o desenvolvimento sustentável é necessário que haja uma harmonização entre o desenvolvimento econômico, a preservação do meio ambiente, a justiça social (acesso a serviços públicos de qualidade), a qualidade de vida e o uso racional dos recursos da natureza (principalmente a água).

Nenhum comentário:

Postar um comentário