quinta-feira, 5 de maio de 2016

PROPOSTA DE REDAÇÃO ESTILO ENEM (1)

PROPOSTA DE REDAÇÃO – PREPARAÇÃO PARA O ENEM


A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO em NORMA PADRÃO da língua portuguesa sobre o tema “A CRISE NO SISTEMA DE RECLUSÃO SOCIOEDUCATIVO PARA JOVENS INFRATORES NO BRASIL”, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa do seu ponto de vista.

TEXTO 01:
Ceará registrou 36 motins ou rebeliões; 157 adolescentes fugiram
Desde janeiro, houve cerca de um caso a cada três dias. Aproximadamente 110 jovens estão foragidos

Apesar do Plano de Estabilização do Sistema Socioeducativo, anunciado pelo Governo do Estado em novembro do ano passado, a situação nas unidades de acolhimento de adolescentes do Ceará piorou. Entre a noite da última quarta-feira, 20, e a manhã de ontem, dois motins foram registrados. Com eles, chegou a 36 total de conflitos e rebeliões ocorridas somente este ano. Houve, aproximadamente, um caso a cada três dias. Fugiram 157 adolescentes. Cerca de 110 estão foragidos.
         Os dados são do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (Cedeca), que contabilizou cerca de 60 rebeliões ou motins em 2015. As duas últimas ocorrências foram registradas no Centro Educacional São Francisco, no Passaré, que tem capacidade para 60 internos, mas abriga mais de 100 adolescentes, com idades entre 16 e 17 anos. (...)        Jornal O POVO, 2016 22/04/2016

TEXTO 02:



TEXTO 03:

Sistema socioeducativo amedronta jovens; profissionais defendem aprimoramentos


Medo é a primeira palavra usada pelos jovens infratores para definir a experiência com os sistemas Judiciário e socioeducativo. “Tenho medo, como o medo que estou agora”, revelou Anderson*, de 16 anos, sobre o que sentia em relação à possibilidade de redução da maioridade penal, de 18 para 16 anos, em discussão no Congresso. Era a segunda vez que o tráfico de drogas o levava a passar por um processo nas varas especiais da Infância e Juventude da cidade de São Paulo.
“Veja esse fórum, onde nós tratamos da geração futura, que são os infratores. Um prédio caindo aos pedaços que já devia ter sido restaurado, reformado, estruturado”, reclama o juiz titular da 4ª Vara e coordenador do fórum, Raul Khairallah de Oliveira e Silva.
A estrutura física das varas reflete, na opinião de Khairallah, a falta de prioridades do Poder Público no tratamento do jovem infrator. “Vai lá no Fórum Criminal na Barra Funda, veja a estrutura que eles têm. Parece uma cidade. Um monte de policiais para fazer escolta e tudo mais. Ali você está lidando com criminosos que você dificilmente vai ter como ressocializar”, compara o magistrado que também foi juiz criminal. “Enquanto você está na fase de desenvolvimento, a chance de você poder fazer alguma coisa para a ressocialização é infinitamente maior”, enfatiza. (...)

Por Daniel Mello Edição:Lílian Beraldo Fonte:Agência Brasil


Instruções:
1. O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado.
2. O texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.
3. A redação com até 7 (sete) linhas escritas será considerada “insuficiente” e receberá nota zero.
4. A redação que fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo receberá nota zero.
5. A redação que apresentar proposta de intervenção que desrespeite os direitos humanos receberá nota zero.
6. A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.

4 comentários:

  1. Excelente proposta de redação! Com certeza será muito útil para professoras e alunos! Parabéns pela iniciativa. Acompanharei sempre seu blog, pode deixar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Aline Parente! O objetivo é compartilhar experiências e continuar em constante aprendizagem. Conto com as suas visitas!

      Excluir
  2. Professora Suziane, esta proposta é super atual e tem tudo a ver com a realidade brasileira. Vou aplicar em sala com meus alunos. Obrigada, mais uma vez, pelas dicas.

    ResponderExcluir