segunda-feira, 19 de setembro de 2016

PROPOSTA DE REDAÇÃO ESTILO ENEM (21) E DICA DE TEMA BOMBÁSTICO (1)




Um dos temas mais cotados para a prova de redação do Enem 2016 é a questão da INCLUSÃO.

É difícil apostar em um único tema, mas, se eu tivesse de escolher apenas um, certamente, a minha escolha seria a inclusão, por diversos motivos. Dentre eles posso citar:

- Esse assunto ganhou destaque devido ao fato de a LEI (Lei Brasileira de Inclusão) ter entrado em vigor em janeiro deste ano, depois de passar 15 anos tramitando no Congresso Nacional. 
- Como sabemos, nas últimas edições do Enem, os temas sociais têm sido os preferidos dos elaboradores do exame e o assunto da inclusão, com certeza, merece toda atenção de quem está prestes a realizar o Enem, pois é um tema de muita relevância social.
- Além disso, ainda podemos salientar que os últimos temas que caíram tiveram alguma relação com regulamentações ou leis que entraram em vigor no Brasil, portanto esse é muito cotado.
- Outro fato que contribui para a defesa de que esse tema é uma grande aposta para este ano é o destaque que a questão da inclusão social e dos deficientes teve nas Olimpíadas do Rio 2016, principalmente com relação às mensagens passadas ao público mundial durante a abertura dos jogos.

DICA: PESQUISEM E ESCREVAM REDAÇÕES QUE TRATEM DO TEMA DA INCLUSÃO: SOCIAL, DOS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA E DOS IDOSOS.

PROPOSTA DE REDAÇÃO – PREPARAÇÃO PARA O ENEM
A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO em NORMA PADRÃO da língua portuguesa sobre o tema “A INCLUSÃO DAS PESSOAS PORTADORAS DE DEFICIÊNCIAS NA SOCIEDADE BRASILEIRA”, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa do seu ponto de vista.

TEXTO 01:
Entra em vigor a Lei Brasileira de Inclusão
Antes conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência, nova lei tramitou no Congresso por 15 anos e passou a valer 180 dias após a sanção, garantindo direitos nas áreas de trabalho, saúde, educação e infraestrutura das cidades
A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI - Lei 13.146/15) entrou em vigor no último sábado (02/01). A nova legislação garante mais direitos às pessoas com deficiência e prevê punições para atos discriminatórios. Dados do Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que 45,6 milhões de pessoas afirmaram ter algum tipo de deficiência, o que representa 23,9% da população brasileira.
Entre os direitos garantidos pela nova lei para atender a essa parcela da população, estão a oferta de profissionais de apoio escolar em instituições privadas, sem custo para as famílias, a acessibilidade para pessoas com deficiência em 10% da frota de táxis e o auxílio-inclusão, benefício de renda complementar ao trabalhador com deficiência que ingressar no mercado de trabalho.
A lei também prevê punições como a detenção de dois a cinco anos para quem impedir ou dificultar o ingresso da pessoa com deficiência em planos privados de saúde e a quem negar emprego, recusar assistência médico-hospitalar ou outros direitos a alguém, em razão de sua deficiência.
A deputada Mara Gabrilli (PSDB-SP), relatora da proposta na Câmara, salientou os benefícios da lei em vigor. “É um ganho para o Brasil, tanto para o segmento da pessoa com deficiência como para toda a população. Ao promover esse protagonismo da pessoa com deficiência no Brasil, você acaba alavancando todos os setores, já que a lei dispõe sobre trabalho, saúde, educação e sobre infraestrutura das cidades.” (...)

TEXTO 02:



texto 03:
JORNAL - DEFICIÊNCIA 01/04/2016
Praia de Iracema passa a ter estrutura acessível
O projeto Praia Acessível quer mostrar às pessoas com mobilidade reduzida que elas podem ir a todo lugar. Cadeirantes, idosos, obesos e pessoas com deficiências têm estrutura segura para banho de mar

Com os braços para cima, Regiane Athayde, 50, a Gigi, comemorava: entrou no mar depois de seis anos sem contato com a água salgada. “É muito bom se banhar aqui novo”, gritava. O afastamento ocorreu por causa de um acidente que a deixou tetraplégica em 2010. “Antes do acidente, eu tomava banho exatamente aqui, nesse mar, quase todos os fins de semana”, recordou-se, emocionada, na Praia de Iracema. Agora, Gigi terá a possibilidade de voltar à rotina com o projeto Praia Acessível, lançado ontem.
Iniciativa que é parceria dos gabinetes das primeiras-damas do Município e do Estado, o Praia Acessível tem mais que uma esteira e dez cadeiras anfíbias, mas a possibilidade de acesso ao mar para pessoas com deficiência, idosos e obesos. Prevista inicialmente para custar R$ 200 mil, a ação foi ampliada com piscinas móveis, área para vôlei adaptado e tendas de acesso, e custou R$ 400 mil. O projeto é desmontável e deve funcionar de quarta a domingo. Na alta estação, o funcionamento será diário.
A condução da pessoa com dificuldade de locomoção na água se dá por poltronas flutuantes (as cadeiras anfíbias) e que não afundam na areia. Os cadeirantes devem ser conduzidos até um toldo (zona de transposição) de onde serão levados até a água em um corredor sobre a areia. (...)

Angélica Feitosa
http://www.opovo.com.br/app/opovo/cotidiano/2016/04/01/noticiasjornalcotidiano,3596753/praia-de-iracema-passa-a-ter-estrutura-acessivel.shtml

 INSTRUÇÕES:
·         O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado.
·         O texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.
·         A redação com até 7 linhas escritas será considerada “insuficiente” e receberá nota zero.
·         A redação que fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo receberá nota zero.
·         A redação que apresentar proposta de intervenção que desrespeite os direitos humanos receberá nota zero.
·         A redação que apresentar cópia dos textos motivadores da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário